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Estratégias de negócios para vender mais pós-Natal

Estratégias de negócios para vender mais pós-Natal

Vender mais pós-Natal

 

Acabou uma das datas mais lucrativas do ano e de acordo com a previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o Natal movimentou em média R$ 31,8 bilhões e, mesmo sendo uma das menores taxas de crescimento desde o ano 2005, esse dado mostra uma tímida retomada da confiança dos empresários e também dos consumidores com relação ao comércio.

Após a correria das datas comemorativas é o momento de os lojistas aproveitarem essa retomada da confiança para pensar em novas metas e novas estratégias para aquecer novamente o motor das vendas e se preparar para as próximas datas importantes para o varejo e também para o e-commerce.

Apesar do final do ano ter um movimento mais aquecido em razão de eventos como a Black Friday, Cyber Monday e Natal, o foco principal depois do dia 26 de dezembro deve ser no consumidor que espera passar todas essas datas para aproveitar as promoções pós-Natal, nas quais as lojas colocam produtos com descontos atrativos, para eliminar itens em estoque e receber as novidades.

Pensando nisso, trouxemos 11 estratégias que você poderá usar para vender mais no período pós-Natal, seja na sua loja online ou até mesmo na sua loja física.

Quer conhecer essas estratégias? Então, continue lendo nosso artigo, esperamos que ele seja útil para os seus negócios.

 

1º verifique o estoque

Antes de tomar qualquer decisão é muito importante que o lojista verifique seu estoque, para entender quais os produtos que sobraram e em quais itens é possível praticar descontos sem comprometer a margem de lucro da empresa.

Aproveite a oportunidade para entender com seu fornecedor a respeito das sobras de mercadoria, se é possível trocar por um produto que teve mais saída, pois assim você não perde nenhum item.

 

 

2º defina novas metas

Defina as novas metas, elas vão motivar a equipe para o próximo período. O objetivo que você deseja alcançar tem que ser dentro da realidade da empresa, não adianta fixar uma super meta porque isso irá frustrar toda a equipe.

 

3º observe a concorrência

Fique de olho no seu concorrente, observe as estratégias, esse momento é importante para definir uma abordagem que seja um diferencial para o seu negócio, mas não esqueça de estudar as necessidades da sua empresa.

 

4º qualifique sua equipe

O objetivo é vender mais, consequentemente você terá um aumento de público visitando sua loja, seja ela online ou física e para atender essa demanda é preciso preparar a equipe para que todas as informações necessárias sejam absorvidas e, se necessário, passadas para o cliente.

 

5º faça divulgação

Não há como as pessoas saberem dos descontos da sua loja se você não comunicar a elas, por isso, crie estratégias de divulgação, como por exemplo, e-mail marketing, mensagens via WhatsApp, Facebook, etc.

 

6º mude sua vitrine

Essa é uma das fortes estratégias para atrair o consumidor, pense na vitrine da sua loja como a primeira impressão, pensou? Ela tem que comunicar visualmente sobre a sua promoção de fim de ano e sobre as condições de pagamentos facilitadas.

 

7º trocas de presentes

Os dias que sucedem o Natal proporcionam para os lojistas grandes oportunidades de conquistar novos clientes, isso porque é momento em que as pessoas querem trocar os presentes que ganharam de amigo secreto, de algum familiar ou amigo. É justamente nesse momento que as suas estratégias de divulgação farão total diferença.

 

 8º saldão

A grande estratégia para vender mais pós-Natal é fazer promoção. Naturalmente o lojista precisará eliminar itens em estoque para receber as novidades, por isso, o ideal é realizar uma análise dos produtos em estoque, começando por aqueles que não tiveram tanta saída, para posteriormente fixar os novos valores com base na meta já definida.

Organize sua loja de maneira que os clientes encontrem com facilidade os itens em saldão, por exemplo:

Loja online: uma boa dica é criar um filtro especifico para os itens com descontos.

Loja Física: separe um espaço da loja para expor todos os produtos em promoção e, uma ótima estratégia é já deixar algumas novidades ali por perto para chamar a atenção do cliente.

 

9º aposte em um sistema de gestão

Ter um sistema ERP gerenciando os processos da sua loja é um diferencial que garantirá mais flexibilidade para os negócios, pois o lojista terá acesso a informações em tempo real, facilitando a tomada de decisão, os estoques serão controlados mais facilmente, mostrando a quantidade exata de itens, permitindo que o lojista saiba o momento exato de repor itens e as quantidades necessárias. Além disso, é possível integrar com as mais diversas plataformas virtuais, sistemas e gateways de pagamentos.

 

10º fidelize seus clientes

O erro das lojas é achar que as vendas acabam quando o cliente está com seu produto, a abordagem pós-venda é extremamente importante para entender se o cliente está feliz e/ou tentar reverter qualquer problema. Nesse momento, você pode fidelizar o cliente mostrando que se importa com ele e que deseja vê-lo feliz e satisfeito.

 

11º mantenha-se competitivo

Para se manter competitivo no mercado o lojista precisa prestar atenção em três fatores importantes:

 

  • Preço: é um dos principais motivadores da compra, no entanto, praticar preços muito abaixo do mercado pode agradar o cliente, mas ser um problema para os lucros da organização. Sempre observe a concorrência e estude seus negócios, se você vender um produto de valor maior, não poderá praticar um preço muito baixo, pois acabará se prejudicando.
  • Qualidade: seus produtos só terão visibilidade se forem de qualidade, ninguém fala de um produto só porque ele é barato, avalia-se o custo benefício e se a qualidade não for boa, consequentemente, não terá benefício nenhum.

Avalie seus fornecedores, feche parcerias com profissionais de confiança.

 

  • Tendências: acompanhar as tendências de mercado para entender o que está em alta é a melhor maneira de agradar o cliente e de se manter atualizado. Por isso, fique atento as novidades do mercado para levar o que for de mais interessante para seu público alvo.

 

Conclusão

Pelo fato do período pós-Natal ser mais tranquilo dá-se pouca importância, mas trata-se de um período bastante estratégico para que o lojista pratique a fidelização com seu cliente e atrai novos.

Essas são algumas estratégias que pensamos em trazer para te ajudar a vender mais e esperamos que elas sejam úteis para manter o movimento mais aquecido nesse período pós-Natal.

É importante mencionar que o lojista precisa estar sempre de olho na concorrência, mas não deve cair no erro de praticar os mesmos descontos sem antes analisar as necessidades da loja e a meta que foi previamente estipulada, pois o objetivo é vender mais e não comprometer os lucros.

Autor: Joyce Alcântara.

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