fbpx

Como a digitalização dos estoques pode driblar a crise e trazer mais valor para os negócios?

digitalização dos estoques
digitalização dos estoques

Os fechamentos repentinos do comércio durante o período de quarentena trouxeram à tona centenas de preocupações, além das necessidades de adaptação ao novo normal. Mas isso não é falando apenas em se reinventar com novas abordagens de venda ou estratégias de distribuição e sim em acelerar a digitalização dos processos.
Várias empresas que tinham a ideia de investir em outras oportunidades para os negócios, como por exemplo, expandir os ambientes ou ampliar a cadeia de suprimentos, mudaram de ideia e passaram a enxergar maior valor na digitalização dos estoques.
Foi pensando nesse novo cenário e nas oportunidades que a crise também revela, que decidimos falar sobre esse tema, que há muito ainda era ignorado pelos lojistas mais resistentes, mas que agora não há como deixar de considerar, pois é uma questão clara de sobrevivência para os pequenos, médios e grandes negócios futuramente.
Quer saber mais sobre os desafios do novo cenário, as vantagens da digitalização para os estoques e como um sistema de gestão pode trazer ainda mais valor para essas mudanças? Então, continue sua leitura!

O que é a digitalização e porque ela é importante para a sobrevivência dos negócios?

Embora, inicialmente a pandemia tenha trazido grandes oportunidades para o varejo online, já que as vendas de e-commerce cresceram 81%, segundo dados do Compre & Confie, também trouxe grandes desafios. Isso porque muitos lojistas não estavam preparados para esse “boom” de vendas, sendo obrigados a lidar com a indisponibilidade de seus produtos, mais vezes do que gostariam.

Há inúmeras razões para essa realidade nada satisfatória e entre elas, a paralisação das atividades humanas relacionadas a gestão de estoque e a indisponibilidade dos fornecedores e parceiros, que impactam de forma considerável todo o fluxo de distribuição da cadeia de suprimentos.

Assim, a expressa maioria das empresas que ainda não tinham começado essa transformação digital nos negócios, passaram a considerar a importância da digitalização para garantir a sobrevivência da companhia.

A digitalização é um processo no qual a empresa passa a usar soluções tecnológicas inovadoras para otimizar os processos internos, ganhar mais produtividade na execução das atividades e, claro, ampliar o relacionamento com o cliente.

Esse processo é fundamental para qualquer empresa que queira se manter competitiva no mercado, pois é uma forma dela acompanhar os novos hábitos de consumo e se manter alinhada as necessidades imediatistas do consumidor, proporcionando experiências de compra mais satisfatórias.

 

Como um sistema de ERP pode gerar valor para as mudanças operacionais

Um sistema de gestão oferece ferramentas de enorme importância para a gestão de estoque, mantendo a adequação dos níveis, garantindo previsão de demanda e suporte ao planejamento e pedido de compras de forma automática, facilitando o processo de picking e packing e muito mais.

Imagine que você ficou sem recursos para fazer as solicitações de compras de novos produtos em meio ao isolamento social, ou seja, não tem braço para fazer esses pedidos pois todos os funcionários estão afastados de quarentena, como resolver esse problema sem onerar as vendas? Um sistema ERP, permite que você faça de forma automática o pedido compra, baseando-se em dados da sua operação como: previsão de vendas e produção, pedidos cadastrados e nas ordens de produção em andamento. Assim, ao verificar as vendas e realizar os cálculos de análise das necessidades, o software sugere a quantidade de produto que precisa ser adquirida e gera automaticamente o pedido de compra.

Além disso, visando um nível ainda maior de automação a funcionalidade de Open To Buy Planning,  pode avisar para a sua equipe de compras automaticamente quando os níveis de estoque estiverem baixos, impedindo que o  orçamento original seja ultrapassado, tornando o gerenciamento tanto dos níveis de estoque como do orçamento/budget muito mais preciso.

Outra ferramenta indispensável no processo de digitalização, é a Warehouse Management System, uma solução integrada ao ERP, para controle de endereçamento de estoque, que permite otimizar processos como: recebimento, armazenamento, picking, linha de produção, expedição, dentre muito outros, garantindo a redução considerável de custos, seja com horas trabalhadas ou com a gestão total de todo o estoque.

Além disso, um sistema ERP ainda integra diversos estoques, possibilitando que o lojista use estoque de terceiros ou integre com marketplaces, evitando risco de rupturas ou gastos significativos no transporte e distribuição da mercadoria.

 

Conclusão

Dessa forma, as empresas mais bem posicionadas são as que conseguirão se fortalecer durante esse período de crise e voltar ao normal mais rapidamente do que outras. Tenha em mente que o varejo encontrará cada vez mais apoio nas novas tecnologias para manter os negócios, não apenas em atividades especificas, mas para todas as áreas da empresa.

Um sistema ERP é indispensável na caminhada pelas mudanças digitais, transformando as estratégias, potencializando a tomada de decisão, promovendo otimização dos processos e aumentando a competitividade empresarial.

E aí, você já está convencido que um sistema ERP pode gerar um valor imensurável para a digitalização do seu estoque e dos seus negócios? Então, fale com nossos especialistas para saber mais! ;)

Autora: Joyce Alcântara.

 

Baixe aqui

14 dicas para aumentar o seu giro de estoque

Deixar uma resposta

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>