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6 vantagens de criar seu próprio clube de assinaturas

 

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Uma das maiores dificuldades das empresas nos dias de hoje é conseguir conquistar novos clientes. Essa tarefa, segundo Philip Kotler, Profissional de Marketing, é até 5 vezes mais custosa que manter um cliente antigo.

Analisando essa informação, fica claro porque precisamos pensar muito bem antes de investir em um modelo de negócio sem entender a viabilidade para o nosso público-alvo.

O clube de assinaturas é um modelo que começou a atrair empresários por não ter necessidade de desenvolver estratégias novas todos os dias para conquistar o consumidor e convencê-lo a comprar o seu produto.

Quer saber mais vantagens desse modelo de negócio? É só continuar a sua leitura!

 

O que é um clube de assinaturas?

Os clubes de assinaturas chegaram com um conceito atualizado e até parece que são inovadores, mas não é bem assim não. Você se lembra dos jornais e revistas por assinatura? Com o tempo e a ascensão da internet eles perderam espaço, mas conseguiram se adaptar, alguns deles criaram assinaturas para que o leitor tenha acesso ilimitado as matérias online da redação, por exemplo.

Atualmente essas assinaturas vão muito além de jornais e revistas, sendo possível receber livros, vinhos, cervejas, maquiagens, produtos para pet, produtos de cuidados para o bebê, snacks saudáveis, entre muitos outros, pagando planos que podem ser semanais, mensais, bimestrais, semestrais ou anuais.

Esse modelo de negócio permite que o assinante tenha acesso com exclusividade a novidades e, na maioria das vezes, acesso à produtos e serviços que foram selecionados para ele por uma curadoria especial designada pela empresa, fazendo com que o consumidor receba produtos muitas vezes até desconhecido por ele, mas não para por aí não!

Algumas caixinhas são tão bem elaboradas com mimos, cartinhas e outras surpresas que a sensação que o assinante tem é de que está recebendo um presente todas as vezes que ela chega em casa.

 

Como funciona?

Como mencionamos, o cliente que contrata um clube de assinaturas fecha um determinado plano de pagamento para desfrutar dos benefícios oferecidos pelo tempo que desejar continuar recebendo a sua caixinha.

O empresário escolhe um nicho para atuar, vamos usar como exemplo conteúdos porque é o que trabalhamos aqui na empresa. Então ele contrata uma plataforma para o desenvolvimento da loja e nela oferece acesso ilimitado a conteúdos sobre os assuntos mais diversificados.

Os conteúdos podem ser segmentados e com base na profundidade dos materiais você pode separar kits e estipular uma média de valor diferente e compatível com cada um.

É muito importante que antes de estipular os valores das assinaturas você tenha conhecimento de algumas informações como:

  • Valor do produto ou serviço

Você precisa ter na ponta do lápis quanto custa produzir o produto ou serviço que você quer vender.

 

  • Valor da embalagem

Não é apenas uma embalagem, no clube de assinaturas a embalagem é praticamente o seu produto, por isso, você precisa caprichar e saber quanto isso vai te custar.

 

  • Valor do imposto

Entenda quais os tipos de impostos e quais os valores aplicados sobre o produto ou serviço que você escolheu ofertar.

 

  • Valor do frete

Tenha definido o seu modelo logístico. Você vai trabalhar com transportadora ou correios e quanto isso lhe custará mensalmente?

 

  • Valor de marketing

Será necessário fazer um “barulho” para que os assinantes cheguem até você e para isso é preciso criar e seguir uma campanha de divulgação que a equipe de marketing vai definir.

 

  • Custo

Tudo que você gastar com produtos, embalagem, imposto, frete e marketing entra no valor total do custo que você terá.

 

  • Lucro

Quando você quer obter de lucro a partir da venda de cada caixinha do seu clube de assinaturas?

Todas essas informações são de extrema importância para que você possa definir um valor final para o seu produto ou serviço sem impactar a sua margem de lucro.

 

6 vantagens de criar seu próprio clube de assinaturas

 

  • Fidelização de clientes

Uma das maiores vantagens do clube de assinaturas é que é muito mais fácil conseguir fidelizar o cliente, já que você não precisa criar estratégias constantemente para desenvolver um relacionamento com ele a fim de convencê-lo a comprar sempre na sua loja.

Esse modelo permite que na primeira compra o cliente já seja fidelizado, por isso, seu maior esforço vai ser conseguir persuadi-lo a assinar o seu combo de produtos.

 

  • Comodidade

Oferecer comodidade é o negócio do século. Na rotina cada vez mais agitada do dia a dia as pessoas não têm muito tempo livre para sair e conhecer as novidades, ou até mesmo ir atrás de determinados produtos ou serviços que desejem, por isso, elas se dispõem, muitas vezes, a pagar valores maiores por eles, apenas para ter a comodidade de receber no conforto de suas casas

Se pensarmos nas empresas que oferecem serviços de stream, por que elas fazem tanto sucesso? O que elas vendem que atraem tantos públicos diferentes? Já parou para pensar nisso? Elas vendem comodidade, o usuário faz uma assinatura e pode assistir quantas vezes quisere e em diversos dispositivos diferentes.

 

  • Previsibilidade de lucro (receita recorrente)

Por trabalhar com um sistema de assinaturas, esses clubes garantem uma receita recorrente para a loja, o que possibilita a escalabilidade dos negócios muito mais rapidamente do que os outros modelos que lidam com fatores externos e oscilações do mercado.

 

  • Gastos e custos operacionais mínimos

Como você consegue ter previsibilidade dos lucros é possível planejar seus investimentos com riscos bem menores a fim de enxugar os gastos totais dos seus produtos e serviços com base nas quantidades de assinaturas que seus clientes fecharam.

 

Ao trabalhar com clube de assinaturas você consegue saber exatamente quais os tipos de produtos que vão em cada kit, ou seja, você não será surpreendido com uma demanda sazonal, por exemplo. Dessa maneira fica muito mais fácil manter o controle de estoque sem exceder demais e sem correr riscos de rupturas.

 

  • Testar produtos e serviços

O clube de assinaturas é uma excelente oportunidade para testar a aceitação de produtos ou serviços que você deseja investir, ou até mesmo para testar aquela ideia inovadora que você não tem noção de como o seu público-alvo vai reagir, pois através dele é possível obter feedbacks concisos e gerenciar os clientes de forma mais eficiente.

 

  • Marketing

Conforme o seu negócio for crescendo e ganhando visibilidade, você pode contatar algumas marcas para fazer divulgação dos produtos delas por um determinado valor ou em troca de uma parceria.

 

Conclusão

O clube de assinaturas é mais um dos modelos de negócios que nasce da necessidade do lojista de se reinventar em meio a tanta competitividade do comercio eletrônico.

Há muitas vantagens para quem deseja investir nesse tipo de modelo, mas é preciso muito cuidado e estudo prévio do cenário, para que o valor do seu produto ou serviço seja compatível para arcar com os custos totais da produção e manter sua margem de lucro.

Autora: Joyce Alcântara.

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