OmniGuide

DICIONÁRIO DO VAREJO OMNICHANNEL

omniguide

 

O varejo está mudando muito rapidamente e todos os dias nascem novos termos, novos conceitos e buzzwords que rapidamente se tornam parte das conversas dos especialistas de mercado.

Criamos o OmniGuide para ser o principal dicionário do varejo Omnichannel, contendo palavras, conceitos e jargões com atualizações dinâmicas e constantes para ajudar os lojistas com o que há de mais novo no nosso mercado. Ah, não deixamos de lado os termos clássicos do varejo não, afinal de contas essa é uma ferramenta que ajudará, também, aos novos varejistas que não dominam os conceitos e termos tradicionais.

 

OmniGuide

All | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
There are 25 names in this directory beginning with the letter B.
B

B2B
Business to Business. É a operação e-commerce que lida com as transações entre empresas – atacado online.

B2B2C
Business to Business to Consumer. É um modelo de e-commerce emergente que combina Business to Business (B2B) e Business to Consumer (B2C) para uma transação completa do produto ou serviço. B2B2C é um processo de colaboração que cria canais de atendimento e entrega do produto mutuamente benéficas.

B2C
Business to Consumer. É a operação e-commerce em que uma empresa vende para consumidores – varejo online.

B2E
Business to Employee. É a operação e-commerce em que uma empresa vende produtos para seus funcionários – uma variação do B2C.

B2G
Business to Government. É a operação e-commerce em que uma empresa vende produtos para órgãos governamentais atendendo diversas regulamentações que diferem a operação de um B2B.

Back Offices
São sistemas de gestão que integram com as plataformas de e-commerce, com Marketplaces e com sistemas ERP tradicionais ou legados. Os Back Offices são complementares aos sistemas ERP que não tem funcionalidades idealizadas para a Omniera.

Backup e Recovery
Backup: Realização de cópia de segurança das informações que determinada empresa tem em um servidor ou em uma base de dados, com a finalidade de salvaguardar tais informações para o caso de ocorrem problemas futuros. Recovery: Recuperação dos dados de backup, de forma a restabelecer um ambiente após um acontecimento em que a empresa perca suas informações.

Balanço Patrimonial
Demonstrativo contábil do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma empresa. Tem como objetivo, segundo as normas contábeis, demonstrar a situação econômico-financeira da empresa.

Beacon
Beacons são aparelhos de proximidade que emitem informações por meio da tecnologia Bluetooth diretamente aos dispositivos.

Bens de conveniência
Artigo adquirido com frequência pelo consumidor, de imediato e com um esforço mínimo, por exemplo, os cigarros, os jornais e as revistas.

BI
Business Intelligence ou em português Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial. São sistemas que reúnem informações gerenciais oriundas de outros sistemas para que se possa montar relatórios, cubos de decisão, indicadores de desempenho, etc. Dessa forma é possível analisar contundentemente as informações do negócio.

Big Data
Em tecnologia da informação, o termo Big Data ou Megadados em português refere-se a um grande conjunto de dados armazenados. O Big Data se baseia em 5 V’s: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. É um termo amplamente utilizado na atualidade para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos.

Bloco H
Trata-se de um dos blocos do SPED Fiscal. Nele estão contidas as informações relativas às movimentações de estoques de uma empresa.

Bloco K
Trata-se de um dos blocos do SPED Fiscal. Nele estão contidas as informações dos insumos e produtos relativas ao estoque e à produção.

Board
Trata da alta diretoria de uma empresa que tem como principal objetivo alinhar os interesses dos acionistas à gestão executiva.

BOM
Bill of Material ou em português Estrutura de Produtos – ficha técnica. Trata-se de uma lista de matérias-primas, produtos pré-montados, subcomponentes, componentes ou partes, e a quantidade necessária de cada um para produzir um produto final.

BPM
Business Process Management ou em português Gerenciamento de Processos de Negócio. Trata-se de um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio.

BPMN
Business Process Management Notation ou em português Notação para Gerenciamento de Processos de Negócio. É um tipo de notação padrão muito utilizado para representar processos de negócio (BPM) por meio de diagramas.

BPMS
Business Process Management System ou Sistema de Gerenciamento de Processos de Negócio. Trata da tecnologia ou ferramentas utilizadas para que a empresa possa entender, desenhar, melhorar e gerir seus processos de negócio.

Brand equity
Conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, ao nome e ao símbolo. É o valor patrimonial da marca.

Bug de sistema
São erros encontrados em um sistema.

Buy in store & Ship to home
Um dos macroprocessos Omnichannel. Nesse processo o consumidor pode realizar a compra de um item na loja física e solicitar a entrega do item em local de sua preferência. Isso pode acontecer, por exemplo, quando um consumidor quer comprar um item que não haja disponibilidade na loja, mas que tenha disponibilidade em outro estoque.

Buy online & Return in store
Trata-se de um dos macroprocessos Omnichannel. Nessa modalidade o consumidor realiza a compra na loja online com a opção de realizar a troca ou a devolução em uma loja física. O inverso também é verdadeiro, ou seja, o consumidor pode comprar uma mercadoria na loja física e usar o canal online para realizar a troca.

Buy online & Ship from store
Um dos macroprocessos Omnichannel. Dá ao consumidor a opção de comprar um item no e-Commerce e receber a mercadoria no endereço de sua escolha. A mudança aqui é que a mercadoria será separada, faturada e despachada para o endereço do consumidor utilizando o estoque de uma loja física, invés de usar o estoque do e-Commerce.