fbpx

Por que o sistema ERP otimiza a gestão de fretes?

 

gestão de frete
gestão de frete

Diariamente o lojista é impactado pela gestão de fretes de sua empresa, seja porque ele ainda lida com processos manuais, que além de impactar financeiramente os negócios também onera a produtividade de toda a equipe, seja porque seu sistema de gestão não integra com o dos seus parceiros logísticos e ele precisa perder horas ligando ou respondendo e-mails para conseguir controlar a demanda.

Não é nenhum segredo que a tecnologia está mudando todos os setores da logística e, apesar de muitos empreendedores acharem que suas operações estão bem atualmente, podemos dizer com propriedade que ao adotarem um sistema ERP para controle e gestão de fretes, notarão todas as oportunidades de economia que perderam, sejam elas de dinheiro ou até mesmo de tempo.

Um sistema ERP permite gerenciar toda a cadeia de suprimentos, otimizando todas as funções presentes dentro dos negócios para controlar de forma eficaz o fluxo de informações. Mas o que de fato, esse tipo de software pode fazer pela gestão de fretes da sua empresa? Separamos uma lista de benefícios que o módulo de gestão de fretes pode proporcionar para apoiar e otimizar os processos internos e externos da sua empresa. Por isso, se você tem dúvidas de como potencializar a gestão ou apenas está procurando informações sobre os benefícios de um ERP para essa finalidade, continue sua leitura! ;)

O que é um sistema ERP?

Enterprise Resource Planning, ou como é mais conhecido pela sigla ERP, é um sistema de gestão empresarial 360º, ou seja, ele integra todos os processos de uma organização em uma só solução, permitindo ao gestor gerenciar atividades de diversas áreas, como por exemplo, Comercial, Fiscal, Financeiro, Contábil, Relacionamento com o Cliente, Atendimento ao Consumidor, Produção, Logística, entre outras.

Porém, falando especificadamente de logística, o ERP tem um forte apoio no que diz respeito a gestão de fretes, pois além dos recursos e capacidades que já falamos algumas vezes aqui no OmniBlog, ele concentra-se em otimizar os dados adaptáveis ​​em uma única unidade de negócio e oferecer aos clientes uma experiência mais positiva, aumentando a eficiência operacional, possibilitando a integração das informações de fretes das transportadoras, os produtos dos correios, gerando etiqueta SIGEP (on-line e off-line) e fazendo o rastreio das entregas. 

 

Como o ERP otimiza a gestão de frete?

Não levar em conta todos os benefícios que um sistema ERP pode proporcionar para a gestão de fretes da sua empresa, significa perder grandes oportunidades de melhorias nos processos, além é claro de prejudicar de maneira irreparável o retorno sobre o investimento.

Então, não perde mais tempo e anota aí essa seleção de vantagens que trouxemos para você.

 

  • Organizando o processo logístico

Um sistema ERP também pode ser integrado ao TMS (Transportation Management System – Sistema de Gerenciamento de Transporte), evitando assim retrabalho ou perca significativa de tempo com processos mais engessados, organizando todas as informações de forma centralizada.

 

  • Garantindo rentabilidade

A efetividade do software acelera o desempenho das tarefas diárias, permitindo que os colaboradores tenham mais tempo para outros aspectos da operação, garantindo assim que consigam fazer em menos tempo o que antes faziam em mais, sem aumentar os custos do negócio por isso.

 

  • Prevenindo possíveis problemas

O sistema ERP elimina a necessidade daquele e-mail que pode ser mal interpretado ou aquele telefonema de horas apenas para conseguir definir estratégias com os parceiros logísticos, sem falar na planilha de Excel totalmente passível de erros ao redigitar pedidos.

 

  • Possibilitando o cálculo de frete

Uma das partes mais sensíveis na gestão de frete é fazer cálculos de fretes, pois para isso é preciso levar em consideração diversas variáveis como dimensão da carga, peso, valor, pedágios, entre outros. O sistema realiza corretamente esses cálculos, garantindo uma margem de lucro real dos produtos comercializados.

 

  • Permitindo a redução de custos operacionais

O ERP reduz as despesas, melhorando a produtividade e a performance da operação em todos os níveis. Os colaboradores conseguem economizar significativamente no gasto total com frete ao comparar as taxas para selecionar a melhor opção para cada tipo de demanda.

 

  • Melhorando a experiência de compra

Por permitir a integração com o módulo TMS, o sistema é alimentado com informações detalhadas em real time, permitindo criar um histórico que pode ser repassado para o cliente a qualquer momento do seu atendimento, por exemplo. Proporcionando maior visibilidade da sua compra e garantindo mais satisfação.

 

  • Simulando frete

Durante a venda é possível que o atendente acesse o sistema e faça uma simulação automática de fretes e com base nas informações do produto (dimensões e peso) e local de entrega, o sistema calculará a melhor opção de frete para o pedido que foi realizado, além de mostrar diversas formas de entrega dos Correios, podendo assim atender as necessidades de tempo e também de custo para o cliente.

 

Conclusão

Agora que você já sabe todos os benefícios que um sistema ERP pode proporcionar para a gestão de fretes da sua empresa, é importante mencionar que cada software tem suas particularidades e, justamente por este motivo, é indicado que no momento da contratação você opte por soluções adaptáveis, ou seja, customizáveis e que atendam aos diferentes tipos de modelos de negócios presentes na Omniera.

 

E aí quer saber mais como podemos te ajudar na gestão de fretes? Fale com um de nossos especialistas!

Autora: Joyce Alcântara.

Saiba como aqui!

Quer vender mais no Marketplace?