Tecnologia em nuvem

Tecnologia em nuvem

Saiba como essa tendência pode beneficiar a guarda de documentos na sua empresa

Cloud computing concept: Cloud and Cloud Service on computer key
Computação em Nuvem

 

A tecnologia anda a passos largos, anda não, corre. Desde que surgiram, os sistemas de armazenamento de dados sofreram diversas mudanças e, em todas elas, fizeram uma grande revolução na forma com que as pessoas armazenam e disseminam seus dados no mundo virtual.

A cloud computing ou computação em nuvem lida com uma tecnologia inovadora que permite acessar qualquer arquivo de qualquer lugar do mundo com apenas uma senha, por exemplo. Hoje é a forma mais prática de armazenar dados sem comprometer o armazenamento do computador, além disso evita lentidão na máquina que muitas vezes é causada por excesso de arquivos armazenados.

Devido aos problemas de performance causados por sobrecarga, diversas empresas têm considerado armazenar seus dados na nuvem, para evitar erros que comprometam a sua segurança.

Trataremos neste artigo sobre a evolução do armazenamento de dados, as vantagens e desvantagens de aderir a cloud computing para guardar os dados gerados no dia a dia da empresa.

 

Evolução dos sistemas de armazenamento

Antigamente para armazenar algum tipo de dado era necessário ter um dispositivo como: fita cassete, disquete, zipdrive, CD, DVD, cartão de memória ou pendrive. Porém com a evolução da tecnologia os formatos de armazenamento de dados estão em constante mudança e cada vez mais favorecem pessoas e empresas interessadas em armazenar dados sem precisar investir valores absurdos em instalações ou aquisições de dispositivos para esse fim.

A tecnologia em nuvem se difere dos dispositivos mencionados acima, pois não é necessário um investimento em dinheiro, já que é possível armazenar dados em enormes servidores disponibilizados por empresas como a Google e a Microsoft que disponibilizam um login e senha para o usuário que se cadastra e, uma vez que esse usuário se conecta a sua conta, ele tem acesso a todas as informações armazenadas.

É assim, bem simples mesmo! O usuário não precisa instalar nada e nem comprar nenhum dispositivo, as empresas oferecem esse tipo de serviço de guarda de documentos partindo de uma estratégia na qual o armazenamento de dados é feito de forma segura evitando que eles se percam ou sejam corrompidos.

Por essas e outras é que as empresas têm considerado cada vez mais utilizar os benefícios da tecnologia em nuvem ao invés de contratar um Data Center próprio ou recorrer a qualquer outro tipo de serviço pagando não só pelos serviços prestados, mas também por toda infraestrutura.

 

Vantagens e desvantagem da computação em nuvem para a empresa

Os empresários que optam por utilizar a tecnologia da nuvem evitam uma série de preocupações dado que as empresas que fornecem os provedores para armazenamento dos dados se encarregam de cuidar de toda a infraestrutura. Mas não é só isso, conheça abaixo as principais vantagens e desvantagens de migrar os dados da empresa para nuvem:

 

Vantagens

  • Segurança: como os dados não são armazenados em um computador a empresa não corre o risco de ter suas informações corrompidas ou perdidas em razão de danos ou backups emergenciais.

 

  • Comodidade: o acesso aos arquivos é feito mediante uma conexão por login e senha na internet, sendo assim é possível acessar as informações armazenadas de qualquer lugar do mundo, online e, em alguns casos dependendo da configuração, off-line também.

 

 

  • Sustentabilidade: ao armazenar dados na nuvem a empresa evita uso excessivo de energia causado por centenas de computadores ligados várias horas por dia dentro do ambiente de trabalho. A redução de energia é uma característica forte no consumo consciente abordada nas práticas de TI verde.

 

  • Não precisa de instalação ou backup: não há necessidade de instalação de dispositivos ou de backups, pois a empresa provedora fica responsável por periodicamente realizar os backups. Assim a equipe de TI não precisa perder tempo de produtividade para realizar esse processo.

 

 

  • Liberação de memória: os computadores atingem um desempenho muito mais rápido para qualquer tipo de tarefa, pois a memória fica mais leve evitando delay nas atividades.

Desvantagens

  • Velocidade da internet: a empresa precisa investir forte em uma internet de qualidade, pois dependendo do desempenho da navegação os arquivos não poderão ser acessados, prejudicando ações programadas pela empresa.

 

  • Segurança: em questão de segurança existe o lado bom e o lado ruim, nesse caso algumas empresas podem não ficar totalmente seguras com seus dados hospedados em um ambiente online, vale fazer uma análise para entender o que pesa mais para a empresa.

 

  • Preço: apesar de ter empresas que disponibilizam o acesso a nuvem gratuito, dependendo da quantidade de dados que a empresa deseja armazenar a mesma precisa investir em espaço na nuvem e, portanto, pagará a mais por esse tipo de disponibilidade.

Existe diversas considerações que a empresa precisa fazer antes de investir em qualquer tipo de tecnologia e a cloud computing não é diferente, pois da mesma forma que ela proporciona diversos benefícios para a organização ela também tem o lado ruim. Por isso, é preciso estudar o cenário da empresa e identificar as reais necessidades antes de aderir a alguma tendência só porque o mercado diz que você precisa investir.

 

Conclusão

A computação em nuvem é sem dúvida revolucionaria e permite diversas possibilidades para quem decidi fazer uso dos seus benefícios, para as empresas que precisam trabalhar com arquivo morto é uma mão na roda, pois permite o armazenamento dos mais diversos tipos de arquivo, além de possibilitar o acesso a eles de qualquer lugar a qualquer hora e de qualquer dispositivo móvel.

Se a empresa está gastando absurdos com manutenção de máquinas ou com mais de um servidor para armazenamento de dados é a hora de repensar o uso da computação em nuvem e esperamos que esse artigo te ajude a decidir o que, de fato, é vantajoso para os negócios da organização.

Por fim, importante lembrar que a computação em nuvem não é uma ‘’modinha’’ devido ao crescimento exponencial dos dados gerados pelas empresas essa tendência tem se tornado uma necessidade real e, sendo assim, o caminho esperado é que ela se torne mais confiável e segura com o passar do tempo.

 

Então, como a sua empresa tem lidado com os dados que gera diariamente, eles estão realmente seguros? Compartilhe este artigo com a sua rede de amigos e saiba o que estão falando sobre o assunto!

e-Books e-Millennium: Vários temas que vão fazer a diferença na sua operação.

Melhores práticas de varejo na área de compras, gestão e fluxo de pedido, formação do preço de venda, partilha do ICMS (DIFAL), rentabilidade e Omnichannel.

Baixar agora!