Como as mudanças no comportamento de consumo estão impactando o mercado da moda?

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O mercado está passando por drásticas mudanças quanto a forma de vender, comprar e consumir, por isso as empresas precisam acompanhar essas mudanças a fim de garantir melhores estratégias na abordagem do cliente.

Os avanços da internet contribuíram fortemente para essas mudanças, pois, em parte, impactaram diretamente na forma como o consumidor realiza suas compras e, consequentemente a forma como as empresas se relacionam com o consumidor.

 

Evolução dos Canais de Negócios

É impossível falar da mudança de comportamento do consumidor sem mencionar a evolução dos canais de negócios, que trouxeram facilidade e geraram uma experiência única de compra.

Hoje o consumidor tem diversas opções para realizar a sua compra, pois as empresas estão presentes, se não em todos os canais, na maioria deles. Porém, algumas décadas atrás era bem diferente, a saber:

  • Single Channel ou Canal Único: as empresas estavam presentes em apenas um canal de negócio com foco muito especifico.
  • Multi Channel ou Multicanal: as empresas atuam em vários canais de negócios, mas com abordagens e estratégias diferentes para cada canal.
  • Cross Channel ou Canal Cruzado: neste modelo de negócio o comportamento do consumidor adquire autonomia, pois ele quer comprar e um canal e poder trocar ou devolver em outro. Como as empresas não estão preparadas para atender tal demanda, acabam gerando um grande descontentamento no consumidor e consequentemente desinteresse pela marca, além é claro das reclamações.

 

Impactos do Modelo Omnichannel nos Negócios

Percebendo uma tendência no comportamento do consumidor, as empresas começaram a colocar o consumidor no centro das estratégias de negócios, gerando possibilidades com objetivo de ganhar um retorno expressivo nos diversos canais e garantir a satisfação do consumidor. Esse modelo é conhecido como Omnichannel, que busca proporcionar uma experiência de compra única na qual o cliente pode:

  • Comprar na loja online e trocar a mercadoria na loja física;
  • Comprar na loja física e trocar na loja online;
  • Comprar na loja online e retirar na loja física;
  • Comprar na loja física e mandar entregar diretamente em sua residência;
  • Trocar ou devolver as mercadorias compradas em qualquer canal, independentemente de onde tenha comprado;
  • Entre outras.

Esse novo modelo de negócio muda alguns paradigmas e traz à tona para o varejo necessidade de se reinventarem para conseguirem atingir novos clientes e fidelizarem os antigos.

É uma jornada com inúmeros desafios e se adaptar para atender as novas exigências de mercado é indispensável para garantir o bom relacionamento com o consumidor e não colecionar prejuízos provenientes da falta de estratégia adequadas ao novo perfil consumidor.

O mercado de moda é um dos que mais sofrem impactos, dado que existe uma crescente preocupação das lojas em fazer com que o cliente conclua a compra no espaço físico. Sendo assim, é importante a empresa evitar algumas falhas que prejudicam diretamente os lucros, como:

  • Falta de sortimento adequado;
  • Falta de planejamento nas compras e reposição;
  • Falta de logística adequada;
  • Ruptura de estoque;
  • Falta de equiparação nos preços (e-Commerce e lojas físicas).

 

É indispensável que a empresa crie estratégias para evitar todos os erros mencionados, pois eles afastam o consumidor e criam uma imagem negativa da empresa.

 

Conclusão

Por todos esses aspectos o modelo Omnichannel de negócio está mudando o comportamento de consumo e apresenta uma nova percepção sobre a experiência de compra.

O cliente está mais informado, exigente e imediatista. Se preparar para atende-lo com tecnologias inovadoras não é mais um diferencial, é essencial para tornar a experiência de compra única.

Para o mercado de moda e varejo os desafios com as adaptações são grandes, mas se alinhados ao planejamento estratégico e, ao sistema de gestão certo trarão resultados expressivos para as organizações.

Autor: Joyce Aparecida Alcântara.

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