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Dicas para preparar sua loja online para a Black Friday

 

Black friday
Black friday

Está chegando a melhor oportunidade do ano para fidelizar clientes, conquistar centenas de novos consumidores, converter todas aquelas vendas que não foram realizadas até então e, garantir resultados desafiadores, como por exemplo, aumento do seu ticket médio e do giro de estoque e claro, sair na frente da concorrência.

Sim, estamos falando dela, a data mais aguardada pela massa varejista (com exceção do Natal), a Black Friday. Esse ano ela acontece no dia 27 de novembro e não estamos exagerando ao mencionar todas as oportunidades que ela traz, pois segundo dados disponibilizados pela Google, a data será bem maior do que a do ano passado. Somente entre os dias 26 de agosto e 22 de setembro, 19 das 29 macrocategorias do varejo analisadas pela companhia de buscas já registraram um volume que supera a da Black Friday de 2019.

E apesar da pandemia, tem um setor que conseguiu se sair muito bem e, ao que tudo indica, será a grande estrela dessa Black Friday, o e-commerce. Por dois motivos simples, o primeiro deles é que uma nova onda de consumidor digital se consolidou durante o período de pandemia; e o segundo, é que devido à preocupação e ao exercício de isolamento social ainda em algumas regiões, o consumidor vai optar por realizar suas compras online.

Pensando nisso, decidimos trazer algumas dicas valiosas nesse artigo, para te ajudar a preparar sua loja online com antecedência e lidar de forma estratégica com o “boom” de novos consumidores.

Vem com a gente!

 

Dicas para preparar sua loja online para a Black Friday

Quer arrasar nas vendas durante a data? Então, fique de olho nessas dicas que mapeamos e comece hoje mesmo a colocá-las em prática.

 

  • Objetivos

Compare seus resultados de vendas anteriores e defina um objetivo com base neles. Essa etapa é importante para entender de forma objetiva qual a atitude que te conduzirá a realização do seu objetivo.

 

  • Produtos

 

Ofereça descontos em itens de desejo, outra boa ideia é visitar o estoque e selecione produtos que estavam parados. Após selecionar seu mix de produtos, você precisa definir os descontos que serão aplicados em cada um deles.

 

  • Fornecedores

Assim que você terminar de definir quais os produtos que estarão no período promocional e os respectivos descontos, negocie com os fornecedores as melhores condições tanto para a loja quando para os clientes também.


 

Ter um estoque mínimo é necessário para te prevenir da necessidade de grandes investimentos não planejados. Esse processo vai evitar que fiquem itens parados e, ao mesmo tempo, não permitirá que falte item no caso de aumento da demanda.

 

  •  Plataforma

 

Verifique com seu parceiro tecnológico a capacidade do seu site de suportar picos e muitos acessos simultâneos, pois de nada vai adiantar você ter descontos excelentes em seu site se ele demorar mais de 5 segundos para carregar.


  • Repaginada

Procure mudar o layout, logotipo, usar uma paleta de cores diferentes, mas sem fugir da identidade visual da sua loja. Essas ações são importantes para melhorar a experiência do consumidor e deixar o site mais apelativo, além de melhorar a navegação.

 

 

  • Comparadores de preço

 

Aparecer em comparadores de preço é uma excelente oportunidade, pois elimina alguns fatores de convencimento já que o consumidor que entra nesses sites não costuma estar ali aleatoriamente, ele já decidiu que vai comprar determinado produto ou serviço e está apenas procurando qual é a melhor oferta.

 

  • Marketplace

 

O marketplace possui um sortimento muito maior em relação a um e-commerce, por isso, é estratégico aproveitar a audiência e a força desses canais para alavancar ainda mais as suas vendas na Black Friday.


  • Usabilidade

 

Ofereça um site responsivo, ou seja, compatível com plataformas mobile, já que uma das maiores dores dos consumidores nos dias de hoje é não ter acesso a todas as categorias no e-commerce via mobile como teriam na web.


  • Social Media

 

As mídias sociais possibilitam gerenciar crises de forma mais ágil e estratégica, além disso, são oportunidades excelentes de engajamento, garantindo que a divulgação das ofertas tenha um retorno mais expressivo.

 

  • “Esquenta”

 

Selecione um mix de produtos, entre itens de desejos e itens parados no estoque, defina os descontos para cada um deles e divulgue esse esquenta apenas para os clientes da sua base. Essa ação é importante para testar a aceitação inicial da sua base.


  • Transportadora

 

As promoções podem até atrair o consumidor, mas se a transportadora demorar de encaminhar o pedido de nada vai adiantar ter feito um checkout impecável, pois corre o risco de o consumidor desistir da compra e solicitar estorno do valor.

 

  • Equipe

 

Ofereça treinamento para capacitar os funcionários e aumentar a produtividade. Crie um reforço de atendimento para auxiliar os consumidores nas redes sociais, teleatendimento e outros canais nos quais a empresa está inserida.


  • Embalagem

 

Verifique se as embalagens são suficientes para suportar a alta demanda gerada pela Black Friday e solicite pedidos de embalagens em maiores quantidades para não correr o risco de ter que fazer compras fora do planejado.


  • Formas de pagamento

 

Algumas lojas oferecem descontos bem agressivos e para suportar essa estratégia elas limitam as formas de pagamento. Seja coerente, aceite as principais bandeiras de cartão, boleto bancário e verifique também a possibilidade de disponibilizar outros meios de pagamento.


  • Campanha

 

É indispensável ter um calendário de campanha com todas as ações que a loja fará durante o período, desde os disparos de e-mails informando o “esquenta” até as demais campanhas de redes sociais. Esse passo é importante para que nada passe despercebido.

 

Conclusão

Estruturar todo um planejamento e colocá-lo em prática com antecedência, garante que sua loja saia na frente da concorrência. Nós esperamos que as dicas desse artigo sejam úteis para expandir a sua percepção sobre a data e que com elas você consiga fazer uma campanha de vendas mais assertiva.

 

Boas vendas e até breve! ;)

 

Autora: Joyce Aparecida Alcântara.

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