fbpx

Gestão de Produção: benefícios do ERP

post-erp-gestao-producao

Introdução

Desde a revolução industrial o sistema de fabricação tem passado por mudanças significativas. Processos que anteriormente eram realizados apenas manualmente, hoje são feitos com auxílio de máquinas e aparelhos conectados à internet proporcionando uma produção maior em menor tempo.

A automatização de processos manuais se tornou bastante popular, pois além de aumentar a produtividade, ela reduz consideravelmente os custos possibilitando que as empresas possam administrar a forma como produzem produtos ou serviços fazendo uso dos seus melhores recursos tecnológicos, automatizados ou manuais para obter o máximo de qualidade da mercadoria.

Com a automatização as empresas ganharam visibilidade para entender o que fazer em determinada situação, e assim, realizar seus objetivos e metas de maneira mais eficiente. Também passaram a contar com diversos sistemas para auxiliar na gestão de toda a produção desde a chegada da matéria prima, passando por todo o fluxo de produção, até a finalização com a embalagem das mercadorias.

Contudo, não basta apenas automatizar os processos investindo em máquinas e sistemas com arquitetura evoluída, é necessário entender o panorama da empresa para saber quando agir estrategicamente de forma que os bons resultados cheguem para a organização.

Abordaremos a seguir, sobre a gestão de produção, os benefícios de um sistema de gestão para administrar a produção e formação de preço de venda.

 

Gestão de produção

A gestão de produção é uma atividade que busca orientar todo o processo de produção desde a entrada da matéria prima (inputs) até a finalização do produto (outputs).

É através da gestão de produção que as empresas conseguem definir seus objetivos e metas e, com base nessas informações, a melhor estratégia para evitar perda de produto, erros, perda de lucro, etc.

Na gestão de produção os objetivos são:

  • Planejamento;
  • Controle;
  • Monitoramento.

Na fase de planejamento a empresa deve definir os passos importantes para o funcionamento da produção com base em entender qual o capital de giro da empresa, para então poder definir a compra dos materiais, as horas de atividade de produção, mão de obra e espaço disponível para estoque. Depois de ter essas questões definidas, é muito importante que a empresa crie um preço para o seu produto com base nos custos fixos e variáveis da organização (esse processo é feito automaticamente com ajuda de um sistema de gestão).

Realizando o planejamento corretamente a empresa não terá surpresas com gastos excessivos, perdas de materiais ou custos desnecessários com armazenamento em estoque

Na etapa de controle é preciso monitorar o consumo dos materiais e o desempenho dos processos a fim de evitar desperdícios e identificar o período em que há uma demanda maior. Nesta etapa encaixa-se também o controle de qualidade, pois garante que todos os processos sejam finalizados dentro dos requisitos anteriormente estabelecidos pela empresa lá na fase de planejamento.

O passo final é o monitoramento, através dele é possível verificar erros que não tenham sido identificados anteriormente e resolver antes que o produto seja encaminhado para distribuição.

 

Benefícios na implementação de um sistema ERP na gestão de produção

Todos os pontos mencionados acima são extremamente importantes para a saúde da produção e, garantir que cada etapa ocorra sem interferências é a chave para gerenciar todos os processos de forma assertiva.

A melhor maneira de realizar essa gestão é com auxílio de um ERP que atenda às necessidades da empresa, garantindo que cada processo seja feito com eficiência e segurança.

Veja alguns benefícios:

 

Redução de custos fixos e variáveis

Esse benefício com certeza é unanimidade para que a empresa opte por implementar o ERP na gestão de produção, pois por meio dos indicadores é possível identificar gastos desnecessários, perdas na produção e até mesmo criar preço de acordo com resultados mais sólidos.

 

Aumento da produtividade

Automatizar processos permite que os funcionários direcionem seus esforços para atividades mais complexas e urgentes, pois favorece a tomada de decisão e, consequentemente, eleva a rentabilidade da produção.

 

Diminuição dos erros

Como o sistema realiza uma análise completa das atividades e apresenta dados em tempo real a empresa consegue evitar praticas que prejudiquem o desempenho dos negócios.

 

Segurança de dados

Com um sistema de gestão os processos são centralizados em um servidor, aumentando a segurança das informações.

 

Padronização de processos

Com a padronização dos processos é possível integrar dados de todos os departamentos da empresa, possibilitando uma análise ilimitada dos resultados obtidos.

 

Otimização dos processos

Otimização de processos é uma das práticas mais eficientes para se destacar no mercado e ter um ERP permite realizar esse processo, pois ele diminui o tempo das atividades sem impactar a eficiência, elimina erros, desperdícios, evita retrabalhos, melhora o desempenho, etc.

 

Conclusão

Levando-se em conta o que foi observado é indispensável que a empresa se atente aos objetivos da gestão de produção, pois cada etapa é de crucial importância para garantir a fluidez dos negócios.

Para ajudar nessa jornada o sistema de gestão pode ser o que está faltando para alavancar a gestão da sua produção, pois com as diversas funcionalidades presentes na arquitetura do software a empresa consegue automatizar processos mais complexos e garantir resultados cada vez mais efetivos.

Autor: Joyce Aparecida Alcântara.

e-Book: COMO CONTRATAR O SISTEMA ERP IDEAL PARA O SEU NEGÓCIO

Os sistemas ERP – Enterprise Resource Planning – são considerados os sistemas ideais para o planejamento, gestão e controle dos negócios. Esse e-book tratará de contar as evoluções dos modelos de gestão e consequente evolução dos sistemas ERP, abordando, especificamente sete tipos diferentes de sistemas ERP, como eles se comportam, o que se pode esperar de cada tipo e as evoluções inerentes a cada um deles.
Esse e-book abordará as questões imprescindíveis para a seleção e adoção de um sistema ERP de acordo com o modelo de negócio mais adequado para cada empresa.

Baixar agora!