Qual o papel do Big Data na sua empresa?

bigdata2

O Big Data está revolucionando a forma de coletar e analisar as informações que circulam no mundo digital, e os motivos para utilizá-lo a favor das estratégias de negócios são extremamente benéficos. Por isso, vamos entender o que é e como ele funciona.

Conceitos sobre Big Data

Podemos pensar no Big Data como um grande conjunto de dados (estruturados ou não) que impactam diretamente nos negócios do dia a dia das empresas.

O termo Big Data surgiu em 2001 através de uma pesquisa realizada por Douglas Laney, na qual ele fundamentava os “5 Vs” como pilares do Big Data. Esses pilares são:

  • Volume: é a quantidade de dados que o Big Data lida.
  • Variedade: são gerados diversos dados, desde de e-mail até dados financeiros e quanto maior a variedade desses dados, mais complexos de trabalhá-los. Por isso, analisar a forma correta de utilizar esses dados pode ajudar a empresa a encontrar mais oportunidades de negócios.
  • Velocidade: esse é um pilar de imenso desafio no Big Data, pois devido ao sortimento de dados todo processamento precisa ser muito rápido para gerar as informações necessárias. O volume já é medido em Zettabytes que equivale a 1.073.741.824 Terabytes, ou seja, mais de 1 bilhão de Terabytes. Esse volume grande de dados é guardado fisicamente em diversos locais, no passado armazenar tanta informação assim seria, no mínimo, um problema. Mas hoje esses dados são facilmente acessados através da Internet.
  • Veracidade: lidar com um turbilhão de informações requer uma análise mais precisa para entender o quanto uma informação é verdadeira, porque não dá para confiar em tudo que está na internet. Por isso, esse pilar é tão importante, pois é preciso saber filtrar o que é relevante estrategicamente e o que é descartável.
  • Valor: esse último pilar mostra que não basta ter acesso a tantas informações se elas não agregam valores aos negócios.É necessário entender as informações disseminadas no Big Data e separá-las conforme a relevância, porque assim haverá possibilidade de identificar as oportunidades mais rentáveis para a organização.

Aplicabilidade

Para as empresas o Big Data é extremamente importante, pois é possível utilizar as informações para identificar como agir em determinada situação. A empresa pode pesquisar se um investimento vai ter aceitação do público em determinada região que ela tem interesse em investir, ou criar campanhas com descontos expressivos, como faz o Grupo GPA, que analisa os dados dos clientes para personalizar ofertas de acordo com o produto que eles mais compram, nessa etapa o ERP pode facilitar o processo de formação de preço, pois ele leva em consideração os custos fixos e variáveis para formar o melhor preço de venda de forma fácil, consistente e ágil.

Aprender a utilizar essas informações como aliada na estratégia empresarial é um diferencial que pode colocar a empresa muito à frente dos seus concorrentes, pois é possível prever movimentos do mercado e se adaptar as mudanças de maneira mais rápida e assertiva.

A partir do momento em que robôs começaram a coletar informações de navegação ou de microfones que são acionados automaticamente nos diversos dispositivos, as informações não são mais confidenciais. É o começo de uma evolução com limites imensuráveis e é preciso saber usar todas as informações a favor da organização.

Conclusão

Enfim, o Big Data é uma realidade presente no dia a dia de grandes cases, como : Nike, Walmart, Macy’s, Nissan, Amazon, Starbucks, entre outros. É hora de analisar bem as informações e usá-las a favor dos negócios, o gerenciamento correto dos dados vai melhorar o relacionamento com o cliente, ajudar a resolver problemas sócios-econômicos e estruturar estratégias de negócios de forma mais assertiva de acordo com o público alvo.

Autor: Joyce Alcântara.

e-Books e-Millennium: Vários temas que vão fazer a diferença na sua operação.

Melhores práticas de varejo na área de compras, gestão e fluxo de pedido, formação do preço de venda, partilha do ICMS (DIFAL), rentabilidade e Omnichannel.

Baixar agora!