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Estratégia de vendas para o dia das mães: entenda como defini-la!

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As datas comemorativas são muito aguardadas pelo comércio, pois representam uma forma de impulsionar as receitas, o que é sempre bastante desejável. Para aproveitar melhor a próxima oportunidade, é importante traçar uma boa estratégia de vendas, pois o Dia das Mães é tradicionalmente uma data com muita demanda.

Todo planejamento representa um aprendizado que poderá ser utilizado em outras ocasiões, com a devida adequação. Quando o seu negócio consegue se tornar uma referência em determinada data comemorativa, sua existência também é lembrada em outros momentos importantes, o que pode ser reforçado periodicamente.

Quer saber mais sobre estratégia de vendas para o Dia das Mães? Selecionamos as principais dicas para fazer a sua empresa alcançar os melhores resultados na data. Confira!

Por que aproveitar as datas comemorativas para vender mais?

As datas comemorativas geram uma sensação singular no público sobre a necessidade e urgência de adquirir itens para presentear entes queridos, e isso é ainda mais perceptível em relação ao Dia das Mães, que por razões de maior afetividade não costuma passar batido para filhos e maridos.

Trata-se da oportunidade ideal para reconhecer e de alguma forma recompensar a doação que essas mulheres prestam ao lar e aos filhos, e presentear é um dos gestos que se somam à comemoração por esse dia. Costume semelhante acontece em outras datas, as quais tornam propícia à homenagem por meio de presentes.

Em algumas dessas datas, o faturamento pode ser aumentado consideravelmente, o que depõe a favor das estratégias de vendas. Como mencionado, saber aproveitá-las serve de aprendizado para as demais, sobretudo quando se cria uma tática enxuta e eficaz, que possa ser adaptada às peculiaridades de cada uma delas.

Para se ter um exemplo, basta lembrar que no mês seguinte é comemorado o Dia dos Namorados, no qual também são vendidos muitos artefatos femininos, bastando a adequação das peças publicitárias para atingir esse público-alvo. Em relação à gestão de estoque, a sobra de itens do Dia das Mães ganha a oportunidade de sair no mês seguinte.

O Dia das Mães pode ser uma boa oportunidade?

Sem dúvidas, essa é uma das datas mais esperadas do ano, pois apresenta um excelente potencial de vendas. Nessa ocasião, o consumidor costuma comprar desde produtos simples até os refinados, de acordo com a sua capacidade. Afinal, é uma das principais formas de demonstrar gratidão a quem sempre esteve ao lado dele.

Para isso, você precisa criar formas de divulgar sua loja, caso ela ofereça produtos que interessem ao público feminino usualmente acima dos 30 anos. Itens para a casa costumam fazer sucesso nessa época, mas é necessário pensar fora da caixa e oferecer, também, mercadorias relacionadas a outros elementos.

Uma boa sugestão é pensar na figura materna em seus outros papéis. Portanto, uma boa ideia é vender itens que se tornem presentes e estejam relacionados à vida profissional, ao bem-estar e que contemplem a individualidade da mulher presenteada.

Ter uma abordagem que foge um pouco do tradicional pode surpreender e marcar a data de forma bastante positiva. Mas essa dica deve ser ponderada de acordo com o perfil da sua clientela e do seu negócio, para que você saiba se vale a pena inovar ou seguir uma estratégia mais conservadora.

Como usar tecnologias de gestão em sua estratégia de vendas?

O uso da tecnologia já está enraizado na maioria dos negócios, e isso é uma tendência que não se reverterá, dadas as facilidades que estão sendo oferecidas para negócios de todos os segmentos e portes. Tal adequação aos novos tempos é uma forma de otimizar o desempenho comercial e administrativo.

Centralize os dados com o ERP

A sigla ERP vem de Enterprise Resource Planning, que pode ser traduzido para o português como Sistema Integrado de Gestão Corporativa. Essa ferramenta surgiu com o intuito de facilitar a administração de uma empresa por meio da centralização de dados, que abrange setores de estoque, marketing, contabilidade, entre outros.

Em consequência, há um grande ganho de eficiência e uma visão mais ampla para a tomada de decisões que ajudem no crescimento da empresa e das vendas em momentos específicos, como as datas comemorativas a exemplo do Dia das Mães.

Gerencie os produtos por meio do PIM

A sigla PIM faz referência à gestão de informação do produto e prepara sua loja para lidar com as complexidades das estratégias Omnichannel. As empresas não estão mais em um único lugar, pois, na contemporaneidade, é necessário ampliar a atuação para atingir o público, por meio de loja física e em site próprio, plataformas e marketplaces distintos.

Se a gestão de informação de produtos é feita de forma genérica, o que tende a ser uma realidade em razão da dificuldade de lidar com todos esses canais, o resultado são anúncios fracos, com poucas informações, muitas vezes contraditórias e nada atraentes. Ter ganho de eficiência e enriquecer a abordagem, agora, é algo acessível para o seu negócio graças à tecnologia.

Use programas de fidelização

Conquistar um cliente não é tarefa tão simples e exige investimentos significativos com a estratégia de marketing. Por outro lado, a fidelização é, além de extremamente desejável, mais simples e menos onerosa. Isso porque, com um bom atendimento, já é possível cativar o seu público.

Mas a experiência da sua clientela pode ser melhor trabalhada a partir de um pós-venda que se preocupe com a satisfação e sirva para novas ações, como a distribuição de cupons promocionais. O e-mail marketing é uma das formas de cultivar esse relacionamento.

Por que é importante ter um bom sistema de gestão?

O profissionalismo de uma empresa pode ser medido por diversos fatores, mas é o gerenciamento do negócio que fica com a responsabilidade sobre o sucesso do empreendimento. Utilizando um sistema de gestão capaz de atender às suas necessidades, fica bem mais fácil planejar, tomar decisões e fechar as contas.

Criar uma boa estratégia de vendas depende de ter ferramentas adequadas à sua disposição, o que faz com que seja indispensável se munir com as melhores tecnologias disponíveis para aproveitar oportunidades como o Dia das Mães.

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