PDV do futuro: obtendo vantagem competitiva com uma experiência única de compra

Com o varejo ofertando um mix de produtos cada vez mais personalizado e a concorrência cada vez mais acirrada em praticamente todos os segmentos, o foco das empresas deixou de ser no produto e passou a ser centrado no consumidor. Nesse contexto, é importante reconhecer a relevância das lojas físicas para materializar esse foco, de forma integrada com todos os outros canais de venda.

 

Hoje o que define o relacionamento da marca com o consumidor é a EXPERIÊNCIA, pois com um fluxo enorme de informações, ofertas e mensagens o cliente está cada vez mais exigente. Portanto, o PDV não pode mais ser enxergado como um simples ponto em que o cliente escolhe um produto, a transação financeira é efetivada in loco e a relação é finalizada aí, mas sim torná-lo um PDR (Ponto de Relacionamento), em que a interação com sua marca é mais ativa, íntima e assertiva. Esse esforço passa principalmente pela integração da interação que o consumidor possui com a empresa seja em uma loja física, e-commerce, revendas, televendas, social commerce, etc.

 

O PDV do futuro é móvel, flexível e cria uma experiência “Seamless”, ou seja, sem nenhum tipo de obstáculo ou interferência em todas as etapas da jornada do cliente. Soluções que criam esta experiência linear por meio dos mais diversos devices contribuem para que sua marca obtenha uma vantagem competitiva frente à concorrência, já que, mesmo com o conceito já conhecido, poucas empresas aplicam de fato em suas operações no mercado nacional.

 O que as empresas ganham com uma solução de PDV verdadeiramente Omnichannel:

 

Comodidade – Permite vender itens da loja física que serão levados pelo consumidor e ao mesmo tempo vender itens que sairão do Centro de Distribuição diretamente para a casa do consumidor – tudo em uma única transação comercial.

 

Autosserviço – Oferece maior autonomia para o cliente que deseja avaliar as opções e efetuar a compra sozinho, podendo levar os produtos que escolheu na hora ou enviar direto para sua casa.

 

Venda Itinerante – Uma loja itinerante, em um evento, por exemplo, não precisa ter todo o estoque disponível no local. Através de um PDV Móvel um vendedor realiza a venda, faz o recebimento do pagamento e manda entregar as mercadorias na casa do consumidor.

 

Mobilidade – Um PDV Móvel pode ser utilizado em um Smartphone ou em um Tablet, com sistema operacional Android ou IOS (Apple). Os tablets ou smartphones podem utilizar leitores de códigos de barras e maquininhas de pagamento via bluetooth.

 

Evite filas nos caixas – A plataforma pode ser utilizada dentro da própria loja pelos vendedores, assim o consumidor é atendido com mais conforto e a venda é processada sem a necessidade do consumidor ir até o caixa, evitando filas e tornando a experiência do consumidor mais agradável.

 

Cross Selling – Permite oferecer ao consumidor produtos relacionados – quem comprou esse item também comprou esse outro.

 

Up Selling – Permite oferecer ao consumidor um item mais caro, mas que agrega mais valor, como por exemplo, um item mais sofisticado por um valor não tão expressivo.

 

 Além disso, essa solução apresenta uma nova abordagem com relação aos vendedores das lojas. Consegue oferecer um real empoderamento dos profissionais para que possam ter mais informações e as ferramentas necessárias para melhorarem seu desempenho e, consequentemente, a experiência do cliente como um todo. O vendedor muitas vezes perde tempo procurando mercadoria no estoque e corre o risco de perder a venda pela demora no atendimento. Com a solução, ele possui essa informação na hora e na palma da mão. Também não será mais necessário buscar preço num lugar, estoque em outro e efetivar a transação financeira no caixa, com a nova dinâmica ele pode fazer tudo isso de forma rápida e sem sair do lugar. Por fim, o vendedor terá acesso a informações específicas dos produtos que estão no e-commerce, munido com fotos, storytelling, medidas, especificações técnicas e etc, o que trará mais confiança ao consumidor na hora da decisão de compra.

 

Conclusão

 

Sob a visão do cliente não há mais distinção de loja física, loja virtual, televendas, redes sociais, etc. Para ele, está se relacionando com a marca em questão e ponto, não importa o canal. Entretanto, o principal ponto de contato físico com a marca é a loja física, tornando-a um ativo importantíssimo na hora de fazer parte da vida do consumidor de forma significativa. E soluções que exploram o potencial dessa experiência, ajudam as organizações a conquistarem sua fidelidade e a aumentarem seu valor ao longo do tempo.

 

 

E o seu negócio, já está preparado para este cenário?

 

Sobre o autor: Rafael Tuma é formado em Comunicação Social pela ESPM e MBA em Digital Business pela Fiap, foca seus esforços em encontrar novas possibilidades para oferecer a melhor experiência do usuário.

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