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SAC 3.0: quando a tecnologia se torna indispensável no atendimento ao consumidor

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O E-book SAC 3.0: quando a tecnologia se torna indispensável no atendimento ao consumidor, é um material desenvolvido pela autora, Analista de Comunicação e repórter da Millennium Network,  Joyce Alcântara e faz parte do cronograma de conteúdos especiais lançados mensalmente no OmniBlog da empresa.

“O e-book é uma forma de orientar profissionais quanto a importância de ter um atendimento humanizado, personalizado e tecnológico, começando essa adaptação pela parte que mais carece de cuidado, o atendimento”, comenta Joyce.

O SAC 3.0 é uma revolução do atendimento ao consumidor e busca realizar melhorias nos processos através de novas tecnologias e do uso das redes sociais como canais de aproximação com o cliente, estratégia chave para a era da transformação digital.

O material é dividido em 10 capítulos e reúne informações como:

  • Introdução;
  • A evolução do consumidor;
  • O que é o SAC 3.0;
  • Qual a sua importância;
  • Como lidar com as dores dos clientes;
  • Desafios;
  • Automações do SAC 3.0;
  • Como Implementar;
  • Benefícios;
  • SAC 4.0;
  • Conclusão.

 

Confira abaixo uma prévia do e-book:

Introdução

Quando foi a última vez que você ligou em um serviço de atendimento ao consumidor e encerrou a ligação satisfeito? Aposto que para responder essa pergunta você precisou pensar bastante, mas também é um serviço que, até então, era muito engessado e cheio de limitações o que dificultava o entendimento dos processos tanto para o cliente quanto para o atendente e a empresa no geral.

O SAC 3.0 é uma revolução no atendimento porque ele proporciona melhorias nos processos através do uso de novas tecnologias, como por exemplo os chatbots, mas falaremos mais sobre eles em outro ponto deste e-book.

A mudança de comportamento do consumidor não é mais uma novidade, ela tem sido pautada com bastante frequência em eventos, mídias, no mercado e, cada vez mais será o principal motivo pelo qual sua empresa precisará rever os modelos de negócios no qual ela está inserida.

Nesse sentido, a mudança acelerada no comportamento de consumo faz com que o consumidor queira cada vez mais processos digitais que, além de facilitar também possa agilizar o seu a dia a dia.

O SAC 3.0 surgiu para suprir essa necessidade do novo consumidor, pois é feito de um atendimento mais dinâmico, ágil e objetivo e, muitas vezes elimina a obrigação de interagir diretamente com o atendente, o que para muita gente acaba sendo um motivador de estresse, justamente pelo tempo perdido em linha ouvindo frases como: não desligue, sua ligação é muito importante para nós; em instantes você será atendido; aguarde, você é o terceiro da fila, obrigada pela sua paciência, entre outras.

Se você ainda proporciona esse tipo de atendimento estressante para o seu cliente ou tem dúvidas do que é o SAC 3.0 e como você pode implementá-lo no seu negócio, esse e-book foi pensado para você. Então, não deixe de continuar sua leitura para conferir todas as nossas dicas e aproveitar o máximo do nosso conteúdo.

Boa leitura! 

 

A evolução do Consumidor

Não podemos começar nosso e-book sobre SAC 3.0, que é a evolução do Serviço de Atendimento ao Consumidor, sem falar da evolução da figura mais importante dentro desse relacionamento, que é claro, o próprio consumidor.

Por anos o consumidor foi uma figura passiva nas relações comerciais, mas essa realidade mudou muito com o passar dos anos, e essa mudança foi motivada principalmente pela digitalização do mundo e as facilidades que vieram em decorrência dela.

Então, podemos dizer que temos uma jornada do consumidor, na qual claramente conseguimos identificar uma figura passiva – que não tinha voz e, que precisava ir até a empresa que ofertava determinado produto ou serviço do seu interesse – que se transformou na figura mais decisiva dentro dessa relação de compra, venda e consumo. Neste capítulo falaremos um pouco dessa jornada e de como essa figura, que chamaremos de consumidor passou de um estágio 1.0 para 3.0 se transformando na maior preocupação dos varejistas.

 

Consumidor 1.0

Você lembra daquela internet discada? Fazia um barulho ensurdecedor e era preciso esperar dar meia noite para navegar porque era um absurdo de cara (não que a parte do preço tenha mudado muito). Se você conseguiu visualizar esse cenário e ainda escutou o barulho da internet conectando de madrugada, você fez parte de toda a evolução do consumidor que começou com o consumidor 1.0. O consumidor desse cenário não tinha nenhuma interação instantânea com as empresas, quando ele precisava de algo ou, simplesmente tinha vontade de comprar algum item, era preciso se deslocar até uma loja (que muitas vezes nem ficava próxima do seu trajeto), ou até mesmo se quisesse comprar algo online tinha no máximo uns catálogos de páginas amarelas como as famosas listas telefônicas dos anos 80, no qual ele escolhia o item e ainda pagava um valor absurdo pela entrega, sem nenhuma comodidade.

 

Consumidor 2.0

A transformação desse consumidor acontece, principalmente, pela facilidade de obter informação e se comunicar. Com a chamada Web 2.0, um movimento que foi incentivado tendo como conceito a web enquanto plataforma, facilitando o uso de aplicativos baseados em redes sociais e tecnologia da informação. Com isso esse consumidor passa a compartilhar suas próprias informações na internet com outras pessoas, e é desse movimento que surgem os blogs com resenha e as demais mídias sociais que conhecemos hoje, dando mais poder de decisão para o consumidor, que consegue se fazer ouvir, diminuindo o poder das empresas sobre ele.

 

Consumidor 3.0

Como vimos anteriormente, o consumidor 1.0 vem de um cenário no qual ele não tinha nenhuma autonomia sobre a decisão de compra, ficando totalmente a mercê da vontade das empresas e, por isso, se sujeitando a elas; o consumidor 2.0 sai um pouco dessa inércia e passa a ter voz a partir da sua popularização com os usos de sites, redes sociais, blogs e até por meio do boca a boca consegue ganhar a atenção das empresas e expor suas dores para que as mesmas possam propor uma solução mais adequada…

 

Ficou interessado? O E-book SAC 3.0: quando a tecnologia se torna indispensável no atendimento ao consumidor já está disponível. Para baixar gratuitamente, acesse o site. 

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O atual cenário de crises nos mais diversos setores da economia brasileira impõe que as empresas se concentrem em estratégias que possam ajudá-las a vencer a crise e manter-se em crescimento. Nesse sentido, há uma excelente opção nas estratégias de multicanalidade e omnichannel que podem mudar os rumos do negócio, transformar as empresas e garantir que vençam a crise.
Esse e-book tem o objetivo de guiar empresas, empreendedores e colaboradores na missão de aprofundar seus conhecimentos nos Conceitos da Omniera.

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