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Venda mais no Dia do Consumidor: estratégias de vendas e marketing

 

Dia do Consumidor
Dia do Consumidor

Em datas específicas, o consumidor tende a ser mais flexível em seus critérios de compra e se permite adquirir itens que usualmente não compraria. Datas especiais — como Natal, Dia das Mães, Black Friday ou até o Dia do Consumidor — tendem a atrair a atenção do público e gerar boas oportunidades ao comércio. Como esse tipo de evento já está previsto pelos consumidores, é comum que eles aguardem até determinadas datas para avaliar as ofertas e escolher as melhores opções. 

Nesses períodos, é grande o número de ofertas, por isso é preciso pensar em uma boa estratégia para atrair a atenção dos consumidores e aumentar as vendas. Quer otimizar seus resultados? Continue a leitura e conheça as melhores estratégias para o Dia do Consumidor! 

 

O que é o Dia do Consumidor?

O surgimento desse evento de consumo tem origens internacionais. Em 15 de março de 1962, o presidente americano John F. Kennedy estabeleceu legalmente os principais direitos dos consumidores diante do congresso americano. Esse período ficou marcado e passou a ser aproveitado principalmente pelos varejistas locais, que utilizavam a data para criar promoções comemorativas.

Após vinte anos dessa tradição, a ONU (Organização das Nações Unidas) consolidou essa data como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. No Brasil, ela tem se popularizado nos últimos anos por ocorrer em uma época com poucos eventos de consumo. Normalmente, as atividades se estendem ao longo da semana, permitindo que o evento seja aproveitado ao máximo. 

 

O que o cliente espera no Dia do Consumidor?

Em uma ocasião de consumo como essa, o cliente deseja principalmente uma oferta justa e honesta. Não se deve anunciar tudo pela metade do dobro. Criar meios para enganar seus compradores com preços artificialmente altos — e que com desconto chegam ao preço padrão — é uma péssima ideia.

Caso sua empresa não tenha margem suficiente para descontos expressivos, é possível compensar e atrair os clientes com outras estratégias. Nesse caso, vale capacitar a equipe para ter um atendimento de excelência, oferecer várias formas de pagamento e disponibilizar um pós-venda adequado para que o consumidor aproveite ao máximo sua experiência de compra.

 

Quais são as ações que podem ajudar a vender mais?

Cabe ressaltar que, ao construir um conjunto de ofertas, elas devem ser uma proposta honesta que gere utilidade para quem a compra. Não adianta realizar uma grande venda em uma semana e, para isso, ter de sacrificar o relacionamento com inúmeros clientes por conta de ofertas enganosas. Dito isso, algumas estratégias podem contribuir para alcançar bons resultados.

Condições de pagamento especiais

Mesmo que muitos consumidores possam se preparar para esses eventos, outros não possuem o dinheiro na hora da compra, mas têm interesse em realizá-la. Para esses, uma alternativa é a flexibilização dos meios de pagamento, a possibilidade de parcelamento e até desconto especial para os que optarem pelo pagamento à vista.

Tudo isso beneficia todos os tipos de consumidores, sejam os que têm recursos para pagamento imediato ou não. Também é importante incluir essas informações em anúncios nas redes sociais, pois assim o público já fica ciente das possibilidades que a empresa oferece.

Seguro ou garantia estendida gratuita

Um dos medos mais comuns dos consumidores ao comprar itens de promoção é que os artigos estejam comprometidos de algum modo e por isso estão à venda por um preço inferior. Você pode sinalizar para seus clientes que o produto é de qualidade e seguro ao uso por meio do oferecimento de alguma garantia que é entregue de modo gratuito. 

Além de dar mais credibilidade, esse tipo de estratégia pode ser um argumento utilizado pelos vendedores para quebrar possíveis objeções na hora da compra.

Atendimento de qualidade

Atender bem é primordial para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento. Em períodos de euforia, como o Dia do Consumidor, esse aspecto pode ficar prejudicado. Contudo, buscar sempre um alto desempenho é indispensável para construir uma boa imagem de sua marca.

Quando se pensa em atendimento de excelência, logo imaginamos atendentes com sorriso no rosto e dispostos a auxiliar, mas uma boa recepção ultrapassa esse contato inicial com o cliente. É importante simplificar o processo de venda, conferir o funcionamento de todos os sistemas e garantir um pós-venda satisfatório. Tudo isso deve ser conferido com antecedência e considerado para atender bem no ambiente online ou offline.

Entrega rápida

A logística é um dos pontos fundamentais na construção de boas ofertas no Dia do Consumidor, pois o prazo de entrega e o valor do frete são pontos importantes na decisão de compra.

A dinâmica desse tipo de evento difere do cotidiano de uma empresa, então é crucial adiantar todos os recursos e preparar os colaboradores para conseguir aproveitar a chegada de novos consumidores e construir com eles um relacionamento de longo prazo.

Promoções chamativas

O ideal é tentar negociar com fornecedores para realmente conseguir uma oferta diferenciada e abaixo do preço praticado. Isso vai chamar a atenção tanto dos clientes que já frequentam seu estabelecimento, quanto dos novos, que podem chegar por meio dos anúncios nas mídias digitais. 

Caso uma grande oferta esteja fora do seu alcance, opte por criar mix de produtos diferenciados. Além de elevar o ticket médio, isso pode gerar um benefício ao consumidor ao comprar vários itens por um único preço. Opções de combos com produtos complementares são os mais recomendados.

 

Como aproveitar o Dia do Consumidor ao máximo?

O melhor modo de otimizar os resultados do seu negócio é aproveitar o momento de euforia do comércio para atrair mais clientes e, por meio de um trabalho direcionado ao atendimento e satisfação do mesmo, permitir que esse indivíduo seja fidelizado à sua marca. 

Pense, por exemplo, no caso de um consumidor que decide esporadicamente comprar de sua empresa por conta de preços mais baixos motivados por qualquer evento de consumo. Se o atendimento foi excelente, a loja apresentou várias opções de pagamento e gerou um ambiente confortável a esse cliente, é provável que essa pessoa volte a consumir em seu empreendimento. 

Assim, aproveitar as oportunidades do Dia do Consumidor demanda muito planejamento e boa execução por parte da empresa. Se as estratégias forem bem desenvolvidas e os itens acima cumpridos, provavelmente se conclui o período com um grande volume de vendas e muitos novos clientes com os quais pode desenvolver um relacionamento.

 

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