Benefícios do ERP para Representantes Comerciais

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A venda é a grande motivadora das estratégias de negócios das empresas. Existem diversas formas de planejar uma boa estratégia de venda, seja com campanhas bem articuladas de marketing, contratando profissionais que se destacam no mercado ou automatizando processos mais complexos. Pensando nessas estratégias as empresas investem na contratação de representantes comerciais.

A venda por representante comercial não é algo novo, mas ainda é um desafio pois desenvolver métodos eficazes que aumentem, consideravelmente, o número de vendas não é tarefa das mais fáceis. Por isso, é importante rever o método de trabalho e sempre procurar uma forma de otimizar os processos buscando o retorno financeiro desejável.

Boas práticas podem ajudar a se destacar da concorrência, fugir de crises e conhecer melhor o cliente. Por esta razão é importante estar atento e seguir algumas dicas valiosas:

 

  • Cuidado com o comportamento

O representante comercial faz a intermediação entre o cliente e a empresa, portanto seja cordial, claro, proativo e gentil. Lembre-se: é indispensável transmitir confiança ao cliente.

 

  • Conheça o produto

É o básico, mas muitas vezes pequenos detalhes passam despercebidos, por isso entenda absolutamente tudo sobre o funcionamento, características, pontos fortes e fracos, posicionamento de mercado, e qualquer outra coisa que faça o cliente se decidir pelo seu objeto de venda.

 

Conhecer as outras opções presentes no mercado é indispensável para poder argumentar uma possível comparação.

 

  • Conheça o cliente

Antes de apresentar o produto é imprescindível obter o máximo de informações a respeito do cliente e o ramo que ele atua.

 

BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE GESTÃO

Está claro que não existe um processo que os sistemas de gestão não possam otimizar, as vantagens de automatizar processos simples e complexos do dia a dia são indiscutíveis. Sendo assim, apresentaremos alguns benefícios que os representantes de venda podem obter adotando um ERP.

Todas as informações relacionadas as atividades de venda são cruciais, pois elas determinam as necessidades do setor de vendas e compras, além de permitir análise aprofundada dos resultados alcançados e confronta-los com o planejado e é nesse sentido que o ERP pode tornar todos os processos mais eficazes, veja:

 

  • Diminui a carga de trabalho e aumenta a eficiência dos processos

Automatizando processos, antes feitos manualmente, a equipe de vendas consegue evitar erros que contribuem para retrabalhos.

 

  • Aumenta o nível de serviço

Adotar um ERP permite aumento dos níveis de serviço, uma vez que automatizar algumas funções garante mais tempo para que os representantes direcionem seus esforços para atividades de vendas mais importantes.

 

  • Apresenta histórico de todo o processo de vendas

A equipe terá disponível todo histórico de vendas na tela em questão de segundos e com base nas informações poderá gerar propostas comerciais de acordo com o perfil de compra do cliente.

 

  • Torna a logística mais eficiente

É possível ter acesso ao cadastro de diversas transportadoras para entender o melhor frete, e tempo de entrega mais vantajoso para o cliente.

 

  • Informação em tempo real e integração

Realiza integração com outros sistemas da empresa para que o representante comercial tenha acesso as informações em tempo real e assim possa controlar situações de crise.

 

CONCLUSÃO

 

Os sistemas de gestão estão evoluindo e estão cada dia mais flexíveis para atender a demanda de vendas, fazendo com que processos como: cadastro de clientes, representantes e fornecedores, inclusão de pedidos de vendas, impressão de relatórios de análise, pagamentos de comissões, aplicação de descontos, prazos de entrega, condições e prazos de pagamento, sejam realizados de forma mais eficiente para que as estratégias de negócios possam ser mais assertivas para as empresas.

Lembre-se: o cliente está cada dia mais imediatista, as relações de compra e venda mudaram e há uma enorme necessidade que os representantes comerciais acompanhem essa mudança.

Sua equipe de representantes está preparada para atender as novas exigências do mercado?

 

 

Autor: Joyce Aparecida Alcântara.

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