fbpx

Conheça 8 tendências tecnológicas para facilitar os processos na sua empresa

Conheça 8 tendências tecnológicas para facilitar os processos na sua empresa

 

Tendências tecnológicas
Tendências tecnológicas

É impressionante a forma como a tecnologia vem evoluindo. Há 10 anos se alguém dissesse para você que a inteligência artificial dominaria o mundo, com certeza você não consideraria e acharia que essa pessoa era louca. No entanto, hoje, ao ver o rumo que a tecnologia tomou, você não só considera como também é muito provável que acredite fielmente nisso.

 

Bom, o fato é que não só a inteligência artificial, mas diversas outras novidades tecnológicas ganharam notoriedade com o passar dos anos e estão inseridas no nosso dia a dia, seja no trabalho ou na vida pessoal.

 

Diante disso, nada mais justo do que usarmos essas tecnologias a favor dos negócios, não é mesmo?

 

Nesse artigo falaremos das 8 tendências tecnológicas que vão facilitar os processos na sua empresa, independente do seu segmento.

 

1- Internet das Coisas (IoT, do termo em inglês Internet of Things)

Estima-se que até o ano de 2020, cerca de 30 bilhões de objetos estarão conectados à internet das coisas.

Trata-se de um conceito em que máquinas industriais e vários outros dispositivos moveis façam uso de sensores previamente conectados à internet, ou seja, é a expansão do que conhecemos como internet.

Esse conceito está facilitando o dia a dia de milhares de empresas, independente de qual seja o ramo, como por exemplo: Hospitais, Supermercados, Transporte Público, Logística, Agronegócio, Carros Inteligentes, Serviços Públicos em geral, Fábricas, entre muitos outros.

Os benefícios dessa tecnologia garantem que empresas tenham acesso a coletar e compartilhar as mais diversas informações instantaneamente. Além disso, facilita a automatização de processos, criando uma gestão mais assertiva, capaz de reduzir erros, otimizar e economizar recursos naturais e energéticos.

 

2- Inteligência Artificial (AI, do termo inglês Artificial Intelligence)

Aposto que assistindo aqueles filmes de ficção científica você nunca imaginou que a Inteligência Artificial poderia ser uma grande aliada para os negócios, né? Mas ela é sim!

Hoje, essa tecnologia está presente em praticamente tudo que fazemos, como por exemplo, responder a um e-mail, pesquisar informações por meio da Siri ou do Google Voice, utilizar o bot para responder clientes automaticamente, fazendo alguma transação bancária com auxílio de um atendente virtual, entre outras tarefas.

Nos negócios a AI garante papel importantíssimo em diferentes ambientes corporativos, como: industrias, hospitais, educação, varejo, carros, bancos, sistemas ERP, etc.

Os maiores interesses das empresas por essa tecnologia devem-se a sua capacidade de reduzir erros, transmitir informações em tempo real, reduzir custos e aumentar a produtividade. Além é claro, da sua incrível capacidade autônoma.

 

3- Automação

A medida que tecnologias como a AI evoluem, não existe outro caminho mais natural para os processos empresarias do que é a automação.

Esse fator gera um desconforto para o mercado de empregos devido a substituição da mão de obra humana pela máquina, mas também apresenta novas oportunidades para os funcionários se especializarem e garantirem conhecimento das novas tecnologias, ferramentas e funções.

Para a indústria a automatização garante uma série de vantagens, como: redução dos custos de produção, gestão mais segura e eficaz, maior competitividade, acesso a informações em tempo real, entre outras.

 

4- Blockchain

A tecnologia que ainda é uma novidade no Brasil está ganhando as atenções das grandes empresas, especialmente por ser extremamente abrangente e permitir que os mais diversos segmentos apostem nela.

A blockchain promete ainda ser a precursora da internet já que se trata de uma tecnologia completamente imutável que garante muito mais segurança e confiança para seus investidores.

Entre as aplicações mais curiosas dessa tecnologia estão: cinema, agronegócio, votação, varejo, netflix e outros streaming, logística, seguradoras, medicina, filantropia, entre muitas outras.

Atualmente empresas como: Santander, Carrefour, Dell, PWC e Caixa Econômica Federal já anunciaram investimentos na blockchain para os próximos anos.

 

 5- Big Data

O Big Data é de grande importância para as estratégias empresariais, pois seu grande conjunto de dados estruturados, ou não, permitem que os gestores tenham as mais diversas informações como aliada, facilitando a oferta de produtos e serviços de acordo com o perfil de cada consumidor e garantindo mais vantagem competitiva para o empreendedor.

A tendência é que a quantidade de dados cresça muito mais nos próximos anos e as empresas que tiverem consciência de utilizar esses dados a favor dos negócios terão um poder indescritível sobre o mercado e o consumidor, podendo criar estratégias voltadas para o seu público alvo com base nas mais diversas informações e aproveitamento de 100% dos dados.

 

 6- Impressora 3D

Tecnologia que promete fazer impressão de qualquer coisa em três dimensões, como por exemplo: instrumentos musicais, próteses humanas, chocolates, brinquedos, roupa, carros e até mesmo casas.

Atualmente a tecnologia vem sendo usada em produção industrial automotiva e aeroespacial, para utilidades médicas, como é o caso das próteses humanas e no setor de vestuário. No entanto, um estudo do Gartner Group prevê a expansão dessa tecnologia também entre pequenas empresas.

Além disso, é possível que, futuramente, essas impressoras sejam usadas para tocar a fábrica e, em decorrência disso, tenham mais possibilidade de integrar com sistemas de gestão e facilitar ainda mais os processos internos da organização.

 

 7- Realidade virtual

Tecnologia capaz de colocar o usuário dentro de uma realidade imaginaria, a realidade virtual vem servindo de estratégia para o mundo dos negócios, principalmente em áreas de vendas.

Um dos exemplos mais legais a respeito do uso da realidade virtual para os negócios é no segmento imobiliário, no qual é possível ver por meio de óculos especiais um apartamento ou casa pronto como se você estivesse realmente dentro do ambiente projetado.

Apesar do mercado está começando a investir na tecnologia, ela parece ser uma das grandes tendências tecnológicas para facilitar os processos empresariais nos próximos anos.

 

8- Realidade aumentada

Essa tecnologia já está no mercado há algum tempo, mas ganhou força nos últimos anos, quando marcas como: Nike, Adidas, C&A, Riachuelo, Renner, Amaro e Zara lançaram estratégias de negócios voltadas para ela, com o objetivo de transformar a experiência do consumidor.

Desde então, a utilização da realidade aumentada pelo varejo tem tomado um caminho natural e a tendência é que ela domine completamente o dia a dia das empresas, seja para surpreender o consumidor ou até mesmo para capacitar funcionários por meio de treinamentos e etc.

Um bom exemplo de realidade aumentada é o Google Glass.

 

Conclusão

O caminho evolutivo da tecnologia não tem limites, ao mesmo tempo que muitas surgem e “morrem” rapidamente outras são tão revolucionarias que mudam completamente a forma de gerir os negócios.

As 8 tecnologias que vimos nesse post são as que já estão presentes no contexto organizacional e são grandes apostas do setor, justamente por terem um potencial disruptivo e inovador.

É importante observar os cenários da empresa para perceber em quais processos essas tecnologias seriam transformadoras, a fim de otimizar completamente os negócios, garantir mais produtividade para equipe e mais lucratividade para a organização.

 

Autor: Joyce Alcântara.

e-Book: VENCENDO A CRISE ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE MULTICANALIDADE E OMNICHANNEL

O atual cenário de crises nos mais diversos setores da economia brasileira impõe que as empresas se concentrem em estratégias que possam ajudá-las a vencer a crise e manter-se em crescimento. Nesse sentido, há uma excelente opção nas estratégias de multicanalidade e omnichannel que podem mudar os rumos do negócio, transformar as empresas e garantir que vençam a crise.
Esse e-book tem o objetivo de guiar empresas, empreendedores e colaboradores na missão de aprofundar seus conhecimentos nos Conceitos da Omniera.

Baixar agora!