fbpx

Conheça 5 fatos importantes sobre a conciliação de cartão

 

fatos conciliação de cartão
Conciliação de cartão

Antigamente a prática de conciliação de cartão era vista como uma opção para os varejistas, mas hoje essa não é mais a realidade, pois devido a dinâmica dos processos de pagamentos, a conciliação se tornou indispensável para qualquer tipo de negócio.

O varejista que deseja manter o negócio escalável precisa se preocupar com qualquer processo ou até mesmo a falta dele que possa se transformar em um gargalo, prejudicando a rentabilidade da empresa.

Nesse sentido, realizar a correta conferência das vendas feitas na loja por meio do cartão de crédito e débito é uma das formas mais assertivas de verificar a integridade dos dados entre os extratos dos cartões.

Para essa etapa, damos o nome de conciliação de cartão, prática indispensável para garantir que todos os extratos e saldos do cartão estejam corretos e, caso haja alguma discordância, é possível agir a tempo, tomando decisões corretivas.

Por isso, se na sua empresa você ainda não realiza a conciliação de cartão ou nunca teve interesse por esse processo, separamos 5 fatos sobre essa prática que vai fazer você mudar de ideia agora mesmo.

Vem com a gente!

 

O que é conciliação de cartão?

Imagine que durante o mês, na sua loja, você realizou mais vendas por meio de transação de cartão de crédito e débito do que a dinheiro. A conciliação de cartão é o processo que garante que essas transações correspondam com os repasses feitos pelas operadoras, ou seja, na prática nada mais é do que confrontar as informações de todas as suas vendas realizadas por cartão durante o mês com os recebíveis que as operadoras te repassaram.

Mas a conciliação não é necessariamente para compras feitas apenas pelo consumidor na sua loja, esse processo também inclui valores de saídas feitos com cartão, seja para pagar fornecedores ou prestadores de serviços, por exemplo.

Para esse processo se tornar um aliado da sua gestão financeira, você pode contar com um sistema ERP, esse software permite realizar todas as etapas da conciliação de forma automatizada. Os recursos do ERP possibilitam gerenciar vencimentos, taxas administrativas, descontos e valores líquidos a serem recebidos de forma mais ágil e consistente, garantindo que as operações de cartões, sejam mais bem gerenciadas com significativa diminuição da margem de erro operacional.

 

Cinco fatos importantes sobre conciliação de cartão

 

  1. Evita retrabalho

As conciliações realizadas manualmente não são eficazes, quase sempre são feitas por mais de um colaborador e, sendo assim, as chances de erros ou esquecimentos se torna ainda maior. A conciliação automática de cartão evita o retrabalho, pois garante maior mobilidade e segurança no cruzamento das informações.

 

  1. Diminui erros

A automatização de processos vem sendo adotada por muitas empresas como solução para diminuir erros nas etapas da gestão empresarial, além de otimizar o tempo e aumentar a produtividade da equipe como um todo.

 

  1. Reduz perdas financeiras

As transações feitas por meio de cartão de crédito não são repassadas pelas operadoras de forma imediata para lojistas e sellers. Assim, fica fácil se perder na gestão dos recebíveis, principalmente se a conciliação for feita manualmente. Uma solução como o ERP, possibilita um controle mais minucioso, com previsão de recebíveis, permitindo uma visão mais clara e impedindo assim a redução da receita.

 

  1. Potencializa a gestão financeira

Quando automatizada, a prática ganha um mecanismo capaz de cruzar os dados financeiros dos negócios com os repasses realizados pelas operadoras de cartão em tempo real, potencializando assim a gestão financeira da empresa.

 

  1. Aumenta a segurança das transações

Um dos principais motivos para que a conciliação de cartão seja feita de forma periódica nas empresas são as fraudes. Embora as soluções antifraudes estejam cada vez mais inseridas na rotina empresarial, a conciliação ainda é uma das formas mais seguras de garantir bons resultados nessas transações.

 

Conclusão

Assim, a conciliação de cartão automatizada pode conferir muito mais facilidade para a rotina empresarial dos lojistas, garantindo mais controle com relação os repasses de recebíveis e possibilitando a tomada de decisão em tempo real no caso de surgirem discrepâncias nos processos.

Nesse sentido, um sistema ERP é indispensável para contribuir para a fluidez e saúde financeira dos negócios, permitindo que o lojista tenha uma visão mais detalhada de todas as conciliações.

E você, já automatizou a conciliação de cartão na sua empresa? Saiba mais sobre nossa solução e como podemos te ajudar nessa prática, clicando aqui!

 

Até breve!

 

Autora: Joyce Alcântara.

 

Baixe aqui

CHECKLIST - Passo a passo para melhorar as vendas da sua empresa