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Conciliação financeira – Como organizar melhor as suas vendas em Marketplaces

Conciliação financeira – Como organizar melhor as suas vendas em Marketplaces

Um dos maiores medos de um dono de e-commerce que vende em marketplaces é assegurar que o repasse de dinheiro esteja ocorrendo de forma incorreta. Ao pensarmos em todo o processo envolvendo esse tipo de negócio, podemos notar a complexidade de se ter várias contas envolvidas e um movimento econômico frequente, causando uma certa insegurança na hora de conferir se o dinheiro está entrando e saindo de forma correta.
Portanto, para conseguir uma forma adequada de organizar o seu dinheiro sem preocupações, aderir a conciliação financeira pode se tornar um passo fundamental para que consiga melhores resultados na hora de planejar seu acompanhamento financeiro.

 

O que é conciliação de repasses dos Marketplaces?

Pensar de forma direta em conciliação financeira pode soar simples. Pois se trata de um processo de controle e gestão financeira, sempre levando em consideração as execuções de uma instituição econômica junto da empresa em questão.
O processo é de fato “simples” quando falamos de uma única empresa, fazendo parte de uma das atividades mais necessárias na gestão de um negócio.
Mas e no caso dos e-commerces que anunciam em marketplaces diferentes?
Lidar com diferentes tipos de plataformas, todas com suas características únicas e exigências, possui um cuidado mais elevado para que problemas não aconteçam em nenhum dos lados. Datas como a Black Friday podem tornar as coisas ainda mais complicadas e problemas podem ocorrer com uma recorrência maior. E é exatamente nesse ponto que queremos chegar, na importância do processo de conciliação financeira.

A importância do processo de conciliação financeira

Um e-commerce é marcado pelo dinamismo: são diversos produtos, modelos de vendas, públicos e opções de marketplaces para anunciar. Isso se aplica também pela quantidade elevada de processos financeiros que acontecem ao redor dos mesmos.
É na conciliação que o planejamento surge e gera um foco maior em processos práticos de venda. Fora a praticidade, se adequar pode gerar outras percepções, como projetos de expansão e reconhecimento de negócios de pouca renda, consequentemente, enxergando novos parceiros para inclusão.
Com isso em mente, devemos pontuar algumas razões para se conciliar os repasses dos marketplaces de uma forma mais organizada, sendo elas:

 

Garantir a segurança dos repasses para os sellers

Um e-commerce é composto por um número elevado de negociações e plataformas para aumentar as vendas e conseguir ainda mais alcance em relação a diversos públicos diferentes. Considerando isso, podemos imaginar que o número de títulos para ocorrer uma vinculação é proporcional se não maior, fora o fato de que os repasses acontecem após a realização de uma venda, exigindo uma perfeição ainda maior no processo.
Nesses aspectos, conciliar repasses de uma forma integrada e funcional não apenas melhora suas práticas financeiras como demonstra segurança em suas parcerias. Gerando novos negócios e confiança diante da sua gestão.

Apontamento de resultados

A conciliação também pode te ajudar a compreender mais o seu negócio. Como uma maneira de apontar resultados e identificar o controle de sua movimentação financeira, você pode reconhecer o progresso das vendas. Analisando esses dados, é possível proceder com alguma ação extra ou modificações.
Identificar a performance financeira em cada canal de venda é muito importante para diferenciar o impacto dos custos variáveis da operação na lucratividade do seu negócio. Os grandes volumes de repasses quando analisados de forma automatizada, permitem a verificação dos resultados através de gráficos intuitivos e de fácil análise de resultados. Saúde financeira pode, e deve, ser verificada rapidamente.

Controle de pagamentos parcelados

Utilizar pagamentos parcelados via cartão de crédito é estar ciente de que o faturamento também será recebido em partes. Com diversos clientes utilizando essa forma de pagamento, o controle para repasses se torna ainda mais complicado e fracionado.
Justamente para buscar um gerenciamento melhor dos saldos, a conciliação evita erros e o prejuízo durante esse processo. Assim, mantendo uma forma de pagamento extra ao cliente e não gerando algum problema por conta disso.
Além disso, para cada pedido em aberto, existem títulos a serem recebidos. Com a garantia dos recebimentos é possível organizar melhor o fluxo de caixa, e a integração entre o sistema conciliador com o sistema de gestão pode automatizar a baixa desses títulos, com muito mais comodidade e eficiência.

Comissionamento adequado

Todo mundo que possui um negócio deseja lucrar e receber de forma adequada, mantendo sempre os prazos ideais para que sinta segurança nos resultados das vendas. Não receber um comissionamento corretamente pode gerar um relacionamento defasado entre as plataformas e problemas maiores acabam acontecendo.
Cuidar de suas finanças para garantir que receba a quantia esperada e na data prometida evita o retrabalho e prova maturidade na gestão do seu negócio, promovendo a integridade dos serviços. Para isso, você encontrará ferramentas de automação que permitem justamente o acompanhamento e execução desse tipo de gerenciamento.

O Koncilia é o primeiro software de conciliação de repasses dos marketplaces do mercado.
Criado e desenvolvido pelo DB1 Group, verifica divergências nas comissões, controla recebíveis e entrega inteligência financeira automatizada, com análise individual dos pedidos em cada marketplace. Além disso, a ferramenta demonstra de forma automatizada todas as despesas e avaliação do custo real das vendas, de maneira prática, organizada e ágil.
A plataforma possui conciliação de marketplaces como B2W, Mercado Livre, Via Varejo, Magazine Luiza, Amazon e Netshoes, está integrada com a plataforma VTEX, além do ERP Linx e-Millenium.

 

Conclusão

Automatizar o processo de repasses dos marketplaces em seu e-commerce é um caminho mais importante do que apenas facilitar a execução de seus projetos financeiros. Ter esses dados e pagamentos de forma clara e precisa, sem se preocupar com erros e atritos durante a rotina diária de vendas, abre novos focos para o seu negócio através de uma gestão financeira muito mais eficiente.

 

Este artigo é uma colaboração do Caio Vitaliano – Equipe Koncilia.

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