fbpx

Dia do Consumidor: sete dicas para faturar na sua loja

Dia do Consumidor: sete dicas para faturar na sua loja

dia-do-consumidor-post
Dia do Consumidor

Está chegando o dia do consumidor, 15 de março é o dia escolhido para homenagear aquele que, através de suas compras, garante a estabilidade e o sucesso das vendas de uma empresa.
Também considerada como a primeira Black Friday do ano, o dia do consumidor foi criado originalmente pelo presidente americano John F. Kennedy em 15 de março de 1962. Entretanto, aqui no Brasil o dia do consumidor é uma data móvel, uma vez que se trata de uma estratégia do comercio, criada pelo site Buscapé, para incentivar o consumismo.

 

Apesar da data ser pouco conhecida no Brasil, dados do Google mostram que as buscas por ela aumentaram nos últimos anos, garantindo mais credibilidade e relevância para as estratégias de vendas das empresas.

 

E aproveitando que esse ano o dia do consumidor será comemorado no dia 13 de março (próxima quarta-feira), puramente por estratégia comercial, trazemos nesse post, dicas simples para aumentar suas vendas no primeiro grande evento dos próximos 12 meses.

 

Confira:

 

1- Defina uma meta
Definir metas é fundamental para qualquer empresa, pois é por meio delas que o empresário consegue visualizar o seu ponto de partida, aonde quer chegar e quais ações e processos deverá seguir para alcançar essas metas.

Ao definir sua meta o empresário precisa ser bem especifico e seguir os seguintes critérios:

 

• Tangibilidade – meta que não se pode ter resultados tangíveis, trazem resultados pessimistas e muitas vezes complicações para alcançar os objetivos.
• Relevância a meta precisa ter importância baseada nos processos organizacionais e, se para o fim proposto ela não tiver relevância não pode ser considerada uma meta.
• Prazo ela precisa ter um prazo, senão não será alcançável e, neste caso, nem adianta planejar ações para atingir a meta.
• Mensurável – a meta deve servir para medir algo, para avaliar se as ações impostas estão sendo eficazes para atingir o objetivo proposto por ela.
Seguindo esses 4 critérios sua meta terá consistência para alcançar o resultado desejado nos negócios.

 

2- Prepare sua loja
Quando você decide fazer ações para aumentar as vendas da sua loja, o mais provável é que a demanda aumente e muito. Para conseguir suprir essa demanda é preciso preparar a loja para o aumento do fluxo, desde as tecnologias utilizadas até os processos de logística. Isso inclui:

• Verificar as atualizações do seu sistema ERP;
• Mudar os banners das lojas (sejam elas físicas ou online);
• No caso de e-commerce: organizar filtros; e
• No caso de loja física: organizar um espaço com as promoções selecionadas para o dia do consumidor;
• Verificar estoque
• Verificar disponibilidade das transportadoras quando ao frete e demanda em regiões com mais procura.

 

3- Prepare seu site
O dia do consumidor não era muito conhecido aqui no Brasil, mas uma recente pesquisa do Google mostra que a popularidade da data já atingiu pelo menos 35 milhões de pessoas e, 65% das que procuraram comprar nesse período encontraram ótimas promoções. Portanto, para aproveitar bem as oportunidades de vendas prepare sua plataforma para o aumento de demanda, cuide da velocidade do seu site e mantenha as informações atualizadas para que o consumidor consiga navegar com agilidade e encontrar tudo que procura com mais facilidade.

 

4- Crie descontos e promoções vantajosas
Crie promoções, você não precisa colocar tudo a preço de banana, mas crie descontos e vantagens para chamar atenção do consumidor. Faça uma análise das suas transportadoras e verifique a possibilidade de frete gratuito, selecione determinados produtos que estão com pouca saída e aplique um desconto atraente, etc.

 

5- Divulgue
Venda seu peixe. Analise todas as estratégias possíveis para que você apareça para o seu público alvo, considere e-mail marketing, posts em redes sociais, mensagens via whatsaap, entre outras estratégias que considere viável para atingir o objetivo da empresa.

 

6- Foque no atendimento
Cuide do atendimento, mas não se preocupe apenas com o atendimento pré-venda, crie uma abordagem pós-venda para manter os clientes antigos e fidelizar os novos. Lembre-se: preço atrai, mas o atendimento ainda é o grande motivador para o consumidor concluir a compra.

 

7- Mostre-se disponível, mas não fique em cima do cliente
Essa dica é mais para lojas físicas. Seja totalmente disponível, mas não fique em cima do cliente seguindo-o pela loja, demonstre empatia e seja solícito para que o cliente se sinta confortável para comprar ou apenas para dar uma “olhadinha’’.

 

8- Observe seu concorrente
Finalizando nossas dicas para o dia do consumidor, não deixe de observar a concorrência, seja ele um concorrente direto ou indireto, pois dessa forma você terá uma visibilidade maior das demandas de mercado e entenderá as necessidades do seu cliente com mais facilidade.

 

Conclusão

Essas são algumas dicas simples que selecionamos para te ajudar a mandar bem nas vendas na próxima quarta-feira, elas com certeza farão total diferença na sua estratégia de venda durante o dia do consumidor.
A popularidade da data só vem aumentando o que indica uma forte tendência para que ela se torne a época de mais vantagem financeira para o varejo, logo depois da Black Friday.

 

Autor: Joyce Alcântara.

e-Book: A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR E GERENCIAR COMPRAS

A modernidade das relações comerciais direciona intensivamente para a negociação eletrônica de bens. Dentre as questões mais importantes, é preciso destacar o planejamento e o gerenciamento das compras.
Para um bom planejamento e gerenciamento de compras, é fundamental que as empresas de e-commerce contem com bons sistemas de gestão – ERPs ou Back Offices – que ofereçam avançadas e consistentes ferramentas de gerenciamento de compras. Neste e-book, aprofundaremos no tema processos, planejamento e gestão de compras.

Baixar agora!