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Dia da Mulher: confira as melhores estratégias de vendas online

estratégias de vendas online
estratégias de vendas online

A sazonalidade é um fator importante na discussão sobre estratégias de vendas online, pois mantém a demanda por produtos e serviços em constante transformação. Nos dias que antecedem datas especiais, por exemplo, é válido identificar os itens com maior procura e envolvê-los em suas principais ações.

Uma data com destaque todos os anos é o Dia da Mulher. Celebrado em 8 de março, seu foco é no público feminino e representa o momento certo para pensar em práticas que gerem exclusividade. O objetivo é atrair a atenção de consumidores que compõem os grupos homenageados e pessoas interessadas em presentear.

Se você gostou da oportunidade para vender mais, veja agora o que fazer para atingir bons resultados nessa data!

Defina um mix de produtos atrativos

Todo negócio tem seus itens mais populares, ou seja, opções que garantem boas saídas em diferentes épocas do ano. Ainda assim, é crucial inovar e incluir algumas novidades entre os produtos ofertados ao público. Pense que o mercado muda constantemente e as preferências das pessoas tendem a acompanhar esse processo.

Para definir seu mix de produtos, considere as personas e as possíveis variações nos perfis dos consumidores. Os produtos selecionados devem ter relação com o tema da data e podem até remeter ao universo feminino, contanto que sejam variados para atender mulheres distintas.

Uma boa prática é criar categorias que abranjam diversos tipos de pessoas. Assim, fica mais fácil montar pacotes personalizados e satisfazer grupos com necessidades diferentes.

Trabalhe com o conceito omnichannel

Essa estratégia tem grande potencial por facilitar a jornada de compra do cliente. Consiste, basicamente, em manter lojas e demais empresas conectadas a diversos canais. Dessa forma, o consumidor pode acessar os serviços da marca tanto no ambiente digital (e-commerces, marketplaces etc.) quanto em pontos de venda físicos.

A estratégia omnichannel serve para integrar canais e padronizar processos em todos eles. Assim, você tem a segurança em saber que qualquer transação será realizada com qualidade, independentemente do local em que tiver iniciado. Para o público, esse cuidado gera satisfação e o desejo de continuar consumindo.

O investimento em um sistema ERP pode ajudar na adaptação do negócio. Felizmente, já existem modelos que automatizam as atividades de diversos setores para garantir a presença da marca em todos os canais.

Deixe os estereótipos de lado

A generalização pode ser prejudicial em muitas situações, incluindo o lançamento de uma campanha. Isso porque, ao colocar todas as pessoas em um mesmo grupo ou categoria, você ignora as diferenças e perde a chance de gerar exclusividade.

Esqueça os estereótipos na hora de elaborar suas estratégias de vendas online. Pense que nem todas as mulheres querem ser tratadas como frágeis ou delicadas, muito menos ter suas imagens associadas a um mundo cor-de-rosa.

Ignore as ideias do senso comum ao planejar suas vendas. Produtos de uso doméstico, por exemplo, devem ser anunciados de modo que não indiquem destinação restrita às mulheres. Afinal, não dependem de nenhum gênero para cumprir suas funções.

Faça promoções com frete

Comodidade e economia são benefícios bastante procurados pelos consumidores. Muitas lojas, inclusive, já conseguem facilitar a vida de seus clientes de várias formas: criando programas de fidelidade, diversificando o método de pagamento (como o Pix) e ofertando condições diferenciadas em relação aos concorrentes.

Entre tantas possibilidades, os descontos costumam ser os mais valorizados. Por isso, faça promoções e reduza os valores dos itens com maior saída. Também é interessante realizar parcerias com transportadoras para oferecer entrega gratuita.

O frete pode ser livre de custos para qualquer transação ou ter seu valor determinado pelo volume de compras. Por exemplo, quanto mais itens o cliente incluir no carrinho, menos dinheiro precisará desembolsar para receber a encomenda. Esse é um bom incentivo para a aquisição de uma maior quantia de produtos.

Personalize o envio do pedido

Mimos e brindes são ótimos recursos para mostrar que a marca prestou atenção em seus clientes. Então, por que não entregar algo a mais quando enviar algum produto durante a campanha de Dia da Mulher? Pode ser uma carta escrita à mão, uma embalagem customizada com o nome da pessoa, uma amostra de cosmético, entre outras ideias.

Se você vende produtos de beleza, por exemplo, pode mandar um cupom de desconto para a aquisição de outras linhas que compõem essa categoria. Desse modo, a pessoa vai ter vontade de experimentar novas fórmulas para encontrar seu kit favorito. Tudo sem perder o benefício da economia.

A customização de peças adequadas ao gosto do cliente virou um diferencial entre as estratégias de vendas online. Seja qual for o agrado escolhido pela sua empresa, precisa proporcionar uma experiência agradável no momento do recebimento.

Use as redes sociais

É difícil encontrar alguém que não utilize ao menos uma rede social. Os usuários criam suas contas para interagir com quem está longe, conhecer novas pessoas e participar de grupos de interesse. Ao longo tempo, eles passaram a navegar nesses espaços para, também, consumir produtos e serviços.

Opções como Instagram e Facebook são interessantes para divulgar promoções e novidades ao público. Já que as redes ampliam o alcance dos anúncios, elas costumam estar integradas a todo e-commerce de sucesso. Você também pode usá-las visando atrair grupos específicos e aumentar as vendas.

As ferramentas disponíveis nas mídias sociais permitem acompanhar o desempenho das campanhas, conferir depoimentos de consumidores, conversar com potenciais clientes e fortalecer a imagem da marca.

Valorize a experiência do cliente

Datas comemorativas como o Dia da Mulher sempre aumentam a demanda por produtos. Se o seu negócio não estiver preparado para isso, poderá ser lembrado de forma negativa pelos clientes. Evite o risco planejando cada etapa do processo de compra, desde a organização do site até o atendimento e o pós-venda.

Se tiver uma equipe, certifique-se de que todos os integrantes terão condições de responder aos pedidos com o mesmo nível de qualidade, em qualquer plataforma ou canal de contato. A percepção das pessoas deve ser positiva e gerar boas lembranças para que estimule a fidelização.

Perceba que são várias estratégias de vendas online para aplicar de forma simultânea. Um ERP completo, como o emillennium, cumpre bem esse objetivo por ser um sistema integrado de gestão. Dessa forma, ele se adapta a qualquer negócio e tem os diferenciais da flexibilidade, do dinamismo e da inovação.

Quer saber mais sobre as ferramentas disponíveis e os benefícios relacionados? Entre em contato com a equipe da Linx emillennium e tire todas as suas dúvidas!

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