BRASCOL OTIMIZA TEMPO COM SISTEMA DE RFID

A revista Costura Perfeita publicou na edição nº 100 uma matéria expressiva falando sobre a evolução do mundo têxtil, apontando estratégias que vão acompanhar o mercado rumo a uma indústria que vem surgindo desde de antes de 2012 e é um movimento que só tem a evoluir.

A matéria fala que depois de passar pela primeira revolução industrial impulsionada pelo setor têxtil, o mundo mudou drasticamente até chegar na quarta revolução que é a que vivemos hoje, mas o que difere essa das anteriores é a fusão de diversas tecnologias e a interação entre domínios físicos, digitais e biológicos.

Esse novo mundo é movido pela era da conectividade. Hoje, nada mais é feito sem que você precise acessar um tablet, smartphone ou um computador.

Pensando nisso as empresas estão se adaptando para atender a demanda de exigências dos novos consumidores que estão mais imediatistas a cada dia, resultado de um universo tecnológico que só evolui numa progressão imensurável. Os setores têxtil e de confecção estão profundamente ligados a essa nova era realizando automação de processos e usando nanotecnologia nos wearables (tecnologias de vestir, como smartwatches – relógios integrados à internet).

Uma das tecnologias ligadas à automação industrial é o sistema de RFID (Radio-Frequency Indentification), utilizado principalmente na comunicação entre processos produtivos e rastreamento de produtos. No país quem representa esse tipo de tecnologia, assim como a do código de barras, é a Associação Brasileira de Automação. Essa tecnologia aplicada às peças de roupas, permite controle e monitoramento na confecção e também na cadeia de abastecimento, passando pela distribuição, comercialização e experiência do consumidor.

Parceira da Millennium Network, a Brascol investiu nesta tecnologia com equipamento e softwares que geram etiquetas inteligentes e personalizadas para itens de vestuário, calçados, roupas de banho e puericultura tanto de fabricantes diversos quanto de produtos da própria marca. Com a implantação do sistema a Brascol conseguiu além de um histórico seguro dos produtos, eliminar perdas em função de manuseios inadequados e furtos, conseguiu atingir controle total dos seus estoques, conquistou uma economia operacional e, o principal, otimizaram o tempo de atendimento dos clientes varejistas, que antes demoravam 60 minutos para realizar a compra de 300 peças e passaram a apenas 20 minutos.

 

Veja a matéria da edição 100, página 42 , da Revista Costura Perfeita, na integra abaixo:

Costura Perfeita - Página 42