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Customer Experience: 5 formas de criar uma experiência do consumidor inesquecível

 

Customer experience

 

Está ficando cada vez mais complicado atrair o consumidor e trazê-lo para perto da sua marca, suas exigências estão cada vez mais inalcançáveis ao ponto que apenas oferecer um produto de qualidade já não é fator decisório para a compra, uma vez que esse aspecto não é mais um diferencial competitivo e sim fator indispensável se você quiser continuar no mercado.
A era da experiência busca quebrar essa barreira que foi criada entre o alto nível de exigência do novo consumidor e a forma como as empresas manipulam a jornada de compra, mas não é apenas isso, a era da experiência vem quebrar um paradigma importante sobre como você, empreendedor, lida com as necessidades emocionais do seu cliente.
Quer saber mais sobre o assunto e entender como oferecer uma experiência de compra inesquecível para o seu cliente? Continue sua leitura!

 

O que é afinal a experiência do consumidor

 

Customer experience ou experiência do consumidor, ao contrário do que pensam, não é um conceito novo, para se ter ideia a Disney trabalha embasada nele desde a sua criação, quando você pensa na empresa automaticamente já te vem um sorriso e um brilho no olhar. Essa reação é natural de qualquer pessoa, seja pensando em conhecer os parques da Disney ou até mesmo lembrando de alguma viagem que fez por lá, porque a empresa consegue proporcionar experiências que suprem as necessidades emocionais do cliente.
O conceito parte do princípio de que toda empresa deve criar uma experiência de impacto para o cliente, mas não apenas através dos benefícios dos seus produtos ou serviços. A experiência, de fato, não está relacionada ao que a empresa oferece de material, mas sim pelas conexões emocionais que ela desperta no cliente durante toda a sua jornada de compra.
Quantas vezes você deixou de comprar em alguma loja, mesmo que o preço e a qualidade do produto ou serviço oferecido tenha agradado, simplesmente porque a sua experiência de compra em algum ponto não foi boa? Acredite, todo mundo passa por isso, é justamente nesse sentido que a experiência do consumidor virou a base das novas relações entre empresa e consumidor, e promete permear pelos próximos anos.

 

A importância da experiência do cliente

 

Conseguir criar dentro de toda a jornada de compra do cliente uma experiência positivamente impactante, que surpreenda e alcance as expectativas dos novos e exigentes consumidores garante para empresa clientes leais, que em outros momentos se lembrarão daquela conexão que foi desenvolvida em algum ponto da compra e voltarão a fazer negócios com sua marca no futuro.
Outro ponto importante para empresa oferecer uma boa experiência é a recomendação, pois hoje um dos maiores motivadores na decisão de compra do consumidor é a avaliação da marca.
O boca a boca nunca esteve tão poderoso, antes de fechar negócio com você, o consumidor vai olhar como está a avaliação da sua empresa nas redes sociais, no Google e outros sites e, se você proporcionar uma experiência inesquecível para cada consumidor, automaticamente você está criando um defensor para sua marca, pois com certeza ele vai elogiar e indicar sua empresa para terceiros.
Nesse sentido você ainda pode aproveitar o poder das redes sociais a seu favor, incentivando o consumidor a falar da experiência que ele teve com a sua marca, gerando publicidade gratuita para o seu negócio.
São muitos fatores que tornam a experiência do consumidor um conceito de extrema importância para a ascensão dos negócios nos próximos anos, por isso, comece a avaliar quais os tipos de gatilhos emocionais que você está despertando no seu cliente para que ele tenha prazer em fazer negócios com você.

 

Como criar uma experiência inesquecível

 

1- Entenda seu público-alvo
Isso é essencial, pois para focar nas experiências que de fato você quer proporcionar para o consumidor, você precisa identificar o que o seu público-alvo deseja e quais os gatilhos emocionais que você pode ativar para conseguir atraí-lo e fazê-lo, em um primeiro momento, fechar negócio com você.

2- De importância para ofertas personalizadas
O consumidor gosta de ofertas personalizadas, pois isso desperta um certo desejo de individualidade e traz à tona uma sensação de importância. Para obter sucesso nesse aspecto você precisa coletar informações a partir dos dados tratados e armazenados pela empresa.

3- Analise os dados
Já ficou muito claro como os dados são importantes para as estratégias e tomada de decisão das empresas, e é claro que ele é fator indispensável para proporcionar uma experiência inesquecível, pois por meio das informações obtidas você consegue monitorar o grau de satisfação do consumidor.

4- Automatize
A automação está diretamente relacionada a transformação digital dentro das empresas, é através dela que você vai ter subsídio para oferecer uma jornada de compra mais descomplicada e sem interferências, garantindo mais agilidade e comodidade para que a experiência do consumidor seja impactante.

5- Ouça seu cliente
A máxima de qualquer relacionamento: ouça seu cliente. Os canais de comunicação da sua empresa são excelentes pontos para você conseguir identificar as dores e insatisfações, explore abertamente as ferramentas de CRM da sua empresa, para potencializar as interações com o cliente.

 

Conclusão

 

A era da experiência exige que empresas criem conexões autenticas para seus consumidores, pois eles não esperam nada além de um tratamento extraordinário e quando não recebem isso, não voltam a fazer negócio com a empresa nunca mais.
Se sua marca ainda não entendeu a importância de criar uma história única, que desperte gatilhos emocionais no cliente por trás do produto ou serviço que ela oferece, o futuro dela não é muito promissor. Por isso, comece a ouvir o seu cliente, entenda seus desejos e crie, dentro da jornada de compra, momentos que fiquem guardados na memória dele para sempre.

E aí, o que sua marca já está fazendo para impactar de forma inesquecível a experiência do consumidor?

 

Autora: Joyce Alcântara.