fbpx

O2O: conheça o modelo de negócio que está ganhando o mercado

o2o-post

 

Recentemente estava esperando um carro de aplicativo para voltar para minha casa depois de um evento e dois rapazes se aproximaram de mim, primeiro para comentar sobre o clima (típico) e depois emendaram a conversa falando sobre a comodidade do novo modelo de negócio O2O (on-line to off-line). Apesar de fazer muito uso desses serviços eu não me familiarizei com o nome, mas logo entendi sobre o que se tratava: as facilidades que os serviços on-line nos proporcionam no ambiente físico.

Imagino que assim como eu, muitas pessoas não têm conhecimento do termo O2O apesar de haver uma expressa maioria que, não só faz uso desses serviços como também não vive sem as facilidades que eles proporcionam.

Em razão disso, vou te ajudar a entender esse novo modelo de negócio, falarei de onde ele surgiu, como aplicá-lo na empresa para obter vantagens competitivas e mostrarei, claro, exemplos de empresas que fizeram desse modelo um sucesso financeiro. Vem comigo!

 

O que é O2O online to off-line?

O modelo de negócio chinês O2O (on-line to off-line) é definido pela oferta de produtos ou serviços dentro do mundo on-line para usufruto no off-line. Um excelente exemplo desse tipo de negócio é o site Groupon que promove estabelecimentos locais por meio de cupom de desconto conquistando novos clientes e garantindo mais visibilidade não só para o site, mas também para as empresas promovidas, aumentando o engajamento.

 

O O2O é um modelo que surgiu justamente para acompanhar a mudança do comportamento de consumo e, apesar disso, não é relativamente novo, mas promete se consagrar nos próximos anos. Fato relevante sobre isso foi a criação de uma associação brasileira (ABO2O) que possa defender os interesses dos representantes desse meio.

 

E não é só isso, um estudo realizado pela ABO2O mostra um futuro promissor para este mercado, que pode chegar a movimentar até um trilhão de reais por ano graças ao aumento de e-consumidores e, consequentemente, ao número crescente de organizações interessadas em investir no setor.

 

As empresas que perceberam essa forte tendência saíram na frente e conseguiram escalar com muita proficiência os negócios e é sobre algumas delas que falaremos a seguir, confira:

 

Groupon – Empresa americana de compras coletivas com capital aberto responsável por oferecer produtos ou serviços com descontos que vão de 50% até 90%.

 

Uber – Empresa multinacional americana que oferece serviços de transporte privado através de aplicativo no qual o cliente consegue localizar motoristas por meio de geolocalização. Esse serviço se destacou do tradicional táxi pela facilidade que o modelo O2O proporciona e pela recepção diferenciada com: água, balas, carregadores de smartphone, produtos para higiene, e, acredite se quiser, até sistema de karaokê.

 

Ifood – Empresa brasileira que começou como uma startup e hoje é líder no segmento de entrega rápida de comida em toda a América Latina.

 

AirBnB – Corporação americana que oferece serviços on-line de hospitalidade, no qual é possível anunciar, pesquisar e reservar acomodações de acordo com suas preferências.

 

Peixe Urbano – Empresa pioneira no modelo de negócio O2O aqui no Brasil. Hoje funciona como uma enorme plataforma de vantagens, onde o consumidor pode encontrar qualquer coisa que procura dentro das 7 categorias do App.

 

Easy Taxi – O serviço tradicional de taxi com a facilidade e comodidade que o mercado online proporciona, o cliente pode acompanhar em tempo real, fazer reservas e solicitar táxis a qualquer momento por meio do App.

 

Onyo – Plataforma de pedidos e pagamento criada para facilitar o dia a dia das pessoas na hora de se alimentar. Uma das vantagens mais incríveis do App é que ele elimina completamente a necessidade de filas, principalmente nas praças de alimentação.

 

Ingresso.com – Serviço ideal, principalmente, para amantes de cinema, a empresa é pioneira em seu segmento e hoje além de ofertar ingressos para filmes também tem para eventos como Rock In Rio, por exemplo.

 

Restorando – Aplicativo que ajuda o usuário a realizar reservas nos melhores restaurantes e bares da cidade por meio de geolocalização ou por tipo de culinária.

 

Grubster- Funciona como um Club de descontos que oferece abatimento de até 30% em comidas e bebidas na conta dos restaurantes mais populares e disputados da cidade.

 

Loggi – O modelo é bem parecido com os do marketplaces ou até mesmo com a própria Uber. O cliente faz o pedido de uma entrega rápida e o mensageiro que estiver mais perto aceita a solicitação.

 

Essas são algumas empresas, mas vai muito mais além, com aplicativos de exercícios físicos, assistência médica e animal, entre outros.

 

Como aplicar o modelo O2O nos negócios?

 

Sua aplicação é bem simples e funciona assim:

 

1- Uma empresa responsável pela plataforma estipula e cobra uma taxa com base em todas as vendas feitas em seu site;

2- Através dessa plataforma empresas do ambiente físico realizam suas vendas;

3- Para cada uma das vendas a plataforma lucra um valor correspondente ao estipulado anteriormente.

 

Para se tornar escalável no O2O é muito importante desenvolver campanhas para manter as avaliações positivas, assim a empresa consegue aumentar o público e garantir a confiança de quem está conhecendo os produtos ou serviços.

 

Conclusão

Não há dúvidas que em meio a mudança de consumo esse modelo de negócio é uma estratégia para se considerar, já que a sua flexibilidade beneficia o consumidor, que consegue comprar on-line experiências para usufruir no ambiente físico, além disso, em tempos de processos omnichannel, o lojista não precisa se preocupar em ter o on-line competindo com o off-line.

Autora: Joyce Alcântara.

e-Book: COMO CONTRATAR O SISTEMA ERP IDEAL PARA O SEU NEGÓCIO

Os sistemas ERP – Enterprise Resource Planning – são considerados os sistemas ideais para o planejamento, gestão e controle dos negócios. Esse e-book tratará de contar as evoluções dos modelos de gestão e consequente evolução dos sistemas ERP, abordando, especificamente sete tipos diferentes de sistemas ERP, como eles se comportam, o que se pode esperar de cada tipo e as evoluções inerentes a cada um deles.
Esse e-book abordará as questões imprescindíveis para a seleção e adoção de um sistema ERP de acordo com o modelo de negócio mais adequado para cada empresa.

Baixar agora!