Matéria no Portal E-Commerce Brasil com nosso cliente Suvinil

No e-commerce desde 2015, a Suvinil relançou o seu site que promete antecipar tendências e estimular o próprio mercado, oferecendo, inclusive serviços e mão de obra especializada para seus consumidores. Para falar um pouco sobre o lançamento e o conceito inovador da plataforma, convidamos Filipe Ruiz que é Gerente de Canais e Novos Negócios da Suvinil. Confira:

ECB: A Suvinil é uma empresa bastante antiga e respeitada no mercado e no varejo físico. Conte-nos um pouco sobre como foi a decisão de entrar para o e-commerce

Filipe: A Suvinil lançou, em 2015, as vendas on-line do Kit Teste Sua Cor, ao longo deste período, foram analisados dados como o feedeback do consumidor para a solução e a mudança do seu perfil de comportamento no uso dos meios digitais. Essa análise nos deu um indicativo que poderíamos ampliar as vendas da marca e levar para os consumidores a praticidade e a comodidade da compra de tintas decorativas on-line. O objetivo da Suvinil é antecipar as tendências e estimular o mercado, sendo a primeira marca de tintas a disponibilizar uma jornada completa da pintura no ambiente digital. Este lançamento reforça a estratégia da Suvinil em oferecer uma resposta rápida às necessidades de todos os seus consumidores de acordo com a realidade em que estão inseridos e as tendências de mercado.

ECB: Quais foram os principais desafios na hora do planejamento e da execução do novo projeto?

Filipe: O desafio era entregar uma plataforma que realmente atendesse as necessidades do consumidor, antecipando tendências e, ao mesmo tempo, estimulando os negócios dos nossos parceiros.

ECB: Como funcionará o modelo de negócio da Suvinil no ambiente online?

Filipe: A marca proporciona ao consumidor uma experiência desde a inspiração para repaginar o ambiente até a compra final do produto, incluindo a busca pelo profissional ideal, que sempre foi um grande desafio para o consumidor final. Para inspirar o consumidor, a marca oferece aplicativos para analisar as cores, simular as diferentes opções na superfície que será transformada e escolher o produto para cada necessidade: Cores Suvinil, Simulador Suvinil e Guia Suvinil, respectivamente. Já para tirar a dúvida da cor ideal, a Suvinil oferece o Kit Teste Sua Cor, com opções de 2 ou 4 cores nas mais de 1.500 do leque Suvinil. Com essa inovação, o consumidor pode checar como ficará a tonalidade na superfície que será pintada, de acordo com a luminosidade do próprio ambiente.

Após a escolha da cor e o produto ideal, o consumidor efetua a compra pela Loja Suvinil e recebe a tinta em sua casa. As compras on-line são direcionadas para as revendas mais próximas da casa do consumidor. Depois de efetuar a compra da tinta, o consumidor poderá encontrar um pintor dentro da plataforma Vitrine Suvinil. Lançada em março deste ano, a ferramenta ajuda a encontrar mão de obra especializada com a facilidade da internet, além de destacar e valorizar os melhores profissionais do Brasil. No site, é possível escolher o profissional, contratar o serviço e avaliar o pintor após a conclusão da pintura.

ECB: Quais são as funcionalidades do site que vocês destacariam como mais inovadoras em termos de experiência do cliente?

Filipe: Disponibilizar uma experiência completa de compra no ambiente pode ser destacado como o mais inovador. A Suvinil oferece no ambiente on-line desde a inspiração para repaginar o ambiente até a compra final do produto, incluindo a busca pelo profissional ideal, que sempre foi um grande desafio para o consumidor final.

ECB: Como foi o processo de pesquisa de vocês antes da construção do site? O que aprenderam em relação ao perfil dos seus consumidores neste caminho?

Filipe: Em uma pesquisa realizada com internautas que navegam no site da Suvinil, mais de 60% têm expectativa de comprar tintas pelo portal da marca. Este lançamento reforça a estratégia da Suvinil em oferecer uma resposta rápida às necessidades de seus consumidores de acordo com o cenário econômico atual, a realidade em que estão inseridos e as tendências de mercado.

ECB: A Suvinil também detém um conceito de “open innovation” – que se vale da internet e tecnologias de rede para captar ideias de institutos de pesquisa, universidades, clientes e funcionários – para gerar produtos inovadores (como o simulador de cores e o “Clube Amigo Suvinil”, “Calculadora de Tintas” e o “Além da Cor”). Como este conceito ajuda no processo de satisfação e fidelização do cliente?

Filipe: Este processo ajuda a Suvinil a sempre buscar as soluções que se adaptam melhor às necessidades de seus clientes, de forma rápida e efetiva. A fidelização do cliente só é possível quando conseguimos entregar a solução para sua necessidade.

ECB: A logística e a entrega ainda são etapas decisivas e complicadas para a maioria dos e-commerces. Como a Suvinil tem cuidado deste tema?

Filipe: Neste caso, será mais uma facilidade, pois o e-commerce direciona a compra para a revenda mais próxima da casa do consumidor e realiza a entrega.

ECB: Enquanto marketplace, como vai funcionar para o lojista? Por que ele participaria do marketplace em vez de continuar com a sua operação tradicional?

Filipe: Ele continuará com a sua operação tradicional. Abrir vendas no canal digital é uma forma de movimentar o mercado e estimular os negócios de todas as revendas. Este novo modelo traz benefícios tanto para os consumidores, que compram on-line, quanto para os parceiros, que ganham mais uma opção para ampliar as vendas.


 

Matéria publicada originalmente no Portal E-Commerce Brasil.