A logística reversa é um processo onde o consumidor recebeu um produto de uma compra e por motivos diversos precisou trocar ou devolver o produto à loja, seja ela virtual ou física. Nesse processo, o que normalmente ocorre é o fornecedor além de realizar a troca e/ou devolução arcar com os custos logísticos para que o consumidor envie o produto de volta à empresa.
A logística reversa está amparada pelo código de defesa do consumidor que dá o direito de devolução da mercadoria, dentro de um prazo de 7 dias, a contar a data de entrega, caso haja algum arrependimento por parte do consumidor, seja lá qual for o motivo.
O Linx | e-Millennium é dotado de diversas funcionalidades que facilitam a logística reversa, facilitando desde o registro do chamado no SAC até a retirada da mercadoria no cliente emitindo a nota fiscal de entrada e faturando o objeto da troca ao consumidor, fechando todo o ciclo operacional, logístico e fiscal desse processo.
Como o Linx | e-Millennium é um ERP Omnichannel, é possível ainda que um consumidor que comprou pela loja virtual ou pelo televendas realize a troca ou a devolução através de uma loja física e vice-versa, ou seja, não importa em que canal o consumidor tenha comprado, no momento da troca ou devolução ele pode optar por um outro canal da empresa sem que haja controles paralelos para essa operação, centralizando todas as ações do processo no histórico do cliente.