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Pop Up Store: muito além da experimentação

Pop Up Store: muito além da experimentação

Conheça esse novo modelo de negócio que já virou tendência no varejo e promete ser uma grande estratégia de vendas para a sua empresa.

Woman holding bunch of garments in shop, closeup

 

Existe um novo modelo de loja que já é tendência em todos os lugares e está chegando muito forte no varejo brasileiro, principalmente por ser uma ótima estratégia de venda, estamos falando do modelo de Pop Up Store.
Esse novo modelo de loja é bem simples, você abre, vende e fecha, pois o grande objetivo é expor recentes lançamentos, aumentar a intimidade do consumidor com a marca, gerar interação com o mundo digital para aumentar o alcance da empresa com relação ao público alvo, tudo isso com prazo determinado para encerrar e o mais legal, você pode levar sua loja para os locais onde seus clientes se reúnem… não é incrível?
Se você já quis saber como seria sair do online para o offline ou como seria a aceitação do público para determinado produto ou serviço da sua loja, a pop up store pode ajudá-lo nisso.
Quer saber como? Vou te contar nas próximas linhas! ;)

 

 

O que é Pop up Store e como surgiu?

Uma pop up store, também conhecida como: [1] pop up shop, [2] varejo flash, [3] fash retail, [4] varejo temporário ou [5] loja itinerante é um espaço de venda programado para funcionar em um curto espaço de tempo e, justamente por esse motivo, tem se tornado uma excelente estratégia para aumentar as vendas.

Podemos considerar uma Pop Up Store todos os modelos de loja que atendam a três características: lojas temporárias (prazo), pouco investimento (grana) e exclusividade.

Como entregamos na introdução do artigo, esse modelo de loja virou uma tendência e está dominando o mercado de varejo, mas não é uma estratégia nova. Lá no início dos anos 90 essas lojas eram bastante populares em grandes cidades, como por exemplo, Tokio, Londres, Los Angeles e Nova York, e vendiam todos os tipos de produtos que se possa imaginar, desde arte até acessórios mais badalados da moda.
Essas lojas se tornaram tão empolgantes para os consumidores daquela época e para os empresários, pois não exigiam investimentos altos, eram programadas para funcionar por pouco tempo e planejadas de forma criativa e envolvente.

Não mudou muita coisa desde os anos 90, mas hoje a pop up store tem uma finalidade muito mais características das mudanças de consumo que estamos passando: proporcionar uma experiência diferenciada e encantadora para o consumidor.

 

Benefícios de uma pop up store

Quando falamos em loja temporária, talvez surja o questionamento: como uma loja a curto prazo pode beneficiar o meu negócio?

É indiscutível o barulho que esse tipo de iniciativa vem causando e os resultados positivos que vem trazendo para todas as empresas que decidiram apostar nesse modelo. Estar no local certo, há hora certa, pode ser o fator preponderante para melhorar o posicionamento de sua marca e também para aumentar suas vendas.

Confira alguns benefícios que a Pop Up Store pode proporcionar para o seu negócio:

 

1- Testar aceitação de novos produtos
Um dos motivadores para ter uma Pop Up Store é testar se determinado produto ou serviço vai agradar. Portanto, esse modelo de loja é bastante utilizado antes de fazer algum tipo de lançamento, pois dessa forma o empreendedor tem uma noção do quão positiva será a aceitação dessa novidade.

 

2- Promover a marca em espaços físicos
Esse modelo de loja é uma excelente estratégia para promover a marca em ambientes físicos, principalmente se a empresa atua diretamente no e-commerce, mas tem planos de expandir os negócios também para as lojas físicas, porque vai ajudar a entender o cenário, além de ser uma experiência real de como será o retorno dessas lojas.

 

3- Aumentar o engajamento da sua loja online
Nem todo mundo pode ter conhecimento sobre a existência da sua loja no ambiente virtual, já que para isso acontecer depende de vários outros aspectos que vão além de somente popularidade, como por exemplo, SEO, divulgação da equipe de marketing e relacionamento, atendimento personalizado, etc.

 

4- Gerar lucro mais rapidamente
Por ser uma loja temporária ela cria um sentimento de urgência nas pessoas porque elas sabem que precisam garantir a compra antes que o produto acabe e fica ainda melhor se for em uma época de datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, entre outras.

 

5- Baixar os estoques
Não é novidade para ninguém que trabalha com estoque que, mercadoria parada é dinheiro parado, por isso, a pop up store é uma excelente oportunidade para baixar os estoques de todos aqueles produtos que não venderam bem durante determinado período. Você também pode aproveitar para liquidar esses itens e ainda apresentar novidades para atrair o público para a sua loja temporária.

 

6- Proporcionar experiências
Estamos na era da experiência, o cliente não quer só preço, ele quer ser bem atendido, quer qualidade, quer se sentir único, quer agilidade, entre outras coisas que despertem o sentimento de importância nele. A Pop Up Store é um importante cenário de experimentação para despertar esses sentimentos no cliente, e fazer com que ele tenha uma experiência surpreendente.

 

Casos mais conhecidos de Pop Up Store

Uma tendência nem sempre é uma boa estratégia para todo mundo, mas as lojas temporárias parecem ter caído no gosto de grandes marcas, por isso, trouxemos algumas ideias bem legais que fizeram sucesso, confira:

 

Mormaii:

 

Heineken:

heineken pop up store

 

Riachuelo:

Riachuelo pop up store

 

Adidas:

pop-up-store-adidas

 

Sephora:

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Havaianas:
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Coca-Cola:

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Puma:

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Conclusão

As pop up stores permitem criar um ambiente único, gerando sensações e atuando diretamente na experiencia do usuário, permitindo que ele conheça melhor a marca, tenha acesso aos produtos com exclusividade e ir até onde o consumidor está.
Há uma infinidade de formas de utilizar essa estratégia, mas é claro que quanto mais chamativa for a sua loja mais fácil será de atrair os consumidores para conhecer e comprar os seus produtos. Colocar uma pop up store em locais estratégicos, locais onde grupos de consumidores frequentam, pode te ajudar a posicionar ainda melhor os seus negócios. Nesse sentido, é importante pensar bem no objetivo da loja e no conceito que será apresentado ao público.
Todos os exemplos nesse artigo são para transmitir as ideias das marcas, não necessariamente você precisa fazer uma caixa de sapato gigante como a Adidas ou um container como a Coca-Cola, mas inovar e proporcionar uma experiência encantadora para as pessoas que visitarem o espaço é indispensável.

 

E aí, você já apostou na sua Pop Up Store? O que acha da ideia? Conte para a gente!

 

Autora: Joyce Alcântara.

 

 

 

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