[rank_math_breadcrumb]

ERP e WMS: É possível ter os dois integrados?  

Escrito por Linx E-millennium em
Tempo de leitura: 5 minutos

Sabemos que controlar toda a parte de expedição e logística é parte fundamental de uma operação, por uma série de razões importantes. O controle e a gestão da mesma desempenham um papel crítico na otimização das operações de armazenamento e no gerenciamento do fluxo de mercadorias dentro de um armazém ou centro de distribuição. Mas a grande questão é: É possível ter um ERP e um WMS integrado para gerenciar a expedição em um só ambiente? Primeiramente precisamos entender o que é e como é utilizado um WMS:  

O que é um WMS? 

WMS (WMS – Warehouse Management System) é um software projetado para controlar e otimizar as operações de armazenagem em empresas. Ele gerencia o fluxo de produtos desde a chegada no depósito até a expedição, controlando o estoque, localização dos itens, movimentação de estoque, separação de pedidos e gerenciamento de recursos. O WMS é importante para as empresas porque proporciona maior eficiência e precisão nas operações de armazenagem, evitando ansiedade, erros e retrabalho, ou seja, investir em automatização dos serviços é um recurso estratégico extremamente eficaz, aponta a Cortex Intelligence e, consequentemente o aumento da produtividade da mão de obra, agilizando o atendimento aos clientes e otimizando o uso dos recursos disponíveis. Em resumo, o WMS permite uma gestão mais eficiente do armazém, resultando em redução de custos, aumento da satisfação do cliente e melhoria geral do desempenho logístico da empresa.  
 
Mas as empresas sempre atravessam um dilema, entre contratar um WMS ou um ERP, mas você sabia que você consegue ter tudo isso integrado dentro do e-Millennium? 
Isto porque, o e-Millennium disponibiliza um WMS dentro do seu ERP de forma nativa, possibilitando que você consiga gerenciar de forma integrada sua operação desde a frente de caixa, fiscal e financeiro, até a própria expedição com o WMS, possibilitando o auxílio de todo o tipo de operação, desde os backoffices de e-commerce, até as operações mais complexas de FullFilmet e FullCommerce. Vamos explorar algumas das razões para as quais ter um WMS integrado a um ERP é essencial para sua operação:  

1 – Endereçamento do armazém: 
Com a utilização do WMS e ERP é possível maximizar a utilização do espaço disponível no armazém. Fornecendo informações precisas sobre a localização e disponibilidade de cada item no estoque, permite uma alocação eficiente de produtos nos espaços disponíveis. Ao evitar espaços vazios ou subutilizados, auxilia o aumento da capacidade de armazenamento e reduz os custos associados ao espaço não utilizado. 
 

2- Gerenciamento de estoque em tempo real:  

Com um WMS, é possível manter um controle preciso do estoque em tempo real. O sistema registra todas as movimentações de entrada e saída de mercadoria, permitindo que os gerenciadores fiscalizem de perto a disponibilidade de produtos. Isso ajuda a evitar problemas como estoques esgotados ou excessos de estoque, garantindo que os níveis de estoque estejam sempre otimizados. 

3- Rastreabilidade e visibilidade da cadeia de suprimentos: 

Uma das características principais é oferecer rastreabilidade completa das mercadorias desde a entrada no armazém até a saída para entrega. Isso permite o monitoramento em tempo real do status das remessas, localização dos produtos e histórico de movimentações. A visibilidade aprimorada da cadeia de suprimentos resultante do uso de um WMS em conjunto com um ERP pode reduzir perdas, extravios e aprimora a capacidade de resposta a possíveis problemas. 

4- Suporte à tomada de decisão: 
O e-Millennium fornece uma série de dados com telas de B.I., onde inseridos os KPIs do negócio, é possível fazer análises completas sobre o desempenho do armazém, como tempo médio de processamento de pedidos, taxas de precisão e utilização de recursos. Essas informações são valiosas para a tomada de decisões estratégicas, permitindo uma identificação de áreas de melhoria, otimização de recursos e ajustes na operação. 

Portanto, o e-Millennium é um ERP que se destaca por possuir um WMS nativo integrado. Essa integração oferece às empresas a vantagem de ter um controle operacional mais eficiente e uma operação escalável. Com o e-Millennium, é possível otimizar o armazenamento, gerenciar estoques em tempo real, melhorar a precisão das operações, aumentar a eficiência e obter uma visibilidade completa da cadeia de suprimentos. Além disso, a sua capacidade de escalabilidade permite que a solução se adapte às necessidades em constante evolução das empresas, acompanhando o seu crescimento. Não há dúvida de que o e-Millennium, com seu WMS nativo, é uma escolha sólida para aprimorar significativamente as operações, alcançar um melhor nível de produtividade e elevar a satisfação do cliente. Se quer conhecer mais a cerca dessa solução, entre em contato com um dos nossos especialistas.

Por Leticia Viana 

Entre em contato

"*" indica campos obrigatórios

Hidden
Tem e-commerce?*
Esses dados serão utilizados nos termos do nosso Aviso de Privacidade.
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente