OmniGuide

DICIONÁRIO DO VAREJO OMNICHANNEL

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O varejo está mudando muito rapidamente e todos os dias nascem novos termos, novos conceitos e buzzwords que rapidamente se tornam parte das conversas dos especialistas de mercado.

Criamos o OmniGuide para ser o principal dicionário do varejo Omnichannel, contendo palavras, conceitos e jargões com atualizações dinâmicas e constantes para ajudar os lojistas com o que há de mais novo no nosso mercado. Ah, não deixamos de lado os termos clássicos do varejo não, afinal de contas essa é uma ferramenta que ajudará, também, aos novos varejistas que não dominam os conceitos e termos tradicionais.

 

OmniGuide

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There are 48 names in this directory beginning with the letter C.
C

C2C
Consumer to Consumer. É a operação e-commerce em que um consumidor vende para outros consumidores.

Caixa registradora
Uma caixa registradora é um dispositivo mecânico ou eletrônico que serve para calcular e registrar transações de venda e possui uma gaveta para armazenar o dinheiro. Além de manter um registro das transações ela geralmente imprime um recibo para o consumidor.

Calendário de varejo 454
O calendário 454, também conhecido como calendário comercial, tem como objetivo atender algumas demandas de gestão para o segmento varejista. O calendário 454, diferente do calendário gregoriano, força que os meses sempre tenham o mesmo número de semanas, facilitando a comparação de um ano para outro.

Canal de distribuição
Grupo de empresas interdependentes envolvido no processo de tornar um produto ou um serviço disponível ao uso ou ao consumo do consumidor.

Capacidade do estoque
Indica em unidades o balanço do seu estoque, quais itens estão com uma capacidade baixa, ideal ou alta, ou seja, quais produtos têm unidades de menos e representam uma baixa cobertura de estoque gerando rupturas ou em excesso em relação à demanda.

CAPEX
Significa Capital Expenditure que em português é traduzido por Despesas de Capital ou Investimentos em bens de Capital.

Cartão fidelidade
Cartão criado pela organização com o objetivo de aumentar a frequência de compras de seus consumidores. Normalmente tais cartões geram, entre outras coisas, créditos financeiros aos seus clientes.

Cauda longa
O termo cauda longa ou em inglês Long Tail é uma ferramenta que vem sendo utilizada cada vez mais no mercado online por proporcionar resultados positivos na segmentação de conteúdo. Trata-se de um recurso econômico da internet.

Centro de distribuição
Um centro de distribuição, também conhecido como CD, é uma unidade construída por empresas industriais e atacadistas para armazenar os produtos produzidos ou comprados para revenda, com a finalidade de despachá-los para outras unidades, filiais ou clientes finais.

CGSN
Comitê Gestor do Simples Nacional.

Chargeback
O Chargeback é o cancelamento de uma venda feita com cartão de débito ou crédito, que pode acontecer por alguns motivos, dentre eles: [1] o não reconhecimento da compra por parte do titular do cartão; [2] pelo fato de a transação não obedecer às regulamentações previstas nos contratos, termos, aditivos e manuais editados pelas administradoras.

Chat
Forma de comunicação à distância, utilizando computadores ligados à internet, na qual o que se digita no teclado de um dos participantes da conversa aparece em tempo real no monitor de todos os demais participantes de um bate-papo.

Check-in
Check-in é uma palavra em inglês que remete ao ato de dar entrada, abrir uma conta, confirmar presença em um local, registrar-se ou pedir o início de algum tipo de tarefa/processo.

CIO
O Chief Information Officer é um título dado ao executivo de TI, que pode ser um diretor de TI ou Vice-presidente de TI dependendo da estrutura organizacional da empresa. Trata do responsável pela TI em uma empresa. O CIO normalmente responde ao CEO – Chief Executive Officer ou ao CFO – Chief Financial Officer.

Click & Reserve
Um dos macroprocessos Omnichannel. Nessa opção o consumidor consegue acessar a loja online, buscar um produto e fazer a reserva do mesmo em um aloja física. O consumidor terá um prazo para ir até a loja e concluir a transação.

Click e Collect – Locker
Um dos macroprocessos de uma solução Omnichannel. Nesse processo o consumidor pode comprar a mercadoria no e-Commerce e optar por retirar a mercadoria em um locker. Um Locker é uma espécie de armário que fica em local estratégico, como um supermercado, uma estação de metro ou trem. O lojista vende ao consumidor e combina um prazo para deixar a mercadoria armazenada nesse armário para que o consumidor possa retirar a mercadoria. A mercadoria só será retirada mediante uma chave segura que somente lojista e consumidor conhecem. Para muitos consumidores essa é uma excelente opção, por terem dificuldades para receber as mercadorias em seus endereços.

Cloud Computing
Computação em nuvem.

Código de barras
O código de barras é constituído de uma série de barras e espaços alternados impressos ou estampados em etiquetas com informações codificadas reconhecidas por leitores eletrônicos.

Código de Defesa do Consumidor
Código que estabelece as normas de proteção e defesa do consumidor.

Código de rastreio
Código que identifica uma encomenda que está em poder de uma transportadora e/ou entregador.

Códigos de barras
Os códigos de barras são utilizados para representar uma numeração atribuída a produtos, unidades logísticas, localizações, ativos fixos e retornáveis, documentos, contêineres, cargas e serviços facilitando a captura de dados através de leitores e coletores de código de barras.

COFINS
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.

Coletores de dados
Coletor de dados é um equipamento portátil utilizado para a coleta de informações, que depois serão utilizadas em um sistema específico. Suas principais finalidades estão relacionadas ao controle de estoque, controle de consumo, inventários e geração de informações sobre quantidades de produtos.

Commodity
Produtos de uso comum mundial, de fácil acesso para compra.

Computadores Mainframe
Mainframe é um computador de grande porte dedicado normalmente ao processamento de grandes volumes de informações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou através de uma rede.

Conciliador de cartões
É um sistema que confronta as informações de vendas com as transações de cartões de crédito e débito, identificando as possíveis divergências de taxas e parcelas.

Conditio sine qua non
Conditio sine qua non é uma expressão que originou-se do termo legal em latim que pode ser traduzido como “sem o qual não pode ser”. Refere-se a uma ação cuja condição é indispensável e essencial.

CONFAZ
Conselho Nacional de Política Fazendária.

Consumidor Final
No comércio, consumidor final é definido como a pessoa que realmente se beneficia e usa um produto. Em economia e comércio, consumidor final difere de cliente, pois o cliente pode comprar o produto sem necessariamente consumi-lo.

Contabilidade gerencial
Processo que produz informação operacional e financeira para administradores de uma empresa. Tem como objetivo fornecer informações relevantes para a tomada de decisão.

Contas a pagar
Dinheiro que a empresa deve, em contas e obrigações.

Contas a receber
Dinheiro que a empresa receberá de seus clientes.

Controle orçamentário
Processo de acompanhamento do orçamento da empresa através da captação dos dados referentes ao que foi executado e da comparação com o que havia sido orçado. O objetivo é apurar as divergências, identificar as possíveis causas, implementar ações corretivas, garantir o alcance das metas e a correção dos desvios e avaliar o desempenho do negócio.

Core Business
Core Business é um termo inglês que significa a parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente é definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado. Este termo é utilizado habitualmente para definir qual o ponto forte e estratégico da atuação de uma determinada empresa.

COTEPE
Comissão Técnica Permanente do ICMS

CPC
Custo por clique. Trata-se do valor máximo que um anunciante atribui a cada clique que recebe em seus Links Patrocinados através de campanhas online.

CPM
Custo por mil exibições. CPM é quando o anunciante só paga se o anúncio receber mil impressões (visualizações). Esta forma está disponível apenas para rede de display e o anunciante paga por mil impressões, independente do número de cliques.

CRM
Customer Relationship Management. Sistema para gerenciamento do relacionamento com clientes e consumidores.

Cross Docking
Cross Docking é o nome dado a um tipo de sistema de distribuição que funciona assim: quando alguém compra determinado produto na loja online, o pedido é enviado a um centro de distribuição ou armazém que, por meio de um sistema organizado de redistribuição, o envia para o cliente.

Cross Selling
Cross Selling é também conhecido como venda cruzada. A empresa oferece um produto complementar ao que o cliente está levando. Exemplo: o cliente vai comprar um televisão e o vendedor oferece um home theater, um DVD player, etc.

Cubos de Decisão Multidimensionais
Um cubo é uma estrutura multidimensional que contém informações para fins analíticos. Os principais elementos constituintes de um cubo são dimensões e medidas. Os cubos são utilizados para análises que precisam checar várias dimensões, por exemplo, a venda, sob a ótica do produto, do estoque, de clientes, de canais de negócio, etc.

Custeio ABC
ABC é a sigla de activity-based costing que, em português, é custeio baseado em atividades. Essa metodologia para rateio de custos indiretos, procura apurar os custos de maneira mais exata, evitando erros arbitrários.

Custeio direto
Método no qual todos os componentes dos custos dos produtos são fatores que variam conforme sua produção. Nesse método considera-se que os custos fixos não devem ser apropriados diretamente aos produtos e, sim, considerados como despesas.

Custeio por absorção
Método de custeio de estoque no qual todos os custos de fabricação, variáveis e fixos, são considerados custos inventariáveis, isto é, o estoque absorve todos os custos de fabricação.

Custo relativo
Relação entre o que se gasta e a quantidade de consumidores atingidos.

Custos operacionais
Gasto ligado diretamente à atividade da empresa, seja comercial, industrial ou prestadora de serviço.

Custos variáveis
Custo que oscila de acordo com as quantidades produzidas ou vendidas, isto é, aquele que tem relação direta com o volume produzido ou comercializado.