fbpx

Integração ERP e PDV: conheça as principais vantagens para os negócios

 

integração ERP
integração ERP

 

Embora sistemas ERP tenham sido criados para automatizar todas as funções principais de um backoffice, ele acabou se provando um braço muito maior que esse, no que diz respeito a colher, tratar e gerenciar toda e qualquer informação de negócio, o sistema é sem dúvida a melhor escolha para o lojista que precisa lidar com os inúmeros modelos de negócios da Omniera.

Se ele por si só já tem uma ilimitável capacidade de gerenciar todas as áreas da empresa, imagine o que ele consegue proporcionar de otimização ao ser integrado com outros aplicativos, como por exemplo, o PDV Omnichannel?

É sobre esse assunto que falaremos nesse artigo, por isso, se você está cansado de lidar com vários sistemas que não conversam entre si e, apenas oneram o tempo da sua operação, fique com a gente e saiba como um sistema ERP integrado ao PDV pode garantir grandes vantagens para o seu negócio.

 

Boa leitura!

O que é um ERP?

Antes de mais nada, é importante saber mais sobre o ERP. A sigla ERP vem da palavra Enterprise Resource Planning, em tradução significa Planejamento de Recursos Empresariais, que nada mais é do que um sistema de gestão que integra todos os processos de uma empresa em uma só solução, ou seja, é possível gerenciar atividades de todas as áreas da companhia desde Comercial e Marketing até Logística e Suporte.

No mercado, pelo menos sete versões do sistema podem ser encontradas, confira no detalhe cada uma delas:

 

Legado – possui uma tecnologia velha e que já ficou obsoleta não permitindo a integração com outros canais de negócios. São sistemas mais difíceis de dar manutenção e não sofrem atualização com determinada frequência e, por consequência não evoluem.

 

Engessado – Como o próprio nome já diz, são sistemas que não possuem uma arquitetura adequada para extensibilidade e, dessa forma acabam sendo softwares bem limitados. Normalmente são sistemas de baixo custo que inicialmente podem parecer mais vantajosos, mas depois devido as suas funcionalidades minimamente básicas acabam prejudicando a gestão.

 

Verticalizado – Normalmente voltado para pequenas empresas, suas funcionalidades são restritas a processos como: faturamento, controle de estoque, controle de vendas, frente de caixa, integração com e-commerce, financeiro (básico), cadastros e controle de compras. 

 

Gratuito – Embora seja pouco divulgado, há sistemas ERP gratuitos que são disponibilizados na versão Open Source, ou seja, um software de código aberto que pode ser distribuído para qualquer um e para qualquer finalidade. Apesar de serem gratuitos, demandam que a empresa contrate um terceiro para implantação e também para manutenção.

 

Backoffice – O backoffice não é um sistema ERP completo, por isso, depende de um ERP corporativo para funcionar corretamente, no entanto supre as carências do sistema ERP que não atende as particularidades de uma operação voltada para o e-commerce.

 

Verticalizado (para varejo físico) – Apesar desse ERP ser voltado para operações no PDV,  na retaguarda das lojas físicas, redes de lojas e até franquias, são sistemas que dispõem de uma série de funcionalidades engessadas e, portanto, dificultam bastante a gestão de uma empresa que deseja atuar em uma operação Omnichannel.

 

Omnichannel –ERPs Omnichannel são softwares pensados para os negócios da Omniera, portanto possuem capacidade para lidar com empresas de todos os portes e tamanhos, desde startups até complexas operações com os mais diversos canais de negócios. O objetivo principal desse tipo de sistema é facilitar a gestão das empresas e a experiência do consumidor.

 

O que é um PDV?

Um sistema PDV (ponto de venda), refere-se a um determinado local ou ponto de serviço, onde ocorre a transação da venda. De forma simplificada pode ser a caixa registradora de uma loja.

A solução de PDV Omnichannel é das mais adotadas pelos varejistas, por carregar características que oferecem maior empoderamento para o vendedor e, consequentemente, potencializa a experiência de compra do cliente.

Dentre suas contribuições para beneficiar o varejo estão: Comodidade, Autosserviço, Venda Itinerante, Mobilidade, Evita filas nos caixas, Cross Selling e Up Selling.

 

Importância da integração

Como vimos, o ERP é uma ferramenta com potenciais ilimitados no tocante ao gerenciamento empresarial, justamente por atender todas as áreas internas e externas e sua flexibilidade permitir integrações com as mais diversas soluções, dentre elas o PDV Omnichannel.

A integração dessas duas soluções configura maior autonomia para que o vendedor possa ter maior empoderamento no relacionamento no cliente, garantindo a mercadoria com agilidade, mesmo que ela não esteja na loja física, pois é possível fazer a reserva do pedido para outras lojas ou direcionar do centro de distribuição e/ ou estoques de terceiros ou do próprio lojista.

Além disso, potencializa a tomada de decisão, pois o “core” do ERP é um agrupado de módulos de planejamento que contempla gerenciamento de produção e distribuição e suprimentos que, quando integrado com o PDV Omnichannel, melhora a precisão geral de toda a operação.

 

Principais vantagens de integração entre ERP e PDV

Agora que você já entendeu mais sobre ERP, PDV e qual a importância da integração entre esses dois sistemas, chegou a hora de saber quais as principais vantagens que estão alinhadas a incorporação desses dois softwares.

A saber:

 

  • Automatização de tarefas
  • Maior produtividade
  • Aumento da eficiência operacional
  • Aumento e aceleração da conversão de vendas
  • Maior autonomia para o vendedor
  • Melhora a experiência do cliente
  • Otimiza gestão de estoque
  • Maior segurança

 

Conclusão

As integrações do sistema ERP oferecem maior eficiência para todos os processos da operação e permite que o gestor tenha informações mais completas, que contribuam para a sua tomada de decisão de forma mais inteligente, precisa, segura e sem erros.

A integração com o PDV Omnichannel facilita o dia a dia da empresa e garante maior controle financeiro para o gestor. É um verdadeiro conjunto de interesses que possibilitam mais autonomia para o vendedor, maior comodidade para o consumidor e muito mais vendas para o empreendedor.

Quer saber como integrar seu ERP ao PDV Omnichannel? Então, fale com um dos nossos especialistas clicando aqui! ;)

 

 Autora: Joyce Alcântara.

 

Baixe aqui

REDUZA OS TRIBUTOS DE SUA EMPRESA