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O televendas pode ser uma importante ferramenta para alavancar suas vendas

O televendas pode ser uma importante ferramenta para alavancar suas vendas

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Há alguns anos o televendas revolucionou as estratégias de vendas, virando uma verdadeira sensação da sua era. Hoje, o cenário mudou bastante e traz à tona a questão: ainda é rentável para o negócio ter um televendas?

Com certeza você já tem uma opinião formada sobre esse assunto, principalmente fazendo uma análise do cenário atual em que o surgimento da tecnologia revolucionou, principalmente, a forma como o varejo vende e faz negócios.

Quando você pensa em uma iniciativa isolada dessa estratégia, realmente não faz muito sentido mesmo, porém quando você pensa no televendas como parte de um planejamento maior, que envolva uma abordagem Omnichannel, as chances de uma resposta positiva aumentam consideravelmente.

Para entender mais sobre como o televendas ainda pode ser uma forte estratégia para alavancar as vendas, continue sua leitura. ;)

 

O cenário atual

Já falamos em muitos outros artigos aqui do omniblog como o advento das novas tecnologias contribuíram para a mudança no comportamento de consumo. Se antes o consumidor tinha alguns poucos canais de compra para fazer negócio, hoje ele pode escolher dentre centenas de novos modelos de negócios.

E como isso influencia diretamente no televendas?

 

Bom, o tem uma inclinação muito maior para fechar negócios na loja física, seguida do e-commerce e, agora com uma crescente predileção pelo m-commerce, já que o smartphone praticamente se tornou uma extensão do corpo humano.

Então, quer dizer que o televendas está perdendo espaço dentro das estratégias comerciais?

Não exatamente, falamos no início do artigo que o televendas como uma estratégia isolada, pensando no contexto atual do comportamento de consumo, faz pouco ou nenhum sentido para o negócio. No entanto, ele ainda tem uma importância indiscutível quando aplicado para fortalecer a estratégia de múltiplos canais.

Uma empresa com pretensão de ser omnichannel precisa pensar que, além de integrar todos os seus canais de atendimento, ela também deve oferecer o máximo de possibilidades para o cliente.

Tudo isso implica em fazer do televendas uma alternativa para o consumidor, pensando em melhorar a sua experiência de compra por meio de um atendimento mais caloroso e humanizado, afinal de contas, uma conversa bem conduzida é decisiva para converter aquele cliente mais influenciável.

 

Importância do televendas para uma operação omnichannel

Com o objetivo de oferecer uma conexão mais próxima do cliente, o televendas é uma parte importante da estratégia comercial para aumentar a receita da empresa, justamente pelos benefícios que ele proporciona e que veremos a seguir:

Permite uma conexão maior do cliente com os negócios da empresa: essa é uma das vantagens do televendas, pois durante esse tipo de atendimento o atendente consegue identificar as necessidades e desejos do consumidor e direcionar a conversa para convencê-lo sobre determinado produto ou serviço.

Possibilita interação e feedbacks:  é possível que a empresa receba feedbacks e direcione-os mais facilmente para que as áreas responsáveis possam orquestrar a melhor forma de adaptar os processos as necessidades do cliente.

Complementa os demais canais de atendimento: Mesmo sendo um canal de vendas direto, esse tipo de atendimento pode beneficiar os demais canais da empresa, direcionando o cliente para comparecer na loja física ou para comprar online, por exemplo, mas é claro que é preciso identificar o tipo de estratégia pertinente para cada situação a fim de tornar o televendas uma ferramenta mais flexível.

Amplia a abrangência do negócio: garante chegar em clientes que dificilmente ouviriam falar do seu tipo de negócio se não fosse por este atendimento, pois ele permitiu uma aproximação que você só poderia ter com eles por meio de um deslocamento até sua empresa.

 

Estrutura tecnológica

No mercado há centenas de soluções que auxiliam no gerenciamento desse setor com o objetivo de garantir maior produtividade e mais eficiência operacional, facilitando a vida do atendente e garantindo maior autonomia para sanar dúvidas e resolver qualquer situação solicitada por ele.

Um sistema de gerenciamento empresarial, pensado para os negócios omnichannel conta com importantes ferramentas para otimizar os processos de televendas, integrando todas as informações para que o atendente consiga acessar em poucos cliques dados do produto, como: foto, especificações de estampas, cores, tamanhos e preços. Além disso, é possível visualizar informações de frete, para que o atendimento seja conduzido atendendo a todas as necessidades do cliente.

É possível encontrar tal solução de todas as capacidades e preços, mas sair por aí contratando qualquer sistema que promete integração e processos mirabolantes não é o melhor caminho para otimizar o seu televendas, por isso, identifique se o software está apto para permitir que o atendente acesse as informações de logística reversa, simulação de frete e/ ou oferte opções de pagamentos por meio de integrações com os principais gateways de pagamentos.

Outro importante benefício que esse tipo de software pode proporcionar para otimizar o televendas, são as ferramentas de workflow, que permitem desenhar todo o fluxo de trabalho, automatizando assim todas as ações e garantindo que o atendente consiga identificar qualquer etapa do atendimento, para segurança da empresa e comodidade do cliente.

 

Conclusão

Em meio a transformação digital e as desconfianças de alguns consumidores, o televendas encontra uma forte motivação para manter-se consistente dentro da estratégia de negócio, porém para superar essa transição é preciso definir uma estratégia de canais inteligente, que permita ao setor superar as expectativas do e-consumidor e manter-se relevante futuramente.

 

Tem dúvida sobre algum processo de automatização do televendas? Fale com um de nossos especialistas. ;)

 

 Autora: Joyce Alcântara.