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Conheça as vantagens do Pick and Go para o varejo

Pick and Go
Pick and Go no Varejo

Ser Omnichannel não é mais uma tendência, virou uma necessidade para o varejista que deseja se manter escalável no mercado. Esse conceito se transformou numa questão sobrevivência para grandes, médios e até pequenos empreendedores.

É parte essencial da jornada de compra proporcionar ferramentas e tecnologias que possibilitam uma experiência mais fluida, despertando no cliente sentimentos de importância. Pois é isso, as lojas do futuro vão se categorizar principalmente pelo conforto que oferecem ao consumidor do começo ao final dessa jornada.

Por este motivo que novas formas de comprar e de consumir estão invadindo de forma disruptiva o mundo do varejo e criando oportunidades de lucro interessantes não apenas para o empreendedor, mas para o cliente também.

Antigamente, comprar sem a interferência de um vendedor era impossível, o consumidor precisava de ajuda para pegar o produto, para obter informações sobre ele (além do preço praticado pela loja) e para realizar o checkout. Porém, o conceito revolucionário do Pick and Go permite que o cliente entre no estabelecimento, escolha seus itens e pague por eles sem qualquer contato humano.

Quer saber mais sobre a aplicação do Pick and Go, as vantagens e quais os impactos que esse tipo de inovação causa na estrutura do varejo tradicional? Então, vem com a gente!;)

O que é?

Pick and Go é um conceito de origem americana que está aos poucos conquistando seu espaço no mercado varejista brasileiro. Ele consiste em permitir que o consumidor, ao visitar a loja, escolha o produto, coloque-o no carrinho, faça o pagamento pelo smartphone e realize o checkout, finalizando a jornada de compra de forma completamente autônoma, ou seja, sem a interferência do vendedor.

As lojas que já fazem uso dessa aplicação aqui no Brasil, normalmente são conhecidas como “Loja Conceito”, pois refletem as lojas do futuro: inovadoras, digitais e cômodas.

 

Como funciona?

Os modelos de negócios evoluíram, forçando uma adaptação dos canais de venda e a adoção de estratégias relacionadas a logística, pagamento, relacionamento com o cliente, integração de canais e muito mais.

Os consumidores entraram numa onda online e não sairão! Por isso, o conceito Pick and Go se faz atualmente tão necessário, para oferecer a eles uma experiência de conexão, mesclando o mundo físico ao digital e garantindo o melhor dos dois mundos.

Uma loja de conceito Pick and Go funciona através de um sistema de scanner que é instalado no smartphone do usuário e ele acessa por meio de um aplicativo. Ao acessar o aplicativo é possível ler o código de barras dos produtos e ir adicionando os itens de desejo no carrinho.

Ao concluir a compra, todos os itens escolhidos (com os códigos de barras anteriormente scaneados), aparecerão adicionados e atualizados no aplicativo, bastando que o cliente apenas conclua a compra pelo app, colocando o seu cartão de crédito ou débito. Toda a transição acontece de forma simples, transparente e ágil, e em questão de minutos o consumidor consegue realizar sua compra sem qualquer dor de cabeça, seja ela ocasionada por grandes filas ou pela insistência do vendedor.

 

Vantagens para a jornada de compra

Está comprovado que as empresas que apostam em processos Omnichannel possuem uma taxa de retenção de clientes de até 90% se comparadas com empresas que ainda não adotaram o conceito. O Pick and Go é parte da experiência Omnichannel e pode proporcionar enumeras vantagens para o varejista, pensando no curto e longo prazo.

Confira:

  1. Baixa rotatividade de clientes

Os clientes esperam uma experiência de compra sem atrito e personalizada, se a marca não pode oferecer essa conveniência, eles facilmente irão procurar esse atendimento na concorrência. Porém, se sua loja está adaptada as novas e modernas aplicações como a do Pick and Go, que possibilita uma jornada de compra amplamente satisfatória, as chances de a taxa de rotatividade da sua loja cair é bastante grande.

 

  1. Alta possibilidade de fidelização

Uma jornada de compra satisfatória fica guardada na memória do consumidor e serve como um gatilho para levá-lo a fechar negócios com a marca novamente. Nesse sentido, o Pick and Go é um excelente recurso para fidelizar clientes.

 

  1. Equilíbrio das expectativas

A mudança no comportamento de consumo gera altas expectativas no cliente, ele espera uma experiência perfeita e o Pick and Go equilibra esse sentimento, pois mistura as comodidades do mundo offline com as experiências sensoriais do mundo físico.

 

  1. Garante experiência de compra seamless

A experiência seamless, permite ao consumidor uma jornada de compra sem atrito e completamente individualizada, garantindo para empresa uma imagem mais positiva, uma vez que o cliente passa a enxergar no detalhe todos os cuidados que a marca tomou para que ele não tivesse interferências no seu processo de compra.

 

  1. Permite criar descontos e ações de marketing personalizadas

A aplicação do Pick and Go permite que a empresa tenha acesso as informações únicas do cliente, possibilitando a criação de descontos especiais e de ações de marketing personalizadas, voltadas para as necessidades e desejos dele.

 

Conclusão

Com os avanços da tecnologia motivando cada vez mais a mudança no comportamento de consumo, oferecer experiências Omnichannel se tornou essencial para qualquer que seja o modelo de negócio.

O Pick and Go é uma aplicação da omniera, que permite uma conexão entre o físico e offline, quebrando barreiras, possibilitando ao cliente experiências que englobam apenas o melhor desses dois mundos e garantindo para empresa retorno financeiros expressivos e para o cliente maior satisfação ao comprar.

 

E você, acha que o Pick and Go vai tomar conta do varejo ou será apenas uma marolinha? Conte para gente lá nas nossas redes sociais!

 Autora: Joyce Alcântara.

 

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