fbpx

Análise de dados: o papel essencial do ERP

analises-de-dados-erp

O século XXI trouxe grandes mudanças criando um estilo de organização para a sociedade conhecido como Transformação Digital. Todas as relações foram moldadas com essa nova perspectiva, e a forma de comandar uma empresa também sofreu grandes melhorias, como a inclusão de pesquisas de mercado, análise de dados e acompanhamento da jornada de compra do consumidor.

A transição entre o formato antigo para novo nas atividades empresariais é irreversível. Resistir a tais mudanças pode representar uma grande perda de competitividade e de desempenho. Para isso, a análise de dados com suporte de um ERP apresenta um papel central e pode orientar toda a dinâmica de uma empresa. Se você quer compreender melhor a importância desse recurso, continue a leitura e confira!

Como funciona o processo de análise de dados?

Esse trabalho se refere à busca de informações relevantes para a empresa nos dados obtidos por interações com os clientes, com o mercado ou por fontes de dados externas à empresa.

A análise de dados não deve ser confundida com conceitos semelhantes, como inteligência de negócio, Big Data ou Ciência de Dados. Apesar de terem um insumo de trabalho parecido, os dados produzidos, esses conceitos se referem a outros objetivos e metodologias. 

Assim, a análise de dados pode ser classificada como uma área menor da Business Intelligence e representa uma parcela importante do planejamento estratégico. Ela se preocupa com a identificação de padrões e tendências que podem ser usadas a favor dos objetivos da empresa. 

Imagine, por exemplo, uma empresa que trabalha com food service. Se ela obtém informações de quais pratos os clientes mais gostam, quais os acompanhamentos mais pedidos e qual o volume médio de cada item do cardápio, o seu planejamento pode ser otimizado.

Nesse caso, é possível estimar o volume de refeições produzidas, investir em melhorar os pratos mais demandados e tornar o trabalho da cozinha mais eficiente. Mudanças como essa são simples de implementar quando há bons recursos para analisar as informações relevantes e que permitem reduzir custos e melhorar as vendas. 

Qual é a sua importância?

A sua importância é tão grande que pode ser um dos fatores determinantes entre a permanência ou não da empresa no mercado. Com ambientes cada vez mais competitivos, as empresas devem criar meios de otimizar seus recursos e melhorar constantemente sua performance. 

O primeiro ponto afetado pela análise correta de dados se refere ao planejamento de todas as etapas, desde a entrada de insumos na empresa até a entrega final ao consumidor. Com as informações atualizadas é possível entender o que seus clientes desejam da empresa e, em contrapartida, qual a melhor forma de ofertar essas soluções a eles. 

Avaliar essas informações também ajuda a construir campanhas de marketing mais eficientes e focadas no seu público. Pense, por exemplo, que a equipe de colaboradores está focada em um determinado produto de sua empresa e acredita que ele deve ser o item de destaque do projeto.

Ao aplicar uma pesquisa de mercado e avaliar os dados resultantes é possível confirmar a teoria da equipe de marketing e criar campanhas para artigos que o público realmente demande, além de melhorar todo processo de entrega com mudanças na gestão de fretes. 

Porque a tecnologia é essencial para realizar uma boa análise de dados?

Realize o exercício mental de considerar quantas transações ocorrem em uma empresa. Mesmo em negócios de pequeno porte há inúmeras entradas e saídas de itens, de recursos e de matéria-prima. 

Agora imagine reunir todas essas informações em cadernos ou listas físicas. Depois, pense como seria agrupar esses dados por alguns anos para criar tendências e ter uma perspectiva de mercado mais clara. Certamente você já percebeu que é impossível fazer uma análise atual e correta sem contar com uma tecnologia mais eficiente e integrada a todas as atividades da empresa. 

Por isso, contar com recursos como um ERP é fundamental para conseguir dados corretos, em tempo real e que geram informações relevantes. Os dados devem produzir informação, se não, são apenas um amontoado de números sem aplicação ao seu negócio.

Um ERP eficiente permite uma alta capacidade de customização e integra todos os segmentos do seu negócio. Isso garante mais facilidade na geração de dados, produz informações mais estruturadas e facilita na hora de desenvolver a análise.

Como o ERP emillennium pode ajudar?

O ERP  emillennium é uma solução completa para qualquer modelo de negócios por conta de sua capacidade de integração e customização que fornece uma interface fluída e intuitiva.

Esse sistema permite produzir, categorizar e analisar diferentes dados da empresa e gerar informações determinantes para o planejamento estratégico. Suas funcionalidades são categorizadas em gestão, planejamento e processos, multicanalidade e integrações. 

Quanto a gestão, há diversas aplicações incluindo a gestão financeira, de cliente, de estoques, de produto e de risco, contemplando diversas áreas fundamentais na empresa.  Referente a planejamento e processos, contamos com workflow personalizado para automação de processos específicos, planejamento de compras, além da criação de listagens, indicadores e gráficos para acompanhar o desempenho do negócio.

Sobre os mecanismos de multicanalidade, há recursos para auxiliar as operações em lojas físicas, atendimento por televendas,  recursos de franquias, criação de catálogos e criação de estrutura para e-commerce. Quando se trata de integração, o sistema conta com uma incorporação completa com as diversas Plataformas e Marketplaces, ampliando ainda maios o potencial do negócio e facilitando a evolução da empresa.

Além desses recursos, o sistema permite a criação de relatórios, listagens, gráficos e indicadores de desempenho, tornando as informações mais simples e acessíveis para que os líderes tomem as melhores decisões referentes ao bem-estar do negócio. 

Quais são as vantagens de usar o ERP?

A análise de dados envolve vários aspectos da empresa e contar com um ERP completo é indispensável para que você consiga extrair o máximo de informações do seu sistema e aplicar isso na concepção de estratégias de médio e longo prazo. 

Otimiza a previsibilidade de compras

Suas ferramentas para o gerenciamento do negócio e planejamento possibilitam que você acompanhe em tempo real o histórico de compras, além de conduzir o processo de Pedidos de Vendas (OMS) com indicadores e fluxos personalizados. Isso permite despender menos dinheiro com estoques e direciona as compras para itens de interesse da demanda. 

Melhora a qualificação e análise de parceiros e fornecedores

Ao contar com recursos para o gerenciamento de riscos e proteção antifraude, por meio de parceiros especializados, esse sistema permite fazer transações e executar atividades diárias com mais segurança e confiabilidade. Além desses recursos, ainda há ferramentas que levam à digitalização de estoques ampliando o controle de compras e fornecedores. 

Contribui para a produção de informações de valor

Ao contar com um módulo completo de Business Intelligence nativo, o emillennium entrega uma capacidade avançada para a criação de relatórios, listagens, gráficos, KPIs e dashboards, além de funcionalidades específicas para planejamento do seu projeto. Por conta de sua ampla capacidade de customização, ainda é possível criar relatórios exclusivos da sua atividade e que respondem a questões de interesse da sua empresa. 

O processo de análise de dados tem se tornado cada vez mais complexo para entregar informações ricas e determinantes para a criação de estratégias de marketing, produção e criação de valor. Se você pretende manter sua empresa competitiva e atuante no mercado, não perca as informações valiosas que seus dados podem entregar e conte com um bom ERP para aproveitar essas informações. 

Viu como novas tecnologias são indispensáveis para que sua empresa tenha um bom desempenho? Então, entre em contato conosco e confira como o ERP  pode ajudar no seu negócio!

Baixe aqui

Infográfico – O empoderamento do consumidor e como as tecnologias podem ajudar

Deixar uma resposta

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>