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Cadastro de produtos: conte com esse grande aliado em suas vendas

Cadastro de produtos: conte com esse grande aliado em suas vendas

 

Cadastro de produtos
cadastro de produtos

Se tem uma coisa que a pandemia de Coronavírus tem mostrado para gente é que trabalhar de forma desorganizada é um fator determinante para perder cliente, principalmente quando essa desorganização está no seu cadastro de produto, que hoje se tornou para ele a porta de entrada da sua empresa.
A quarentena antecipou a ascensão dos e-commerces para os varejistas mais resistentes, forçando-os a ingressar no mundo online, mudarem de postura e assumir a necessidade eminente de abrir uma loja virtual, para conseguirem continuar operando com receita em caixa e manter os negócios saudáveis.
Desse modo, imagine que todo o trabalho do vendedor de sondar o cliente, entender a sua real necessidade e ajudá-lo com qualquer dúvida sobre determinado produto, passa a ser trabalho exclusivo de uma única página do seu site, a de cadastro de produtos.
Mas como é possível que sua página de produtos tire todas as dúvidas do cliente, seja atrativa e tenha o fator decisivo para converter uma venda? Acompanhe essas e outras informações no decorrer desse artigo.

Boa leitura!

 

O QUE É O CADASTRO DE PRODUTOS E QUAL A IMPORTÂNCIA PARA O E-COMMERCE

O cadastro nacional de produtos é um dos processos mais importantes no gerenciamento de um e-commerce, isso porque é através desse ambiente que o consumidor terá acesso ao produto e a todas as informações a ele vinculadas. Sabe aquela conexão do varejo físico que acontece entre o vendedor e o consumidor? Você precisa levá-la para sua loja online através do cadastro de produtos.
Portanto, fotos de alta qualidade, descrições completas e de fácil compreensão com todas as informações referente ao produto ou ao serviço que a empresa oferece, além de vídeos curtos, mas que mostrem detalhadamente cada característica relevante para o consumidor, são fatores essenciais para converter a venda, sendo em alguns casos, mais importante até que o próprio preço do produto.
Você já se questionou por que está com pouca conversão, mesmo tendo um preço competitivo e mais sortimento que a concorrência? As vezes uma simples descuidada no cadastro do seu produto faz com que o consumidor não sinta confiança em compra-lo e acabe optando pela concorrência.
O cadastro de produto tem diversas características e dentre elas, podemos destacar as seguintes:
Fotos – Uma das características mais importantes do cadastro de produto, pois a foto é o que vai chamar atenção do consumidor para o seu produto, por isso, é importante ressaltar que o fundo da imagem precisa ser claro, ela precisa ser de alta qualidade para que quando ampliada seja possível ver detalhes com clareza, sem marcas d’agua ou montagens. Além disso, se possível, colocar fotos do produto de diferentes ângulos, para favorecer a percepção de quem irá comprá-lo.

Código do Youtube – Outra característica interessante é a possibilidade de disponibilizar link com um vídeo resenhando o seu produto, aumenta ainda mais a segurança do consumidor, proporcionando para ele informações mais completas para uma tomada de decisão mais segura e assertiva.

Título – O primeiro contato do consumidor com o seu produto vai ser ao visualizar seu título, desse modo, ele deve primeiramente esclarecer o tipo de produto que você está vendendo, precisa ter apelo informativo (dizer o que é), comercial (resolve que tipo de dor?) e técnico (uso de palavras chaves).

Descrição – Depois do título esse é o segundo momento para vender o seu produto, por isso, não economize nos detalhes referentes ao item, absolutamente todas as particularidades do produto devem estar bem descritas para que nenhuma dúvida fique na cabeça do consumidor.

Quantidade em estoque – Esse tipo de característica serve tanto para facilitar o lojista a ter maior controle do seu estoque, quanto pode ser um fator decisivo para a conversão da venda, pois serve como um gatilho para o consumidor realizar a compra.

Mas como se preparar para que esse tipo de situação não se torne um gargalo na sua loja? Nós te contamos abaixo!

 

DICAS PARA OTIMIZAR O SEU CADASTRO DE PRODUTO

• Use código de barras
• Padronize o seu processo
• Separe os itens por categoria
• Escolha um único colaborador para cadastrar os itens
• Aposte sempre em vídeos e fotos de qualidade
• Crie títulos realmente bons
• Atualize seu cadastro com frequência ou quando existir a necessidade
• Aposte em palavras chaves

 

SISTEMA PARA CADASTRO DE PRODUTO

Se você já possui um ERP orquestrando todos os processos da sua empresa, muito provavelmente ele oferece essa funcionalidade do cadastro de produtos, é fundamental para a gestão da empresa realizar um cadastro de produtos de forma completa e eficiente. Ele auxilia o gestor a realizar controle de estoque, planejamento de compras e o principal nas vendas.
Os sistemas de gestão pensados para uma operação de e-commerce mais completa permitem realizar o cadastro de produtos de forma ágil e simples, oferecendo diversas opções que podem ser adicionadas como informações dos produtos, como por exemplo, descrição com tags HTML, grade de cor e tamanho, quantidade máxima por venda, código de site externo, em promoção, cubagem, Anvisa e tabela de histórico da Anvisa, kits e combos, impressão de código de barras, além de contar com vários níveis de categorização de forma personalizada.
Todas essas opções permitem que o gestor enriqueça as informações do seu cadastro, podendo incluir informações que muitas vezes não são padronizadas, mas que para o e-commerce são essenciais e merecem maior destaque no momento de expor o produto na plataforma.
Além disso, como o sistema é integrado com as demais áreas da empresa, os processos são otimizados de forma automática, ao cadastrar um item novo no sistema automaticamente ele será contabilizado no estoque, por exemplo, evitando assim o retrabalho que impacta a produtividade das grandes, médias e pequenas empresas.

 

BENEFÍCIOS

1- Alavancar as vendas
2- Mais destaque no nicho de trabalho
3- Menos abandono de carrinho
4- Maior facilidade
5- Maior controle de estoque
6- Destaque sobre a concorrência

 

CONCLUSÃO

Melhorar a maneira como você enxerga o momento de cadastrar os produtos e a forma como você realiza essa tarefa é umas das várias maneiras de alavancar as suas vendas, principalmente agora em que o varejo passa por uma crise sem precedentes e abre espaço para a ascensão do e-commerce.
E claro, que contar com um sistema pode favorecer ainda mais a sua operação e trazer resultados positivos para sua loja virtual, portanto, se esse artigo foi útil para você, que tal falar com um dos nossos especialistas e entender um pouco mais sobre como otimizar o seu cadastro de produtos?

Autora: Joyce Alcântara

 

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