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Loja física x loja virtual: veja as vantagens da aplicação de um ERP

 

loja fisica x loja virtual

 

A rotina de um gestor é tomada por desafios diários. Atender necessidades, gerenciar uma equipe e entregar soluções inovadoras são algumas dessas atribuições. Independentemente de sua estrutura ser em loja física ou loja virtual, o ambiente de negócios se torna cada vez mais desafiante e demanda soluções imediatas por parte de sua equipe.

Com o intuito de tornar a gestão de um negócio mais fácil e eficiente, tecnologias como o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) foram desenvolvidas para suprir uma demanda crescente. Se esse é o seu caso, continue a leitura e confira de que forma um sistema integrado pode ser decisivo para o desempenho de sua empresa!

O que é um ERP?

Traduzindo para o português, a sigla ERP significa Sistema Integrado de Gestão Corporativa ou Empresarial. Esse tipo de tecnologia é responsável por centralizar todos os dados e processos da empresa, além de agregar informações relevantes de todos os segmentos, como administração, contabilidade, estoque, marketing e demais áreas envolvidas.

Essa tipo de sistema é indispensável para o ambiente de negócios, pois permite uma alocação significativa dos recursos da firma e, consequentemente, ajuda a desenvolver melhorias no processo de tomada de decisões. Essa solução pode ser aplicada tanto em empresas de qualquer tamanho quanto em quaisquer nichos, desde que incorpore as peculiaridades de cada segmento de mercado.

Loja física x loja virtual: quais são as vantagens de usar um ERP?

Independentemente do ambiente em que seu negócio atua, um sistema de gestão contribui para um melhor funcionamento de todos os processos, evita erros que podem gerar multas e leva à redução de custos. Portanto, ambos os ambientes, físicos e digitais, ganham ao incluir esse tipo de tecnologia no seu dia a dia.

A grande diferença entre um ERP que pode contribuir para a sua empresa e o que não gera tantos resultados está na capacidade de o sistema ser dinâmico e flexível às suas necessidades.

Ao contratar um ERP, deve-se estar atento na sua capacidade de customização e usabilidade. Afinal, não adianta ter o melhor sistema, se ele é complexo e pouco intuitivo. Há ainda muitas outras contribuições que podemos destacar quanto a esse tipo de software.

Melhora na produtividade

Um ERP tem impacto direto na produtividade, pois seus mecanismos permitem que os processos sejam realizados de modo eficiente. Isso acontece por meio do seu impacto na maneira como o trabalho é desenvolvido por seus colaboradores e permite torná-lo mais simples e rápido.

Também há melhorias por conta da automação comercial que controla todos os fluxos de mercadorias, desde sua entrada nos estoques até a hora da venda. Assim, permite cortar etapas que, sem ele, seriam desenvolvidas manualmente, economizando tempo e recursos.

Para as lojas físicas, isso se refere a menos burocracia nos processos, melhor aproveitamento do tempo da equipe e menores erros cometidos nas atividades cotidianas que podem ser automatizadas. Já nas online, essa melhoria se reflete em procedimentos de compra e venda mais fluidos e eficientes, facilidade para cadastrar novos usuários e melhor acompanhamento dos dados financeiros e operacionais.

Integração da administração

Um dos grandes benefícios de utilizar um sistema ERP é contar com uma gestão integrada de todos os processos que ocorrem na empresa. Mesmo que os setores funcionem de modo muito bem em seus aspectos internos, a integração entre eles depende de uma plataforma para unificar toda essa dinâmica.

Pense, por exemplo, que sua empresa recebe mercadoria no estoque. Os dados referentes a essa compra são encaminhados ao setor de contabilidade para registro e verificações de impostos. A equipe de marketing também deve ter acesso aos novos produtos para desenvolver campanhas adequadas. Por fim, o time de vendas precisa acessar essas informações a fim de conseguir atender melhor os clientes.

Assim, fica mais fácil verificar a importância de uma integração ERP no processo administrativo. Além de melhorar a comunicação entre os diversos setores, o sistema facilita a vida do gestor, que tem controle em tempo real das atividades desenvolvidas por sua equipe.

Maior controle de estoque

Toda vez que uma empresa investe em estoque, ela está imobilizando parte de seu capital. Esse tipo de atitude tende a gerar prejuízos à empresa se não houver uma gestão inteligente. Essa questão deve receber atenção especial no e-commerce, pois, em geral, há muita diversificação de produtos em negócios com tal configuração.

Um bom software ERP resolve esse problema ao tornar a gestão de estoque mais transparente e simples. Ele permite acompanhar a disponibilidade de mercadoria em tempo real, além de livrar os colaboradores do trabalho de redigitação das descrições do produto, o que permite agilizar o faturamento.

Além de conter mecanismos para controle, a importância do ERP está em apresentar material para gerar estatísticas e criar previsões sobre sua demanda por meio de relatórios completos. Isso faz com que as compras sejam mais efetivas e que o estoque não se acumule.

Melhor controle financeiro

Saber como gerir as questões financeiras pode ser decisivo na manutenção da estabilidade do seu negócio. A integração com o uso do ERP permite gerar dados mais fidedignos quanto ao fluxo de caixa, indicadores de desempenho, relatórios financeiros, enfim, todas as informações fundamentais para o processo de decisão.

Os relatórios dos processos de vendas apresentam o desempenho de toda loja e, com isso, é possível verificar pontos de melhoria, montante de comissões aos vendedores e ter uma gestão transparente dos recursos da empresa. Já para as lojas online, representa ganhos na gestão de recursos, aumento na satisfação do cliente, e consequentemente, mais vendas.

Aumento da satisfação do cliente

A satisfação do cliente assegura a manutenção da empresa no mercado. Para que isso aconteça, é importante encontrar meios de transmitir segurança e acolhimento para aqueles que buscam as soluções de seu negócio.

Para tanto, o processo de compra precisa ser simples e sem burocracia, assim como as informações devem ser claras e transparentes. Além disso, é importante que os canais para atendimento sejam de fácil acesso e com um diálogo cordial e receptivo.

Com um ERP, há maior comunicação entre todas as áreas relacionadas à venda e permite que o produto correto seja entregue no período acordado com o cliente. Antes mesmo da entrega ocorrer, assegura-se que todo o processo de geração de notas, separação em estoque e expedição da mercadoria sejam compridos de modo adequado.

Como escolher um bom ERP?

O primeiro ponto de atenção na hora da escolha de um ERP é a sua capacidade de customização. Afinal, o sistema precisa atender todas as particularidades e a complexidade da sua empresa.

Outro aspecto importante é a interface do sistema. Ela deve ser simples e intuitiva para que qualquer funcionário consiga manusear com facilidade e sem muito treinamento. Desse modo, os processos se tornam descomplicados e o negócio não perde tempo com burocracia.

Assim, um bom ERP deve conter funcionalidades em diversos aspectos envolvidos na administração da empresa. Ele deve fornecer recursos completos de gestão, mecanismos para desenvolver o planejamento e criação de relatórios, automação financeira, além de serviços de integração e omnichannel. O sistema e-millennium incorpora ferramentas para todos estes recursos e, indiferente de seu negócio ser em loja física ou loja virtual, desenvolvemos as tecnologias adequadas para atender às necessidades da sua empresa e atingir os resultados esperados.

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