fbpx

OmniGuide

DICIONÁRIO DO VAREJO OMNICHANNEL

omniguide

 

O varejo está mudando muito rapidamente e todos os dias nascem novos termos, novos conceitos e buzzwords que rapidamente se tornam parte das conversas dos especialistas de mercado.

Criamos o OmniGuide para ser o principal dicionário do varejo Omnichannel, contendo palavras, conceitos e jargões com atualizações dinâmicas e constantes para ajudar os lojistas com o que há de mais novo no nosso mercado. Ah, não deixamos de lado os termos clássicos do varejo não, afinal de contas essa é uma ferramenta que ajudará, também, aos novos varejistas que não dominam os conceitos e termos tradicionais.

 

OmniGuide

All | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Existem atualmente 326 termos no dicionário.
A

Adquirentes
Empresas que fazem a liquidação financeira das transações realizadas através de cartão de crédito e débito. Rede, Cielo, Stone, Getnet, etc.

Análise de aderência
Análise de aderência dará à empresa informações precisas sobre a situação organizacional de cada uma das áreas diagnosticadas, considerando as necessidades e ajustes em gestão (consultoria, treinamento) e em TI (sistema, infraestrutura, banco de dados, informações gerenciais e estratégicas).

Android
Android é o sistema operacional baseado em Linux que opera em smartphones, notebooks, tablets e TVs Smart, desenvolvido por empresas da Google.

Antifraude
São sistemas que ajudam as empresas de e-commerce a evitar fraudes online.

API’s
Application Programming Interface ou em português Interface de Programação de Aplicações. Trata-se de um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos terceiros.

APS
Advanced Planning and Scheduling Systems. São softwares especializados em soluções avançadas de planejamento e programação de operações, capazes de considerar todas as variáveis e restrições inerentes ao ambiente produtivo, gerando planos de produção viáveis e factíveis.

Atacadista
Empresa que atua com vendas em grandes quantidades de produtos, com valores intermediários, que permitem margem aos revendedores, no geral, varejistas.

Atacado
Trata da modalidade de venda de produtos às pessoas jurídicas, ou seja, que tenham CNPJ, como instituições, empresas, restaurantes, e os demais lojistas que trabalham no varejo.

Atacarejo
Atacarejo é uma forma de comércio que reúne atributos de comercialização tanto do atacado como do varejo.

Ativo financeiro
É o conjunto de títulos, bens ou commodities que podem ser transformados em moeda corrente de maneira rápida. Alguns exemplos são ações, debêntures e ouro.

Auto fraude
Quando o portador do cartão de crédito faz uma compra online, mas diz não reconhecer a compra.

Autoatendimento
Quando o serviço pode ser realizado pelo próprio cliente, exemplo: caixa eletrônico. Se tornou algo bem comum também na venda de produtos em lojas físicas, onde o próprio consumidor processa a sua venda invés de um vendedor ou caixa da loja fazê-lo. Já é comum em supermercados.

B

B2B
Business to Business. É a operação e-commerce que lida com as transações entre empresas – atacado online.

B2B2C
Business to Business to Consumer. É um modelo de e-commerce emergente que combina Business to Business (B2B) e Business to Consumer (B2C) para uma transação completa do produto ou serviço. B2B2C é um processo de colaboração que cria canais de atendimento e entrega do produto mutuamente benéficas.

B2C
Business to Consumer. É a operação e-commerce em que uma empresa vende para consumidores – varejo online.

B2E
Business to Employee. É a operação e-commerce em que uma empresa vende produtos para seus funcionários – uma variação do B2C.

B2G
Business to Government. É a operação e-commerce em que uma empresa vende produtos para órgãos governamentais atendendo diversas regulamentações que diferem a operação de um B2B.

Back Offices
São sistemas de gestão que integram com as plataformas de e-commerce, com Marketplaces e com sistemas ERP tradicionais ou legados. Os Back Offices são complementares aos sistemas ERP que não tem funcionalidades idealizadas para a Omniera.

Backup e Recovery
Backup: Realização de cópia de segurança das informações que determinada empresa tem em um servidor ou em uma base de dados, com a finalidade de salvaguardar tais informações para o caso de ocorrem problemas futuros. Recovery: Recuperação dos dados de backup, de forma a restabelecer um ambiente após um acontecimento em que a empresa perca suas informações.

Balanço Patrimonial
Demonstrativo contábil do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma empresa. Tem como objetivo, segundo as normas contábeis, demonstrar a situação econômico-financeira da empresa.

Beacon
Beacons são aparelhos de proximidade que emitem informações por meio da tecnologia Bluetooth diretamente aos dispositivos.

Bens de conveniência
Artigo adquirido com frequência pelo consumidor, de imediato e com um esforço mínimo, por exemplo, os cigarros, os jornais e as revistas.

BI
Business Intelligence ou em português Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial. São sistemas que reúnem informações gerenciais oriundas de outros sistemas para que se possa montar relatórios, cubos de decisão, indicadores de desempenho, etc. Dessa forma é possível analisar contundentemente as informações do negócio.

Big Data
Em tecnologia da informação, o termo Big Data ou Megadados em português refere-se a um grande conjunto de dados armazenados. O Big Data se baseia em 5 V’s: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. É um termo amplamente utilizado na atualidade para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos.

Bloco H
Trata-se de um dos blocos do SPED Fiscal. Nele estão contidas as informações relativas às movimentações de estoques de uma empresa.

Bloco K
Trata-se de um dos blocos do SPED Fiscal. Nele estão contidas as informações dos insumos e produtos relativas ao estoque e à produção.

Board
Trata da alta diretoria de uma empresa que tem como principal objetivo alinhar os interesses dos acionistas à gestão executiva.

BOM
Bill of Material ou em português Estrutura de Produtos – ficha técnica. Trata-se de uma lista de matérias-primas, produtos pré-montados, subcomponentes, componentes ou partes, e a quantidade necessária de cada um para produzir um produto final.

BPM
Business Process Management ou em português Gerenciamento de Processos de Negócio. Trata-se de um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio.

BPMN
Business Process Management Notation ou em português Notação para Gerenciamento de Processos de Negócio. É um tipo de notação padrão muito utilizado para representar processos de negócio (BPM) por meio de diagramas.

BPMS
Business Process Management System ou Sistema de Gerenciamento de Processos de Negócio. Trata da tecnologia ou ferramentas utilizadas para que a empresa possa entender, desenhar, melhorar e gerir seus processos de negócio.

Brand equity
Conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, ao nome e ao símbolo. É o valor patrimonial da marca.

Bug de sistema
São erros encontrados em um sistema.

Buy in store & Ship to home
Um dos macroprocessos Omnichannel. Nesse processo o consumidor pode realizar a compra de um item na loja física e solicitar a entrega do item em local de sua preferência. Isso pode acontecer, por exemplo, quando um consumidor quer comprar um item que não haja disponibilidade na loja, mas que tenha disponibilidade em outro estoque.

Buy online & Return in store
Trata-se de um dos macroprocessos Omnichannel. Nessa modalidade o consumidor realiza a compra na loja online com a opção de realizar a troca ou a devolução em uma loja física. O inverso também é verdadeiro, ou seja, o consumidor pode comprar uma mercadoria na loja física e usar o canal online para realizar a troca.

Buy online & Ship from store
Um dos macroprocessos Omnichannel. Dá ao consumidor a opção de comprar um item no e-Commerce e receber a mercadoria no endereço de sua escolha. A mudança aqui é que a mercadoria será separada, faturada e despachada para o endereço do consumidor utilizando o estoque de uma loja física, invés de usar o estoque do e-Commerce.

C

C2C
Consumer to Consumer. É a operação e-commerce em que um consumidor vende para outros consumidores.

Caixa registradora
Uma caixa registradora é um dispositivo mecânico ou eletrônico que serve para calcular e registrar transações de venda e possui uma gaveta para armazenar o dinheiro. Além de manter um registro das transações ela geralmente imprime um recibo para o consumidor.

Calendário de varejo 454
O calendário 454, também conhecido como calendário comercial, tem como objetivo atender algumas demandas de gestão para o segmento varejista. O calendário 454, diferente do calendário gregoriano, força que os meses sempre tenham o mesmo número de semanas, facilitando a comparação de um ano para outro.

Canal de distribuição
Grupo de empresas interdependentes envolvido no processo de tornar um produto ou um serviço disponível ao uso ou ao consumo do consumidor.

Capacidade do estoque
Indica em unidades o balanço do seu estoque, quais itens estão com uma capacidade baixa, ideal ou alta, ou seja, quais produtos têm unidades de menos e representam uma baixa cobertura de estoque gerando rupturas ou em excesso em relação à demanda.

CAPEX
Significa Capital Expenditure que em português é traduzido por Despesas de Capital ou Investimentos em bens de Capital.

Cartão fidelidade
Cartão criado pela organização com o objetivo de aumentar a frequência de compras de seus consumidores. Normalmente tais cartões geram, entre outras coisas, créditos financeiros aos seus clientes.

Cauda longa
O termo cauda longa ou em inglês Long Tail é uma ferramenta que vem sendo utilizada cada vez mais no mercado online por proporcionar resultados positivos na segmentação de conteúdo. Trata-se de um recurso econômico da internet.

Centro de distribuição
Um centro de distribuição, também conhecido como CD, é uma unidade construída por empresas industriais e atacadistas para armazenar os produtos produzidos ou comprados para revenda, com a finalidade de despachá-los para outras unidades, filiais ou clientes finais.

CGSN
Comitê Gestor do Simples Nacional.

Chargeback
O Chargeback é o cancelamento de uma venda feita com cartão de débito ou crédito, que pode acontecer por alguns motivos, dentre eles: [1] o não reconhecimento da compra por parte do titular do cartão; [2] pelo fato de a transação não obedecer às regulamentações previstas nos contratos, termos, aditivos e manuais editados pelas administradoras.

Chat
Forma de comunicação à distância, utilizando computadores ligados à internet, na qual o que se digita no teclado de um dos participantes da conversa aparece em tempo real no monitor de todos os demais participantes de um bate-papo.

Check-in
Check-in é uma palavra em inglês que remete ao ato de dar entrada, abrir uma conta, confirmar presença em um local, registrar-se ou pedir o início de algum tipo de tarefa/processo.

CIO
O Chief Information Officer é um título dado ao executivo de TI, que pode ser um diretor de TI ou Vice-presidente de TI dependendo da estrutura organizacional da empresa. Trata do responsável pela TI em uma empresa. O CIO normalmente responde ao CEO – Chief Executive Officer ou ao CFO – Chief Financial Officer.

Click & Reserve
Um dos macroprocessos Omnichannel. Nessa opção o consumidor consegue acessar a loja online, buscar um produto e fazer a reserva do mesmo em um aloja física. O consumidor terá um prazo para ir até a loja e concluir a transação.

Click e Collect – Locker
Um dos macroprocessos de uma solução Omnichannel. Nesse processo o consumidor pode comprar a mercadoria no e-Commerce e optar por retirar a mercadoria em um locker. Um Locker é uma espécie de armário que fica em local estratégico, como um supermercado, uma estação de metro ou trem. O lojista vende ao consumidor e combina um prazo para deixar a mercadoria armazenada nesse armário para que o consumidor possa retirar a mercadoria. A mercadoria só será retirada mediante uma chave segura que somente lojista e consumidor conhecem. Para muitos consumidores essa é uma excelente opção, por terem dificuldades para receber as mercadorias em seus endereços.

Cloud Computing
Computação em nuvem.

Código de barras
O código de barras é constituído de uma série de barras e espaços alternados impressos ou estampados em etiquetas com informações codificadas reconhecidas por leitores eletrônicos.

Código de Defesa do Consumidor
Código que estabelece as normas de proteção e defesa do consumidor.

Código de rastreio
Código que identifica uma encomenda que está em poder de uma transportadora e/ou entregador.

Códigos de barras
Os códigos de barras são utilizados para representar uma numeração atribuída a produtos, unidades logísticas, localizações, ativos fixos e retornáveis, documentos, contêineres, cargas e serviços facilitando a captura de dados através de leitores e coletores de código de barras.

COFINS
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.

Coletores de dados
Coletor de dados é um equipamento portátil utilizado para a coleta de informações, que depois serão utilizadas em um sistema específico. Suas principais finalidades estão relacionadas ao controle de estoque, controle de consumo, inventários e geração de informações sobre quantidades de produtos.

Commodity
Produtos de uso comum mundial, de fácil acesso para compra.

Computadores Mainframe
Mainframe é um computador de grande porte dedicado normalmente ao processamento de grandes volumes de informações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou através de uma rede.

Conciliador de cartões
É um sistema que confronta as informações de vendas com as transações de cartões de crédito e débito, identificando as possíveis divergências de taxas e parcelas.

Conditio sine qua non
Conditio sine qua non é uma expressão que originou-se do termo legal em latim que pode ser traduzido como “sem o qual não pode ser”. Refere-se a uma ação cuja condição é indispensável e essencial.

CONFAZ
Conselho Nacional de Política Fazendária.

Consumidor Final
No comércio, consumidor final é definido como a pessoa que realmente se beneficia e usa um produto. Em economia e comércio, consumidor final difere de cliente, pois o cliente pode comprar o produto sem necessariamente consumi-lo.

Contabilidade gerencial
Processo que produz informação operacional e financeira para administradores de uma empresa. Tem como objetivo fornecer informações relevantes para a tomada de decisão.

Contas a pagar
Dinheiro que a empresa deve, em contas e obrigações.

Contas a receber
Dinheiro que a empresa receberá de seus clientes.

Controle orçamentário
Processo de acompanhamento do orçamento da empresa através da captação dos dados referentes ao que foi executado e da comparação com o que havia sido orçado. O objetivo é apurar as divergências, identificar as possíveis causas, implementar ações corretivas, garantir o alcance das metas e a correção dos desvios e avaliar o desempenho do negócio.

Core Business
Core Business é um termo inglês que significa a parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente é definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado. Este termo é utilizado habitualmente para definir qual o ponto forte e estratégico da atuação de uma determinada empresa.

COTEPE
Comissão Técnica Permanente do ICMS

CPC
Custo por clique. Trata-se do valor máximo que um anunciante atribui a cada clique que recebe em seus Links Patrocinados através de campanhas online.

CPM
Custo por mil exibições. CPM é quando o anunciante só paga se o anúncio receber mil impressões (visualizações). Esta forma está disponível apenas para rede de display e o anunciante paga por mil impressões, independente do número de cliques.

CRM
Customer Relationship Management. Sistema para gerenciamento do relacionamento com clientes e consumidores.

Cross Docking
Cross Docking é o nome dado a um tipo de sistema de distribuição que funciona assim: quando alguém compra determinado produto na loja online, o pedido é enviado a um centro de distribuição ou armazém que, por meio de um sistema organizado de redistribuição, o envia para o cliente.

Cross Selling
Cross Selling é também conhecido como venda cruzada. A empresa oferece um produto complementar ao que o cliente está levando. Exemplo: o cliente vai comprar um televisão e o vendedor oferece um home theater, um DVD player, etc.

Cubos de Decisão Multidimensionais
Um cubo é uma estrutura multidimensional que contém informações para fins analíticos. Os principais elementos constituintes de um cubo são dimensões e medidas. Os cubos são utilizados para análises que precisam checar várias dimensões, por exemplo, a venda, sob a ótica do produto, do estoque, de clientes, de canais de negócio, etc.

Custeio ABC
ABC é a sigla de activity-based costing que, em português, é custeio baseado em atividades. Essa metodologia para rateio de custos indiretos, procura apurar os custos de maneira mais exata, evitando erros arbitrários.

Custeio direto
Método no qual todos os componentes dos custos dos produtos são fatores que variam conforme sua produção. Nesse método considera-se que os custos fixos não devem ser apropriados diretamente aos produtos e, sim, considerados como despesas.

Custeio por absorção
Método de custeio de estoque no qual todos os custos de fabricação, variáveis e fixos, são considerados custos inventariáveis, isto é, o estoque absorve todos os custos de fabricação.

Custo relativo
Relação entre o que se gasta e a quantidade de consumidores atingidos.

Custos operacionais
Gasto ligado diretamente à atividade da empresa, seja comercial, industrial ou prestadora de serviço.

Custos variáveis
Custo que oscila de acordo com as quantidades produzidas ou vendidas, isto é, aquele que tem relação direta com o volume produzido ou comercializado.

D

Dashboards
Dashboard ou Painel de Controle é a apresentação visual das informações mais importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos de negócio, consolidadas e ajustadas em uma tela para fácil acompanhamento do seu negócio.

Data Center
Data Center, ou Centro de Processamento de Dados, é um ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, e sistemas de ativos de rede, como switches, roteadores, e outros.

Datashows
Projetor multimídia ou data show é um equipamento de foto e vídeo. Trata-se de um equipamento que projeta uma imagem utilizando uma tecnologia baseada em uma lâmpada, para facilitar apresentações para uma quantidade maior de pessoas.

Display
Elemento utilizado em lojas físicas com o objetivo de promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender qualquer produto. Comumente visto na loja, vitrine, balcão e gôndola.

Distribuidor
Empresa que atua como intermediária entre a indústria e o varejista, pois faz a distribuição de produtos.

DMS
Dealer Management System ou, em português, Sistema de Gestão de Concessionárias, que auxilia no gerenciamento comercial dos veículos, estoque de peças, logística e oficinas das concessionárias.

DRE - Demonstrativo de resultados
Apresentação do desempenho da empresa no período, que resulta em lucro ou prejuízo. O demonstrativo de resultados acumula as receitas e custos relativos a um período de tempo.

Drive-Thru
É um serviço de vendas de produtos, que permite ao cliente comprar o produto sem sair do carro.

Drop Shipping
Drop shipping é uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os bens em estoque. O Lojista apresenta os produtos a seus clientes através de catálogo ou loja virtual e assim que um pedido é completado, solicita e paga o fornecedor. O fornecedor, por sua vez, fará todo o processo de embalagem e envio das mercadorias diretamente ao cliente.

E

e-book
É um livro idealizado para a distribuição via internet que pode ter sido concebido originalmente para ser eletrônico ou que tenha sido convertido para esse tipo de mídia.

e-commerce
Electronic Commerce ou Comércio eletrônico.

e-learning
O e-learning é uma modalidade de ensino a distância utilizada para definir aprendizagem por meio de mídia eletrônica.

e-procurement
O e-procurement é uma solução para a gestão de compras. A solução é desenvolvida para automatizar e unificar o processo de compra das empresas, desde a solicitação até o pagamento aos fornecedores de forma automatizada.

ECF – Emissor de Cupom Fiscal
O Emissor de Cupom Fiscal (ECF) é um equipamento de automação comercial sujeito às regras estabelecidas na legislação do ICMS – Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias, sobre a Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

Economia Colaborativa
A Economia Colaborativa visa mudar o paradigma atual da economia, tornando as opções de troca, aluguel e venda de itens usados mais efetiva, de forma a tornar a economia mais sustentável.

Economia de escala
Tipo de economia caracterizada por proporcionar o menor custo unitário do produto com a finalidade de levar à especialização no trabalho, ao aumento da capacidade de cada empregado, à diminuição do tempo de produção de cada unidade e à competitividade da organização.

EDI – Eletronic Data Interchange
EDI é a sigla de Electronic Data Interchange, que em português significa Troca Eletrônica de Dados. É a troca de documentos via sistemas entre duas ou mais organizações de forma padronizada.

EFD – Escrituração Fiscal Digital
A Escrituração Fiscal Digital – EFD é um arquivo digital que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Receita Federal do Brasil.

Elasticidade de preço
Identifica a capacidade de uma empresa de exercitar a movimentação de preços – aumento e diminuição – para encontrar o preço ideal, sem gerar prejuízos ao negócio.

Empowerment
Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa descentralização de poderes, ou seja, sugere uma maior participação dos funcionários nas atividades da empresa ao fornecer maior autonomia de decisão e responsabilidades.

End-to-end
End-to-end é um termo utilizado para lidar com produtos e serviços que proverão todos os aspectos necessários para cobrir totalmente determinados processos de negócio.

EPC
Electronic Product Code ou em português Código Eletrônico de Produtos. Tecnologia utilizada nas soluções de RFID.

EPCglobal
EPCglobal é um conjunto de tecnologias que permite a identificação imediata e automática e o compartilhamento de informações sobre itens na cadeia de suprimentos. Dessa forma, a EPCglobal torna as empresas mais eficazes por permitir uma visibilidade real das informações sobre os itens da cadeia de suprimentos.

ERP
Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial.

Estabelecimento Comercial
É o complexo de bens (mercadorias, mobílias, imóveis, marca, patente, direitos, entre outros) que possibilitam o desenvolvimento da atividade comercial.

Estratégia de diferenciação
Estratégia utilizada para que uma empresa possa diferenciar-se de seus concorrentes oferecendo agregação de valor aos seus consumidores.

Expositor
Elemento utilizado em lojas físicas com o objetivo de promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender qualquer produto. Comumente visto na loja, vitrine, balcão e gôndola.

F

Facebook
O Facebook é uma rede social que permite conversar com amigos e compartilhar mensagens, links, vídeos e fotografias.

Facebook-Commerce ou f-commerce
Facebook Commerce ou f-commerce é a possibilidade de criar e gerir lojas virtuais no próprio Facebook utilizando a colaboração entre consumidores que essa rede social já provê.

Fallback
É um termo utilizado para designar o planejamento com os procedimentos necessários para restaurar um sistema de volta a condição operacional.

FEFO
First Expire First Out. Trata do processo de gestão de estoques onde os itens que tem datas de validade com vencimentos mais recentes, serão as primeiras a saírem dos estoques, de forma a manter as validades mais longas, evitando assim que validades vençam no estoque sem que as mercadorias sejam consumidas.

FGTS
FGTS é a sigla de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. É um depósito mensal, referente a um percentual do salário do empregado, que o empregador fica obrigado a depositar em uma conta bancária do empregado.

Fiado
Trata-se da venda feita a título de crédito, a prazo, sem que o comprador precise pagar nada na hora da compra. Bem comum em transações baseadas em confiança mútua. Era comum o uso de uma caderneta para marcar os débitos dos clientes.

FIFO
First In First Out. Trata-se do processo de gestão de estoques onde o itens que entraram primeiro no estoque, também serão os primeiros a sair do estoque. Esse controle se dá, normalmente, através de lotes de produtos e de forma a evitar que os itens envelheçam no estoque.

Fluxo de caixa
Fluxo relativo à movimentação, entradas e saídas de dinheiro, de uma empresa em determinado período de tempo.

Food truck
Food truck que em português é caminhão de comida é um restaurante móvel que transporta e vende comida.

Franquia
Sistema pelo qual o detentor de uma determinada marca ou patente – franqueador – cede a outra pessoa jurídica ou física – franqueado – o direito de uso. Essa união pode estar associada à distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços, bem como o uso de tecnologia de implantação e administração de negócio.

Fraude amigável
Este tipo de fraude acontece quando uma pessoa conhecida do titular do cartão realiza a compra, porém sem o consentimento dele. Na maioria dos casos a transação não é reconhecida pelo proprietário do cartão.

Fraude efetiva
É o tipo de golpe que mais gera impacto negativo ao lojista, pois normalmente é aplicada por pessoas com algum tipo de experiência em fraude, desde um único indivíduo até quadrilhas focadas neste tipo de crime. Ela ocorre principalmente quando uma compra é efetuada em um site com dados roubados.

Freguês
Pessoa que compra habitualmente da mesma empresa.

Fulfillment
Fulfillment é um termo em inglês utilizado em logística para se referir ao atendimento do pedido do cliente, ou seja, trata do conjunto de operações e atividades desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final, visando sempre o maior índice de satisfação possível.

Full commerce
Empresas que realizam a gestão total ou parcial das vendas online para determinadas empresas. O foco dessas empresas é a otimização dos custos, pois oferecem uma série de serviços para a gestão de lojas online.

G

Gargalos
Gargalo ou restrição é uma designação da atividade que limita o desempenho ou a capacidade de todo um processo.

Gateways de fretes
Um gateway de fretes é uma ferramenta que faz a ponte entre lojas virtuais, plataformas de e-commerce, sistemas ERP e transportadoras, com objetivo de facilitar a integração com várias transportadoras e maximizar as informações para definição de fretes e rastreio das mercadorias enviadas aos clientes.

Gateways de pagamento
Um gateway de pagamento é uma aplicação instalada em um servidor mantida por uma operadora financeira que autoriza pagamentos de transações feitas online.

Gestão de Marketplaces
Um dos macroprocessos Omnichannel. Esse processo ajuda lojistas a gerenciar o catálogo de produtos que eles disponibilizam nos Marketplaces, além das políticas comerciais, a disponibilidade de estoques, os pedidos de venda que são comercializados nesses canais e as disponibilidades de recursos financeiros, inclusive as comissões.

Gift card
Cartão presente muito utilizado em lojas como recurso de fidelização de clientes.

Giro de estoque
Tipo de indicador de atividade da empresa que expressa com que velocidade a empresa é capaz de girar seus estoques. O giro determina, também, se a empresa está saudável no tocante à compra e vende de produtos.

Go Live
O termo Go Live é usado para determinar o momento em que um software começa a rodar em ambiente de produção.

Google Analytics
Google Analytics é um serviço oferecido pela Google para que se possa analisar estatísticas de visitação de um site ou loja virtual.

Guide Shops
Guide Shops são lojas físicas onde os consumidores encontram produtos em suas variações, por exemplo, tamanhos e cores, para que possam experimentar e escolher o produto mais adequado, contudo, se diferenciam das lojas físicas tradicionais, pois não mantém estoques de todos os itens. Quando uma pessoa compra um produto em um Guide Shop, receberá o produto adquirido no endereço de sua preferência. Os Guide Shops também são pontos de devolução e coleta de trocas, para oferecer experiência Omnichannel.

H

Hospedagem
Hospedagem é um serviço que possibilita guardar informações, imagens, vídeos, ou qualquer conteúdo acessível pela internet. Provedores de hospedagem são empresas que fornecem hardware, softwares, acesso por internet e segurança para que as empresas tenham acesso às suas informações de qualquer lugar e a qualquer hora.

Hot Zones
São áreas estratégicas de uma loja física. São consideradas como áreas quentes, ou seja, são as áreas mais frequentadas em determinada loja e que, portanto devem ter a exposição estratégica de produtos.

HRM
Human Resources Management. Trata dos sistemas para a gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos. Lida com a associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar a gestão do capital humano.

I

IaaS
Infrastructure as a Service. Em português traduz-se por infraestrutura como serviço e trata da possibilidade de contratação da infraestrutura de terceiros através do modelo de prestação de serviços.

ICMS
ICMS – Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços. É o Imposto cobrado pelo governo sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

Imagens em 3D
Imagens 3D são imagens criadas de forma a proporcionarem um efeito tridimensional.

IMDB
In-Memory Database ou em português banco de dados em memória. Trata-se de uma evolução dos gerenciadores de bancos de dados que passaram a gerenciar bases de dados em memória.

Infinite aisle
Esse é um dos macroprocessos Omnichannel. Uma solução Omnichannel completa pode integrar todos os estoques das lojas físicas, e-commerce, centros de distribuição e até estoques de parceiros e fornecedores

Instagram
Instagram é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários, que permite aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais.

Instant Messengers
Um mensageiro instantâneo ou comunicador instantâneo, também conhecido por IM – do inglês Instant Messaging – é uma aplicação que permite o envio e o recebimento de mensagens de texto em tempo real.

Investimento anjo
Investidor anjo é uma pessoa que faz investimentos com seu próprio capital em empresas em estágio inicial com um alto potencial de crescimento como as startups.

iOS
iOS é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod Touch, iPad e Apple TV.

IoT – Internet of Things
A Internet das Coisas, do inglês Internet of Things, é uma revolução tecnológica com a finalidade de conectar aparelhos eletrônicos do dia-a-dia, como aparelhos eletrodomésticos à Internet.

J

K

Key users
Usuários chave são aqueles que foram treinados para ter domínio de todos os recursos referentes a uma determinada ferramenta tecnológica.

Know-how
Know-how é o conjunto de conhecimentos práticos – fórmulas, informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc – adquiridos por uma empresa ou um profissional, que traz para si vantagens competitivas.

KPI
Key Performance Indicator que em português é traduzido por Indicadores Chave de Performance. São amplamente utilizados para medir o desempenho de atividades e processos de negócio.

L

Layout da loja
Distribuição física de itens da loja em seu espaço físico.

Leitor ótico
Equipamento dotado de um feixe de laser capaz de capturar dados com rapidez e exatidão. Muito aplicado na leitura de códigos de barras no varejo.

Logística reversa
Logística reversa é a atividade logística que trata do fluxo de retorno das mercadorias por ocasião de troca ou devolução.

Loja âncora
Espécie de loja principal, uma loja de apoio que atrai os clientes para as demais lojas em um shopping center.

Lucro presumido
Lucro presumido é a forma de tributação simplificada do imposto de renda das pessoas jurídicas e da contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL).

Lucro real
É o regime geral para a apuração do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) da pessoa jurídica.

M

Mailing
Banco de dados composto de informações de consumidores como: nome, endereço, telefone, e-mail, etc. O mailing é geralmente utilizado para fazer marketing direto, por exemplo: mala direta, telemarketing, e-mail marketing e outros.

Make-to-Order
Trata do processo de produção (manufatura) que usa como base as quantidades de produtos de pedidos de venda.

Make-to-Stock
Trata do processo de produção (manufatura) que usa como base as quantidades de produtos que a empresa quer ter em estoque.

Margem de contribuição
Também chamada de contribuição marginal, trata-se da diferença entre a receita total da empresa e seus custos e despesas variáveis. Podemos entender, ainda, que a margem de contribuição é a parcela da receita total que ultrapassa os custos e despesas variáveis e que contribuirá para cobrir as despesas fixas e, ainda, formar o lucro.

Market share
O termo em inglês tem como tradução “participação no mercado” e representa o percentual que determinada empresa possui em relação ao mesmo.

Marketing de relacionamento
Marketing de relacionamento é o conjunto de estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. O objetivo do marketing de relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca/empresa.

Marketplace
Marketplace é uma modalidade de comércio eletrônico onde um único site permite que várias empresas vendam seus produtos, por isso é conhecido como Shopping virtual.

Markup
Markup ou Mark Up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda.

MEI
Microempreendedor Individual.

Mercado alvo
Segmento de consumidores que se quer atingir. Grupo homogêneo detentor de um conjunto de necessidades. A ideia é tentar compreender suas necessidades, desejos e demandas de cada mercado-alvo.

MES
Manufacturing Execution Systems. MES é o termo utilizado para designar os sistemas focados no gerenciamento das atividades de produção e que estabelecem uma ligação direta entre o planejamento e o chão-de-fábrica.

Midias sociais
São canais em que os usuários conversam e trocam sugestões. Geralmente os membros, a qualquer momento, podem contribuir com publicações, sejam elas positivas ou negativas.

Milestones
Técnica de gerência de projetos para designação de um ponto de controle em um cronograma, através da definição de pontos de checagem (marcos) que permitam a validação de determinados pontos ao longo do projeto.

MIT
Massachusetts Institute of Technology. Instituto de Tecnologia de Massachusetts é uma universidade privada de pesquisa localizada em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos.

Mobile commerce ou m-commerce
O mobile commerce ou m-commerce é toda a transação comercial de bens e serviços feita através de dispositivos móveis. Para realizar a compra, o consumidor utiliza aparelhos como smartphones e tablets, e suas funcionalidades, como aplicativos e acesso às lojas virtuais.

Moderninha
Pinpad móvel fornecido pela Uol – PagSeguro – utilizada para a realização de transações financeiras.

mPos
É a sigla para Mobile Point of Sale. Geralmente são maquininhas de cartão de crédito/débito que se integram via bluetooth com smartphones e tablets para concluir o pagamento de uma venda que foi registrada em um sistema de loja.

MRP
Material Requirement Planning. É o sistema que trata do planejamento de necessidades de materiais. Ele converte a previsão de demanda em programação da necessidade do componentes necessários para a manufatura.

MRPII
Manufacturing Resource Planning. Sistema que calcula e planeja os recursos a serem utilizados na manufatura, como a capacidade de produção, a capacidade de máquina, os recursos humanos necessários e os recursos financeiros.

Multicanalidade
Multicanalidade é a capacidade de atender a um consumidor de forma eficiente, correta e eficaz através de qualquer ponto de contato que o cliente tem com a empresa, tanto no mundo online como no offline.

N

Netflix
Netflix é uma provedora global de filmes e séries de televisão via streaming.

NF-e
É a nota fiscal eletrônica. Um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços.

NFC
Near Field Communication. É uma tecnologia que permite a comunicação sem fio entre dois dispositivos mediante uma simples aproximação entre eles, sem que o usuário tenha que digitar senhas, clicar em botões ou realizar alguma ação semelhante para estabelecer a conexão.

NFC-e
Nota fiscal eletrônica do consumidor.

Nicho de Mercado
Nichos de mercado são segmentos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa.

O

O2O
Online-to-Offline. É uma estratégia de negócios que atrai potenciais clientes de canais online para as lojas físicas. Identifica clientes no canal online e em seguida utiliza uma variedade de ferramentas e abordagens para atrair o cliente para a loja física e vice-versa.

Off-price
Venda de uma linha de produtos em ponta de estoque para reduzir estoques, as quais, em geral, não possuem todas as variações como cores ou numerações.

OLTP
Online Transaction Processing ou em português Processamento de Transações em Tempo Real. Trata de sistemas que se encarregam de registrar todas as transações contidas em uma determinada operação organizacional.

Omnichannel
O Omnichannel integra lojas físicas, virtuais e o consumidor. Dessa maneira explora todas as possibilidades de interação. Trata-se de uma evolução do conceito de multicanal, pois é completamente focada na experiência do consumidor nos canais existentes de uma determinada marca/empresa.

Omniera
Omniera é o uso integrado e inteligente dos canais de vendas e relacionamento para maximizar a experiência positiva do consumidor ao mesmo tempo que alavanca vendas e resultados do varejo.

OMS
Order Management System. Sistema de gerenciamento de pedidos que gerencia os pedidos de venda.

OPEX
Operational Expenditure que em português é traduzido por Despesas Operacionais ou Investimentos com Despesas Operacionais.

OTB
Open To Buy Planning. Abertura de compras. Sistema para planejamento de compras.

P

PaaS
Plataform as a Service. Em português traduz-se por Plataforma como Serviço e trata da possibilidade de contratação de hospedagem e implementação de hardware e software, que é usado para prover aplicações por meio da Internet através do modelo de prestação de serviços.

Packing
Diz respeito ao processo de conferência e embalagem das mercadorias de um pedido de venda nas atividades logísticas.

Pagfor
O Pagfor simplifica e automatiza o processo de contas a pagar, efetuando o pagamento aos fornecedores por transmissão de dados eletronicamente com os bancos.

Partilha do ICMS
A partilha do ICMS trata de uma legislação amparada pela Emenda Constitucional 87/2015 e pelo Convênio ICMS 93/2015, onde as operações interestaduais para consumo passaram a ser calculadas com base no Difal – diferencial de alíquota e de percentuais que partilham o ICMS entre o estado de origem da venda e o estado de destino.

Passivo circulante
Obrigação assumida pela empresa, que tem como prazo de vencimento o exercício seguinte ao encerramento do balanço.

Passivo financeiro
Compromisso cujo pagamento independe de autorização orçamentária.

PCP
Planejamento e Controle da Produção.

PDV
Ponto de venda. Sistemas que realizam as vendas em lojas físicas, controlam estoques e questões financeiras, além de comissões e caixas – abertura, fechamento, etc.

PDV Mobile
O PDV Mobile é um aplicativo para frente de caixa, desenvolvido para tablets, smartphones e computadores com tela touch screen, controlando estoques, vendas, questões financeiras, comissões e caixas.

PEPS
Primeiro que entra é o primeiro que sai. Conceito de logística que garante que o primeiro item que entrou no estoque seja também o primeiro a sair do estoque, de forma que os estoques não envelheçam – em inglês: FIFO – First in First out.

Perfil de demanda
Conjunto de preferências que direcionam a disposição de comprar mercadorias ou serviços por parte dos consumidores.

Phigital
Conceito que une os termos Varejo Físico com Varejo Digital, reunindo o melhor dos dois canais como estratégia para os consumidores.

Picking
O picking, também conhecido por order picking, trata da separação e preparação de pedidos e pode ser definido como a atividade na qual produtos são retirados do armazem para satisfazer os pedidos de clientes.

Pinterest
Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos.

PIS/Pasep
Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), mais conhecidos pela sigla PIS/PASEP são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.

Players de mercado
Players de mercado são empresas que ocupam posicionamento relevante na liderança e reconhecimento de um determinado mercado por sua produtividade, desempenho e retorno financeiro junto com seu patrimônio.

PLM
Product Lifecycle Management. Trata-se da gestão do ciclo de vida do produto. Representa uma visão abrangente para de todos os dados relacionados ao design, produção, suporte e eliminação final de bens produzidos.

PMBOK
Project Management Body of Knowledge. É um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base de conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área.

PMI
Project Management Institute. É uma organização sem fins lucrativos que visa disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos em todo o mundo, fomentando o debate sobre o tema por meio de publicações, eventos e reuniões.

PMS
Project Management Software. É um software de gerenciamento de projeto e tem a capacidade de ajudar a planejar, organizar e gerenciar ferramentas de recursos e desenvolver estimativas de recursos. Dependendo da sofisticação do software, ele pode gerenciar estimativa e planejamento, programação, controle de custos e gestão do orçamento, alocação de recursos, o software de colaboração, comunicação, tomada de decisões, gestão da qualidade e documentação de sistemas ou de administração.

POS
Point of Sale que no Brasil assume duas possibilidades, a saber: [1] A maquininha de cartões de crédito/débito que é utilizada em lojas físicas e em vendas delivery (aquela maquininha que o entregador de pizza leva para receber o pagamento). [2] POS é utilizado também para determinar o sistema de gestão que gere a loja física, que muitas vezes também é conhecido como PDV - Ponto de Venda.

PPCP
Programação, Planejamento e Controle da Produção.

Prateleira infinita
Conceito que une estoques de lojas online, lojas físicas, centros de distribuição e indústria, tornando a possibilidade de estoques infinita, ou seja, uma loja online pode dar acesso a todos os produtos de uma empresa, com todos os estoques de uma grande rede de estoques e permitir que o consumidor compre desses estoques.

Premium
Forma de qualificar produtos e serviços. Normalmente são itens mais caros.

Publisher
Pessoa que torna uma obra impressa disponível para o público.

PVA
Programa Validador e Assinador. É o sistema fornecido pelo Fisco para que as empresas validem e entreguem o SPED.

Q

QR-Code
Código QR, do inglês Quick Response, é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos smartphones equipados com câmera.

R

RAIS
A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é um relatório de informações sócio-econômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro às pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente.

Rastreio de encomendas
Serviço que permite acompanhar mercadorias compradas ou vendidas, desde seu ponto de origem até a entrega.

Receita
Quantia recebida, arrecadação ou rendimento de uma empresa. Pode ser receita bruta ou receita líquida.

Receita bruta
A receita bruta é o conjunto de rendimentos de uma empresa, renda e ganho com as vendas de seus bens, produtos ou serviços.

Receita líquida
Receita líquida é a receita que fica para a empresa após o pagamento dos custos operacionais fixos, custos variáveis e impostos.

Receita total
Quantidade paga pelos compradores e recebida pelos vendedores do bem, calculado como o preço do bem multiplicado pela quantidade vendida.

Redes de Consultoras
Redes que realizam vendas através de catálogos. Os catálogos podem ser impressos (papel) ou catálogos eletrônicos.

Redes Sociais
São estruturas formadas dentro ou fora da internet, utilizadas por pessoas e organizações que se conectam a partir de motivações, interesses ou valores comuns.

Regime de competência
Sistema de registro contábil – obrigatório por lei no Brasil – onde as receitas e despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorreram.

Remote Desktops
O Remote Desktop é uma ferramenta que permite a qualquer pessoa com um dispositivo e acesso a internet se conectar remotamente a um computador ou servidor.

Responsivo
Site responsivo ou layout responsivo é quando o site automaticamente se adequa a diversos tipos de telas de dispositivos e sistemas operacionais diferente. Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido, por exemplo, em um PC, em um tablet ou em um smartphone.

Retailtainment
A palavra vem da união de duas em inglês Retail (varejo) + Entertainment (entretenimento), ou seja, significa varejo com entretenimento. Trata-se de uma técnica de atração de clientes usada há muito tempo. O objetivo é prender a atenção do consumidor para que ele permaneça na loja o maior tempo possível, aumentando as chances de consumo.

Retailtech
Empresas de base tecnológica voltadas para o varejo. Os produtos desenvolvidos são diversos, como contador de fluxo, vitrine interativa, checkout móvel, analytics, assistentes virtuais, sistemas de gestão e muitos outros.

RFI
Request for Information que em português é traduzido como Pedido de Informação. A RFI é um documento utilizado no processo de seleção dos fornecedores.

RFID
Radio Frequency Identification. Trata-se de uma etiqueta na qual se pode gravar e obter informações de determinado produto utilizando leitores de rádio frequência.

RFP
Request for Proposal que em português é traduzido como Pedido de Proposta. A RFP é um documento utilizado no processo de seleção dos fornecedores tendo como principal objetivo entender a aderência das funcionalidades do sistema ERP de cada fornecedor às necessidades de negócio.

RFQ
Request for Quotation que em português é traduzido como Pedido de Cotação. A RFQ é um documento utilizado no processo de seleção dos fornecedores com objetivo de solicitar um orçamento.

RIM
Retail Inventory Management. Ferramenta que auxilia nos processos de compras e planejamento de estoques.

Roadmap
Roadmap é uma ferramenta muito útil para gestores de produto. Com ele é possível planejar e comunicar a visão de futuro que você tem para o seu produto.

Roteirização das entregas
Um roteirizador é uma ferramenta tecnológica de roteirização para o planejamento diário da operação de transporte e distribuição de mercadorias. As principais finalidades da ferramenta são o cálculo de quilometragem, seja para auditar fretes pagos às transportadoras terceirizadas, seja para calcular os custos de frete da frota própria. É uma ferramenta utilizada para planejar e controlar a operação de transporte.

RPS
O RPS é o Recibo Provisório de Serviços. Documento autorizado pelo Fisco e fornecido pelo contribuinte ao tomador do serviço contendo os dados de uma prestação de serviços que deverão ser informados ou transmitidos posteriormente ao Fisco Municipal quando não for possível a geração imediata da respectiva NFS-e.

Ruptura de estoques
Falta de estoque de produto.

S

SAC
Serviço de Atendimento ao Cliente.

Same Day Delivery (SDD)
Em português significa Entrega no Mesmo Dia. Trata-se do processo de receber pedidos através de canais online, processar tais pedidos, separá-los, conferi-los, faturá-los e entrega-los no mesmo dia obedecendo critérios logísticos e de entrega previamente estabelecidos.

Same store sales (SSS)
Análise comparativa levando em consideração apenas lojas que existiam nos dois períodos selecionados. Um bom exemplo: no mês atual, tenho 10 lojas em operação, para comparar com o mesmo mês do ano anterior devo levar em consideração o faturamento total apenas das 8 lojas que estavam em operação nos dois períodos.

SAT
SAT Fiscal é um dispositivo que gera o Cupom Fiscal Eletrônico. Esse equipamento irá fazer a ponte entre o computador e a impressora não fiscal, sendo o equipamento responsável pela autenticação da operação fiscal nas lojas físicas dos estados que adotam tal solução.

SCM
Supply Chain Management. Sistema que gerencia a cadeia de suprimentos.

SEFAZ
Secretaria da Fazenda.

Self Checkout
Solução de autoatendimento para o varejo que permite aos clientes maior agilidade e comodidade no checkout (caixa) sem que haja a necessidade de auxílio de funcionários.

Self-Checkout
O Self-Checkout é a junção de um sistema e um equipamento que permite que o consumidor realize o registro e o pagamento de suas compras por conta própria, sem a intervenção do operador de caixa.

Serasa
A Serasa é uma empresa que registra informações pessoais, como nome e CPF, endereço, além de outros dados como dívidas atrasadas, cheques protestados, cheques roubados, etc. e fornece esse tipo de informação para as empresas que contratam seus serviços.

Service Pack
Pacotes de correção e melhorias de software que são disponibilizados pelos fornecedores, de forma que, pessoas e empresas recebam e atualizem seus sistemas para contar com correções e aperfeiçoamentos.

SFA
Sales Force Automation. Em português significa automação da força de vendas e trata de sistemas que são utilizados por representantes comerciais, gerentes de venda, prepostos e vendedores para automatizar vendas que são realizadas em campo.

SGBD
Sigla de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados. Sistemas responsáveis por suportar e gerenciar as bases de dados.

Shop Now – Instagram
O botão Shop Now do Instagram é o botão que permite que as pessoas realizem compras de empresas e marcas diretamente do aplicativo, sem que haja a necessidade de usar a loja virtual de tal empresa. A transação comercial e financeira acontece dentro do próprio aplicativo.

Shopping Virtual
É um website que agrupa várias empresas que vendem produtos e serviços na Internet.

Showroom
Espaço reservado para demonstração dos produtos de uma determinada empresa, sobretudo nas áreas comerciais, a fim de que o cliente possa conhecer os produtos.

Simples Nacional
O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Sispag
Sispag é um sistema de gerenciamento e efetivação de pagamentos oferecido pelos bancos para facilitar as transações online. Se assemelha ao Pagfor.

Sistema legado
Sistema legado é o termo utilizado em referência aos sistemas computacionais de uma organização que, apesar de serem bastante antigos, fornecem serviços essenciais. Geralmente utilizam bancos de dados e tecnologias que tornaram-se obsoletos.

Sizing
Dimensionamento da necessidade de hardware, links e infraestrutura geral para suportar uma aplicação.

SKU
Stock Keeping Unit. Em português é traduzido por Unidade de Manutenção de Estoque e trata da menor granularidade de um item em estoque.

SLA
Service Level Agreement. Em português significa Acordos de Níveis de Serviço e trata do acordo que os fornecedores de software realizam com seus clientes para dar suporte e manter o sistema funcionando.

Smartphone
Smartphone é um telefone celular com tecnologias avançadas, o que inclui programas executados um sistema operacional, equivalente aos computadores.

Smartwatch
O Smartwatch é um relógio touchscreen utilizado como uma segunda tela do smartphone. O relógio usa a internet e é capaz de receber aplicativos para mostrar informações e operar recursos do telefone.

Social Commerce
Trata da possibilidade de realizar transações comerciais unindo as redes sociais e e-commerce, que pode ser complementado pela possibilidade dos consumidores darem opiniões sobre produtos, colaborando com outros consumidores que procuram por recomendações para tomar a decisão de compra.

Software as a Service
Em português traduz-se por Software como Serviço e trata da possibilidade de contratação de software no modelo de prestação de serviços, invés de contratar através da aquisição de licenças de uso.

SPC
Serviço de Proteção ao Crédito é um serviço de informações de crédito, que utiliza informações de adimplência e inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas para fins de decisão sobre crédito.

SPED CONTRIBUIÇÕES
A EFD-Contribuições é a Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita.

SPED FISCAL
Sped Fiscal é o nome dado ao processo de escrituração digital da Receita Federal chamado internamente de EFD (Escrituração Fiscal Digital). Com ele a Receita Federal e os órgãos fazendários estaduais receberão dos contribuintes todas as informações que precisam sobre a apuração de ICMS e IPI.

Spotify
Spotify é um serviço de música comercial em streaming, podcasts e vídeo comercial que fornece conteúdo provido de restrição de gestão de direitos digitais de gravadoras e empresas de mídia.

Stakeholders
Em português significa Partes Interessadas e trata das pessoas que são parte chave de determinado projeto.

Startups
São companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado.

Storytelling
Capacidade de contar estórias interessantes sobre um produto. Muito utilizado no e-commerce para a venda de produtos de forma contextual.

Subadquirente
Subadquirentes é o intermediador de pagamentos. Ele está no meio entre adquirentes, clientes e lojistas.

T

Tablets
Tablet é um tipo de computador portátil, de tamanho pequeno, fina espessura e com tela sensível ao toque (touchscreen).

Tags HTML
Tags (linguagens de marcação) são estruturas de linguagem de marcação contendo instruções, tendo uma marca de início e outra de fim para que o navegador possa renderizar uma página.

Taxa de conversão
É o índice de aproveitamento dos clientes que entraram na loja, ou seja, que foram convertidos em vendas.

TEF
Transferência Eletrônica de Fundos. Processo que permite a transferência eletrônica de valores entre contas bancárias.

Terminal Service
Terminal Service é uma ferramenta que permite conexão remota com computadores e servidores.

TI
Tecnologia da Informação.

TIC
Tecnologia de Informação e Comunicação.

TMS
Transportation Management System. Sistema de gerenciamento de transportes utilizado para definir as empresas transportadoras e os fretes relativos aos transportes.

TQM – Total Quality Management
Total Quality Management que em português significa Gestão da Qualidade Total. Diz respeito a uma estratégia para que todos tenham consciência da importância de agregar qualidade aos processos organizacionais.

Tracking
Tracking é o rastreamento da carga desde o ponto de embarque até a chegada ao seu destino final com o objetivo de melhorar a logística e a segurança do transporte de cargas.

Turn key
Tipo de contratação na qual a empresa contratada fica obrigada a entregar o produto ou serviço em condições de pleno funcionamento, sendo que, tanto o preço do serviço quanto o prazo para entrega são definidos no próprio processo.

Twitter
Twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, em textos de até 140 caracteres.

U

Uber
Aplicativo de serviço de carona compartilhada.

Up Selling
Permite oferecer ao consumidor um item mais caro, mas que agrega mais valor, como por exemplo, um item mais sofisticado por um valor não tão expressivo.

Upgrade
Upgrade significa atualização ou melhoria. Normalmente utilizado para atualizar uma versão antiga para uma mais recente de um determinado produto.

URA (Unidade de Resposta Audível)
URA é a abreviatura de Unidade de Resposta Audível. Trata de um equipamento com software utilizado por empresas para que possam ser digitadas opções no atendimento eletrônico e facilitar o atendimento dos consumidores.

V

VANs
Veículos adaptados para o comércio.

VANs²
Empresas especializadas na geração e entrega de arquivos das adquirentes.

Vantagem competitiva
Procedimento que confere um diferencial à empresa diante de seus concorrentes no mercado.

Varejista off-price
Comerciante de lojas de varejo que atuam no mercado de pontas de estoque.

Varejo
Segundo Juracy Parente, em seu livro: Varejo no Brasil: gestão e estratégia; São Paulo: Atlas, 2000; o varejo consiste em todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender a uma necessidade pessoal do consumidor final.

Visual merchandising
Estratégia do varejo para ambientar a loja, adequar os produtos, visando a funcionalidade, agilidade e harmonia para o cliente.

W

Wearables
Wearable é a palavra que resume o conceito das chamadas tecnologias vestíveis, que consistem em dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados pelos usuários como peças do vestuário.

Web App
Web App é um aplicativo e não um site. É desenvolvido tendo como base um navegador, seja ele o navegador comum ou um navegador que é embarcado dentro de um aplicativo.

WebServices
Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis.

WFM
WorkFlow Management. Trata-se de sistemas para o gerenciamento de workflows – tarefas de trabalho.

WhatsApp
WhatsApp é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo smartphone com a utilização da internet. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet.

WMS
Warehouse Management System. Em português significa Sistemas de Gerenciamento de armazéns e trata dos sistemas que ajudam as empresas a planejar e gerenciar armazéns logísticos.

X

XML
eXtensible Markup Language que em português é traduzido por Linguagem Extensível de Formatação. É utilizado para gerar linguagens de formatação, ou seja, criar documentos com dados organizados de forma hierárquica, com o intuito de designar uma linguagem simples, principalmente para a internet, interligando diferentes bancos de dados.

Y

Z