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Omnichannel: uma realidade não tão nova do varejo

O modelo de negócio que está se consolidando rapidamente

 

Omnichannel uma realidade
Omnichannel

O Omnichannel é um conceito que surgiu da necessidade do varejo de se adaptar às novas exigências do consumidor, tais exigências foram e são até hoje motivadas pelo avanço da tecnologia, como por exemplo, o uso de smartphones e outros aparelhos móveis. Essa popularização das novas tecnologias impactou de forma definitiva a perspectiva do consumidor, trazendo à tona uma mudança de comportamento, que prioriza principalmente a comodidade.

Nesse contexto, o varejo está passando por uma mudança de paradigma na forma de fazer negócios que busca sempre priorizar os processos digitais, unindo as experiências do online com o offline.

Entender de fato esse novo cenário, no qual o varejo deixa de ser o protagonista e passa a colocar o consumidor no centro das estratégias de negócios, é essencial para conseguir oferecer novas e cômodas experiências para o seu público, além de manter a sua loja competitiva no mercado.

Agora, vamos entender qual o impacto do Omnichannel para o varejo, como os lojistas estão fazendo para se adaptar a essa não tão nova realidade e o que é preciso para suportar todas as mudanças necessárias para integração dos canais.

Boa leitura!

O que é Omnichannel?

Durante o período de pandemia, pudemos notar um crescimento expressivo de pessoas que começaram a comprar online, seja pelo seu smartphone ou pelo desktop. Grande parte dos consumidores não faz mais discriminação entre os canais quando o assunto é jornada de compra, seja ela feita na loja física ou no e-commerce, por exemplo.

Há alguns anos, esse comportamento já estava pontuando novas realidades para o varejo, mostrando que limitar-se ao atendimento no ponto físico ou offline era o caminho mais curto para ter os negócios afetados de forma irreparável.

Hoje, os processos digitais continuam a impactar de forma determinante a jornada do cliente, por isso, o varejista precisa entender o Omnichannel como uma realidade do varejo e não mais uma tendência.

Como já tratamos aqui no OmniBlog, o Omnichannel é um conceito que está diretamente relacionado à presença do varejista em todos os canais de negócios. O que de fato isso quer dizer? Significa que o varejista deve adaptar seus negócios para que o cliente possa concluir sua compra em qualquer canal (lojas físicas, atacado e varejo, lojas online, marketplaces, televendas, m-commerce e franquias entre outros).

No entanto, é importante ressaltar que a questão aqui não é oferecer vários canais para que o cliente escolha por onde deseja realizar sua compra. O conceito de Omnichannel é mais abrangente do que a multicanalidade, pois ele defende a integração entre os canais e a padronização de atendimento em todos eles, garantindo uma jornada de compra mais consistente e satisfatória para o consumidor.

O varejo Omnicanal traz o consumidor para o centro das estratégias de negócios, criando experiências únicas, valorizando a sua marca e unificando as oportunidades de compra.

 

Impactos no varejo

Um dos maiores impactos do Omnichannel para os varejistas é a adaptação dos processos e a integração dos canais de venda, garantindo que logística, atendimento e comercial trabalhem de forma unificada, permitindo maior facilidade durante a jornada de compra do cliente.

Isso significa que a sua empresa vai precisar rever o modelo do negócio, mudando completamente a forma como organiza, separa e distribui seus produtos, pois uma hora o consumidor está comprando em sua loja física e na outra ele está fazendo dela um showroom, e você precisa estar preparado para que em ambas as ocasiões ofereça uma experiência de compra espetacular.

Essa adaptação exige investimento em novas e revolucionárias tecnologias, que sejam capazes de automatizar processos e integrar todas as áreas da empresa.

Um sistema ERP pensado para as necessidades da omniera suporta todos os processos de uma operação Omnichannel em uma única solução, sendo capaz de oferecer ao gestor aumento da eficiência, economia de tempo e redução de custos, além da facilidade operacional.

 

Como suportar as mudanças

Otimizar o seu negócio para atender de forma integrada em todos os canais, valorizando ao máximo a experiência de compra do cliente, pode parecer uma adaptação que exige um grande esforço. Isso acontece porque a omnicanalidade requer planejamento estratégico, capacitação profissional e investimento em tecnologias. Por outro lado, as empresas que investem para garantir ao seu público processos de compras mais fluidos conseguem obter vantagens competitivas e outros benefícios superiores aos desgastes da mudança.

Dessa forma, para apoiar as transformações que o modelo Omnicanal impõe, é preciso adequar as necessidades do consumidor a ações concretas, como:

  1. Entender os novos modelos de negócios
  2. Estar presente no máximo de canais
  3. Eliminar processos burocráticos
  4. Integrar todos os canais
  5. Manter a equipe atualizada das mudanças

 

O consumidor atual adotou um comportamento totalmente dinâmico, motivado principalmente pela revolução da tecnologia e a crescente usabilidade do mobile, por isso, é fundamental estar sempre atualizado sobre as novas tendências e os modelos de negócios para manter sua marca o mais próxima possível do seu público-alvo.

 

Conclusão

O mundo online e offline colidiram, o e-commerce se expandiu drasticamente, os showroons se popularizaram e as compras sociais invadiram o dia a dia do consumidor. É fundamental que você varejista dedique tempo para desenvolver uma estratégia Omnichannel para o seu negócio para que a sua marca se mantenha relevante no mercado.

 

E aí, você já está transformando o seu modelo de negócio para o Omnichannel?

 

Até a próxima! ;)

Autora: Joyce Alcântara.

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