fbpx

9 benefícios poderosos de usar um sistema ERP para gerenciar os negócios

 

ERP para gerenciar os negócios
ERP para gerenciar os negócios

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) tem o poder de gerenciar todos os processos da empresa, de ponta a ponta do negócio. Dessa forma, é possível que o gestor esteja alinhado com todas as etapas da rotina empresarial, ou seja, controle processos financeiros, compras, contas a pagar, estoque, produção, contabilidade, comercial, logística, entre outros.

Os ERPs se tornaram indispensáveis justamente por centralizar as informações de toda a empresa, permitindo que o gestor tenha acesso a todas elas em tempo real, com segurança e potencializando a tomada de decisão das áreas e, consequentemente, garantindo maior vantagem competitiva.

À medida que uma empresa vai crescendo, gerenciar todos os setores acaba se tornando mais e mais complicado, por isso, se sua empresa ainda não conta com um sistema ERP, é provável que você esteja perdendo bastante, não apenas em eficiência operacional, mas também financeiramente.

Pensando nisso, neste artigo falaremos sobre a importância do ERP para pequenas, médias e grandes empresas e os benefícios que suas aplicações proporcionam para os negócios.

Boa leitura! ;)

Qual a importância do sistema ERP para os negócios?

Fica fácil entender a importância do sistema ERP para os negócios, se começarmos a pensar que ele funciona como um enorme repositório de dados, no qual todas as informações que circulam dentro do software, alimentam, nutrem e fortalecem a gestão empresarial.

A automatização promovida pela adoção do ERP, permite que a empresa tenha mais aporte para realizar planejamentos de formas mais estratégicas, reduzir os custos de maneira inteligente e reestruturar a cadeia de suprimentos visando maior eficiência nos processos logísticos e, consequentemente, maior satisfação do cliente.

Além disso, o sistema proporciona autonomia responsável, guiada por dados em tempo real e informações mais tangíveis, com base em processos adaptáveis que abraçam os objetivos da empresa e garantem resultados mais transparentes e ágeis.

 

9 benefícios de um ERP para gerenciar os negócios

Existem muitas vantagens associadas a implementação de um sistema ERP dentro de uma empresa, justamente por este motivo, o software se tornou uma ferramenta indispensável para os empresários, que conseguem por meio de suas atribuições aumentar a produtividade, a vantagem competitiva, ter domínio financeiro, potencializar a tomada de decisão e muito mais.

 

Confira:

  1. Conciliação bancária em tempo mínimo

Poder realizar conciliação de cartões, boletos e extratos bancários automaticamente é uma das vantagens de ter um sistema ERP para gerenciar processos internos da empresa, pois com ele é possível fazer o controle de recebíveis, a receber e cobrados. Além disso, ainda permite uma visibilidade muito maior dos ganhos da organização.

 

  1. Controle de todos os custos

Uma empresa que não consegue gerir corretamente seus lucros coloca em risco todo o futuro dos negócios. O sistema ERP auxilia no controle de produção, gerenciamento de estoque, emissão de relatórios, entre outros, garantindo uma visibilidade maior de todos os custos e, consequentemente, um controle mais assertivo desses gastos.

 

  1. Evita erros

Toda empresa está suscetível a erros, principalmente se os conceitos ainda forem analógicos, os processos manuais e o fluxo de trabalho não forem padronizados. Essas questões são facilmente resolvidas por um sistema ERP, pois a automatização de processos garante mais rapidez nas tarefas diárias e ainda aumenta a produtividade de toda a equipe.

 

  1. Fluxo de Caixa

Entre os diversos processos como: entrada e saída de vendas, entrada de compra e controle de estoque, o gestor corre risco de quebrar o caixa ou até mesmo, no pior cenário, falir. O ERP pode manter o fluxo de caixa organizado e sempre atualizado, pois possui funcionalidade específicas para controle financeiro, garantindo mais segurança econômica para a empresa.

 

  1. Produtividade

Os processos manuais acabam tomando muito tempo e sobrecarregando o time. Uma das vantagens do sistema ERP é que ele, ao automatizar algumas atividades, consegue garantir ganho de produtividade, para que os colaboradores consigam trabalhar com mais agilidade e administrar melhor o tempo, focando assim em atividades mais importantes.

 

  1. Segurança

Não é novidade que uma empresa lida com milhares de dados por dia e deixá-los desprotegidos pode acarretar diversos problemas para a organização, principalmente agora que a LGPD entrou em vigor. Com o ERP, os processos são centralizados em um servidor, aumentando a segurança das informações e garantindo mais credibilidade para os negócios.

 

  1. Integração

Quando a empresa trabalha com vários sistemas sem nenhum tipo de integração entre eles, as áreas não conseguem se manter alinhadas a respeito das demandas internas. O ERP garante maior fluidez nos processos porque permite que todas as áreas estejam em sinergia, possibilitando para o gestor uma visão mais ampla de todos os projetos.

 

  1. Escalabilidade

Ter um software que acompanhe o crescimento da empresa é de extrema importância para garantir que ela continue gerando bons resultados, por isso, se existe a vontade de expandir os negócios, você precisa que seu sistema de gestão esteja apto a acompanhar o ritmo de crescimento, do contrário essa evolução  será uma grande barreira para a sua organização.

 

  1. Otimiza Experiência

Com um ERP você tem processos fluídos, áreas integradas, otimização nas entregas das demandas, histórico de clientes caso a caso e personalização do atendimento. Esses fatores simplificam de maneira valorosa a experiência de compra do cliente e criam cenários surpreendentes, que conquistam e fidelizam mais a cada novo negócio.

 

Conclusão

O sistema ERP se tornou indispensável para as operações que precisam ganhar em produtividade para atender as demandas dos clientes que estão a cada dia mais imediatistas e menos tolerantes com falta de produtos, demora nas entregas, mal atendimento, limitação dos canais de atendimento, entre outros problemas.

A implementação de um ERP na sua empresa levará seus processos a um novo patamar de eficiência operacional, potencializando o alcance de todas as áreas e garantindo a evolução que você espera nos seus negócios.

Deseja fazer uma demonstração? Acesse nossa página e saiba mais.

 

 

Autora: Joyce Alcântara

 

Baixe aqui

Guia ERP para varejo de moda