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PDV Omnichannel: saiba como gerenciar filas no caixa

Gerenciar filas
Gerenciar filas

As constantes mudanças no comportamento de consumo, moldaram uma nova e desafiadora personalidade no consumidor. De modo que qualquer minuto de espera pode ser fator decisivo para que o cliente desista de fechar negócio com a loja.

Nesse sentido, as filas nos pontos físicos se transformaram em um verdadeiro ofensor de vendas, principalmente quando o cliente precisa enfrentá-la para conseguir efetuar seu pagamento e sair com seu produto da loja.

Assim, surge uma questão bastante preocupante para os varejistas que é como desenvolver estratégias no ponto físico para evitar filas, situação recorrente que muitas vezes acaba sendo um verdadeiro teste de paciência para o cliente.

Pensando nisso, falaremos nesse artigo sobre como a falta de gerenciamento nas filas podem minar as vendas da sua loja física, que solução adotar para trazer um ambiente mais acolhedor e organizado, onde os vendedores tenham autonomia para atender em qualquer lugar da loja, diminuindo as filas e agilizando ao máximo o atendimento.

Se você quer saber como mudar a experiência do cliente e oferecer mais agilidade e comodidade para sua jornada de compra, continue sua leitura! ;) 

Por que filas podem ser um problema para o varejista?

É difícil pensar em alguém que tenha entrado em alguma loja para realizar qualquer compra e não tenha se estressado ao ter que esperar muito tempo na fila do caixa ou do atendimento.

Nesse sentido, podemos até fazer um breve exercício aqui, qual as primeiras palavras que vem a sua mente quando você pensa em uma empresa que ainda permite que o cliente passe por esse tipo de situação, principalmente quando estamos na era da experiência?

Algumas palavras que facilmente são identificadas são: falta de organização, mal gerenciamento de horário dos funcionários, falta de contratação interna e falta de investimento em tecnologias facilitadoras.

Essas percepções, também são facilmente percebidas pelo cliente quando ele se depara com longas filas de espera na sua loja e isso não é nada saudável para o negócio, muito pelo contrário.

Tal cenário pode refletir de maneira bastante negativa, pois prejudica a experiência do cliente, gera uma publicidade negativa do estabelecimento com outras audiências, diminui o fluxo de visitantes na loja e, consequentemente, a receita também.

Além disso, falando em novo normal, o mal gerenciamento de filas ainda pode ser prejudicial para clientes e funcionários, já que uma das ações mais eficazes contra a contaminação do Coronavírus é o distanciamento social.

 

PDV Omnichannel

Agora que você entendeu como as filas podem prejudicar os ganhos do seu negócio, chegou o momento de entender como uma solução de PDV móvel pode trazer grandes benefícios para sua loja.

O PDV Omnichannel é uma solução tão dinâmica que permite ao lojista oferecer para o consumidor itens da loja física e também itens que sairão do Centro de Distribuição ou de outros estoques. Isso porque ele integra todas as informações, garantindo maior autonomia para o vendedor e muito mais comodidade para o cliente.

Outra vantagem indiscutível dessa solução é a possibilidade de eliminar filas dos caixas, pois o vendedor consegue atender o cliente de qualquer lugar da loja, oferecendo itens, selecionando tamanhos e, claro, realizando o checkout.

Além disso, como o sistema integra com o Software de gestão (ERP) da empresa, é muito mais que apenas um aparelho móvel que passa vendas, ele consegue emitir nota fiscal e todas as movimentações feitas no PDV são enviadas automaticamente para o ERP, atualizando rapidamente dados sobre estoque e compras, por exemplo.

Essa solução ainda permite que o lojista comece a sua jornada Omnichannel dentro do negócio, já que um dos pilares desse conceito é a integração dos canais, garantindo que não haja ruídos na jornada de compra do consumidor.

Pensando ainda no conceito de pandemia, a solução de PDV Omnichannel nunca se fez tão necessária dentro de uma loja, para agilizar os pagamentos, oferecer uma jornada de compra e sustentar uma experiência de compra extraordinária.

 

Vantagens do PDV Omnichannel

  • Autoatendimento

O autoatendimento oferece maior autonomia para o cliente que deseja avaliar as opções e efetuar a compra sozinho, podendo escolher entre levar os produtos que selecionou na hora ou enviar direto para sua casa.

 

  • Comodidade

A solução permite a venda de produtos que estão disponíveis na loja física e serão levados pelo consumidor no ato da compra e, ao mesmo tempo, venda de itens que serão encaminhados do centro de distribuição diretamente para a residência do cliente, possibilitando a transação comercial.

 

  • Venda Itinerante

Não é preciso ter todo o estoque da loja disponível, com a venda itinerante os vendedores conseguem realizar a venda, confirmar o pagamento e mandar entregar a mercadoria na casa do consumidor e tudo isso de forma prática e rápida através do PDV Omnichannel.

 

  •  Mobilidade

O Software pode ser usado em diferentes dispositivos, como por exemplo: Smartphones e Tablets, e esses juntamente com leitores de códigos de barras e maquininhas de pagamentos via bluetooth.

  • Evita filas no caixa

 

Como o PDV pode ser usado em dispositivos como Tablets e Smartphones o vendedor tem a liberdade de atender o cliente em qualquer local dentro da loja sem a necessidade de o cliente ficar esperando em filas o que torna a experiência do consumidor mais confortável.

 

  • Empoderamento do vendedor

 

Com o PDV Mobile o vendedor não perde tempo procurando o produto no estoque, pois ele tem acesso a essa informação em segundos e não corre o risco de perder a venda por demorar demais no atendimento.

 

  • Cross Selling 

 

Técnica que estimula o cliente a concluir sua compra levando outro item que a complementa, pois permite mostrar ao consumidor que quem comprou determinado item também acabou levando outro.

 

 

Essa tática presente no PDV Mobile é usada para fazer o cliente gastar mais dinheiro agregando valor a compra, pois oferece um produto mais caro que tenha mais recurso ou qualidade superior.

 

  • Padronização das operações

 

Padronizar os processos internos da empresa facilita o desenvolvimento da rotina diária de trabalho, pois permite acompanhamento das ações de cada funcionário evitando erros que prejudique a organização.

 

  •  Gerenciamento em tempo real

 

O gestor tem acesso a todas as informações em tempo real o que possibilita tomada de decisões rápidas e assertivas para evitar problemas que onerem o resultado das vendas.

 

Conclusão

O futuro do varejo está nas mãos do consumidor, por isso, a adaptação é essencial, oferecer uma experiência que traga elementos como comodidade, mobilidade, conveniência é a chave para garantir vantagem competitiva e, claro, fidelizar o cliente.

O PDV Omnichannel é uma solução que, além de oferecer esses elementos, permite que o vendedor comece a sua jornada pela transformação digital, sentindo um pouco do que é trazer o universo Omnichannel para dentro da alma do negócio. É claro que o caminho é longo, mas as soluções móveis, como o PDV, podem ser o complemento perfeito para começar.

Autora: Joyce Alcântara.

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