fbpx

Benefícios do sistema ERP para gerenciamento do atacado

Atacado
Gestão Atacado

Por muito tempo o mercado atacadista navegou em um oceano azul, oferecendo produtos de qualidade e trabalhando preços justos, que fisgavam o seu público-alvo. Mas hoje a realidade do setor mudou, aquele oceano azul, já não é mais tão azul assim e, é preciso focar ainda mais na gestão para manter a margem de lucro dos negócios.

Gerenciar uma empresa atacadista é sem dúvida desafiador, principalmente em meio a todas as mudanças de cenários que estamos vivendo, além de fatores como a transformação digital, o imediatismo do consumidor e a concorrência sendo tão agressivos para os negócios. É preciso encontrar novas formas de reduzir os custos operacionais, sem afetar de fato o relacionamento com o cliente.

Muitas vezes, isso significa encontrar um mix de produtos tendências para se trabalhar, garantindo que ele atenda a demanda solicitada, sem que seja preciso investir em segmentos novos ou até mesmo manter o nível mínimo de estoque porque de repente uma mercadoria não saiu em quantidade esperada e ficou parada, gerando prejuízo para a empresa.

Gerenciar de forma assertiva essas e outras questões pode ser complicado, por isso, é necessário adotar um sistema de gestão empresarial que seja capaz de ter uma visão completa do negócio.

Nesse sentido, se você tem uma empresa atacadista e quer saber como gerenciar de forma eficaz seu estoque, SAC, financeiro e muito mais, fique com a gente e aproveite os nossos insights! ;)

 

Benefícios do ERP para gerenciamento do atacado

  1. Estoque

O sistema ERP traz maior visibilidade dos produtos em estoque e centralização de informações, porque quando todas elas estão categorizadas, fica mais fácil perceber qualquer impacto e controlar periodicamente os itens armazenados. Além disso, é possível identificar oportunidades de movimentação assertiva, como por exemplo, se é vantajoso oferecer novos preços para seus clientes com base no giro de estoque.

 

  1. Vendas

Muitos gestores têm a ideia de que o planejamento de vendas é simplesmente examinar um relatório da performance ano a ano e definir metas colocando uma importância X vezes o número de vendas total, mas isso está bem longe de ser um planejamento de vendas assertivo, e pode comprometer seriamente os resultados.

Um sistema ERP que possui módulo de venda atacado, possibilita o atendimento de pronta entrega e pedido de venda por encomenda. Dessa maneira é possível atender centenas de clientes, utilizando conceitos de Pack (uma abordagem muito usada por fornecedores de jeans e também por aqueles que vendem grades fechadas. Além claro, de oferecer um sortimento muito maior para seus clientes, garantindo mais chances de conversão das vendas.

 

  1. SAC

Um módulo específico de SAC é um recurso de atendimento completamente integrado às demais funcionalidades do ERP e que permite ao empreendedor gerenciar atendimentos gerados através de e-mails, formulários do site, ligação, chat online e redes sociais com objetivo de registrar interações do consumidor com a empresa. Assim todas as informações são centralizadas, permitindo que o gestor acesse de forma fácil e rápida todas as interações do cliente, otimizando o seu relacionamento com ele.

 

  1. Integração

O sistema ERP também elimina a setorização dos processos, pois ao ser integrado a outros sistemas, centraliza as informações tudo em um só lugar e facilita o cruzamento dos dados para gerar análises mais profundas, possibilitando agilidade e maior precisão na tomada de decisão do gestor em momentos mais sensíveis para a organização.

 

  1. Inventário

O ERP oferece um sistema de inventários completo, que pode ser executados manualmente ou com coletores de dados, de forma completa ou parcial, utilizando o código do modelo ou do SKU, assim tanto o gestor quanto sua equipe podem atuar de forma mais estratégica e produtiva.

 

  1. Fiscal

Pensado para ajudar as empresas a realizarem uma competente gestão fiscal, o sistema ERP pode gerar os livros fiscais, permitindo a apuração dos impostos e fechamentos, dando uma completa visão da organização e possibilitando ao gestor observar seus créditos ou débitos de impostos antes mesmo do fechamento, criando oportunidade de tomada de decisões mais consistentes.

 

  1. Financeiro

Acompanhar o fluxo de caixa da empresa em tempo real, conciliar cartões de crédito, controlar créditos de clientes e fornecedores, gerenciar previsões no contas a pagar e a receber, entre outros são processos que, com um sistema ERP apropriado, pode se tornar mais fácil e extremamente mais rápido, garantindo resultados imediatos e mais assertivos.

 

  1. Compras

A solução ERP conta com avançadas funcionalidades de Planejamento de Compra e Reabastecimento, que foram projetadas para reabastecer automaticamente distribuidores atacadistas, otimizando o inventário de peças de reposição e proporcionando melhores níveis de serviço a seus clientes finais.

 

Conclusão

Desse modo, adotar um sistema ERP para gerenciamento do atacado permite que o empreendedor ganhe com a automatização de processos, maior produtividade, redução de custos, integração dos setores da empresa e centralização das informações em um único lugar, além de diversos outros benefícios que é possível perceber na prática das atividades empresariais.

 

Quer melhorar a sua gestão atacadista utilizando toda a praticidade de um sistema ERP pensado para a Omniera? Fale com um dos nossos especialistas e potencialize seus resultados com todos esses benefícios. 

Autora: Joyce Alcântara.

 

Baixe aqui

Infográfico: 4 Problemas Financeiros que um sistema ERP pode resolver