Conheça os principais desafios de uma implantação de ERP

Conheça os principais desafios de uma implantação de ERP

 

 

É comum as pessoas imaginarem que a implantação de um sistema ERP é algo simples e fácil, mas engana-se quem pensa assim. O processo é cheio de particularidades e exige bastante paciência, dedicação e muita eficiência.

Apesar de cada empresa ter uma metodologia diferente e adequada ao tipo de projeto do cliente, é importante que o gestor considere algumas questões relevantes que fazem parte do escopo de implantação.

Pensando nisso, lançamos mais um vídeo com conteúdo exclusivo, no qual, Edson Reis, gerente de implantação, responde as principais dúvidas que podem surgir antes e também durante a implantação de um sistema ERP.

 

Confira a baixo a entrevista:

 

Joyce Alcântara: Quais os principais desafios de implantar um ERP?

Edson Reis: São muitos desafios, mas para a nossa conversa acabei resumindo em três grandes desafios: processos, pessoas e produto, onde o produto é o próprio ERP.  Quando uma empresa resolve implementar um ERP, ela tem que se preocupar com essa piramide.

Joyce: Quais áreas de uma empresa são afetadas pela implantação de um ERP?

Edson: Tudo depende do escopo do ERP que está sendo implementado. Se a gente olhar para a cadeia de valores de uma empresa, normalmente o ERP é responsável pela atividade core, ou seja, aquela atividade que tem o objetivo de gerar receita direta para empresa. Também tem aqueles ERP que complementam a operação e cuidam das atividades de apoio, que são aquelas atividades que não fazem parte do processo core da empresa, por exemplo: vamos imaginar uma empresa que tem uma rede de lojas que é revenda, o processo core dela é comprar, armazenar, distribuir para a rede de lojas, vender e entregar para o consumidor final. Então, o ERP vai atender esse core, mas tem algumas atividades de apoio que o ERP também pode atender, tudo depende do escopo contratado pela empresa que está adquirindo o sistema.

Joyce: É possível que uma implantação de ERP não dê certo?

Edson: É infelizmente é possível. Lembra da piramide que falamos, processos, pessoas e produtos? Se uma dessas três pontas falhar, com certeza o ERP não vai funcionar.

Joyce: Quais os cuidados para que a implantação dê certo?

Edson: Tem que tomar bastante cuidado mesmo, porque normalmente a empresa faz um investimento e não é um investimento baixo, por isso, tem que ter cuidado desde o processo de definição de escopo, que é a primeira etapa do trabalho. Na sequência, vem a segunda etapa que é o cronograma, onde se estabelece as datas que o consultor vai nas empresas fazer o trabalho de implementação e treinamento, percebe-se que existe um envolvimento e responsabilidade de todo mundo nesse momento.

Os diretores das empresas que contratam o ERP precisam eleger um responsável, no caso um gerente de projeto, que terá acesso livre a todas as áreas afetadas pela implantação do ERP. É fundamental que isso ocorra porque decisões deverão ser tomadas e, é preciso que alguém  centralize essas informações para que tenha um andamento mais fácil do projeto. 

Joyce: Quais os benefícios de implantar um ERP como o e-Millennium?

Edson: São muitos benefícios, porém a gente pode destacar alguns mais importantes e o principal com certeza é a redução de custo, é possível eliminar redundância das atividades, ou seja, a mesma operação sendo executada varias vezes por funcionários diferentes, aumentar a produtividade e no caso do e-Millennium existe um beneficio que é um diferencial , a gente consegue de uma maneira bem fácil se conectar com outros sistemas que oferecem conexão de serviço, que a gente chama de Saas. É um diferencial no mercado, nem todo mundo oferece isso e os sistemas de gestão precisam ter essa possibilidade de se integrar com outras plataformas e outros sistemas.

Para mais conteúdo como este, acesse o canal da Millennium no YouTube. 

e-Book: VENCENDO A CRISE ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE MULTICANALIDADE E OMNICHANNEL

O atual cenário de crises nos mais diversos setores da economia brasileira impõe que as empresas se concentrem em estratégias que possam ajudá-las a vencer a crise e manter-se em crescimento. Nesse sentido, há uma excelente opção nas estratégias de multicanalidade e omnichannel que podem mudar os rumos do negócio, transformar as empresas e garantir que vençam a crise.
Esse e-book tem o objetivo de guiar empresas, empreendedores e colaboradores na missão de aprofundar seus conhecimentos nos Conceitos da Omniera.

Baixar agora!