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Saiba como criar uma boa vitrine virtual e otimize suas vendas

 

vitrine virtual
vitrine virtual

Quem trabalha com varejo está constantemente em busca de novas estratégias para aumentar o fluxo de pessoas na loja, proporcionar experiências exclusivas e, claro, aumentar as vendas, seja na loja física ou no e-commerce. Para que esse objetivo se torne real, uma das estratégias mais efetivas e, acredite, menos tida como importante para muitos lojistas, é otimização da Vitrine Virtual.

A escolha de uma estratégia impecável para apresentar a vitrine virtual ou, como também é conhecida pelos varejistas, vitrine de produtos, é um dos caminhos mais seguros para despertar o interesse do consumidor pela sua marca.

Se você quer entender mais sobre a importância da vitrine de produtos e como otimizá-la para alavancar as suas vendas, continue sua leitura. ;)

 

O que é vitrine de produtos e qual a importância?

Quando entramos em uma loja online, a primeira coisa que reparamos é o design da loja, as cores, qualidade das imagens e vídeos, banners, efeitos visuais, entre outros. Essa primeira impressão é que vai definir o tempo de permanência do consumidor no seu site. Mas, além disso, existe outra questão tão ou mais importante que esses elementos, a forma como os produtos são apresentados.

A vitrine de produtos virtual é o lugar onde os itens a venda na sua loja ficarão expostos na página inicial do seu e-commerce, agrupadas de maneira organizada no que chamamos de grid, conforme o exemplo a seguir:

A vitrine é a sua carta de apresentação, é por ela que é feito o primeiro ponto de contato com o cliente, e também é por ela a sua grande chance de fazer os olhos dele brilharem e de conquistá-lo. É justamente por essa razão que o organização dela é tão importante e pode refletir de forma positiva ou negativa na conversão de vendas.

 

Otimizando a vitrine de produtos

O objetivo de uma vitrine de produtos é atrair clientes, incentivar a compra e tornar conhecida sua marca. Para isso, existem algumas estratégias que o lojista pode implementar de forma criativa para otimizar esse espaço e potencializar ainda mais o alcance desse objetivo.

Pensando nisso, mapeamos algumas dicas importantes para você otimizar esse espaço.

Confira:

  • Antes de começar a definir a forma como os produtos serão expostos na vitrine, é importante sempre ter em mente três aspectos:

 

  • Gerar impacto

Todo seu planejamento será feito pensando em gerar impacto, ou seja, atrair a atenção do consumidor e despertar o interesse.

  • Branding

Trabalhar o design buscando sempre deixar muito claro o posicionamento da sua marca, uma empresa que trabalha de forma impecável esse aspecto é a Zara.

  • Marketing

Uma seleção de produtos deve ser feita de forma adequada, valorizando sempre itens que são de maior desejo.

 

  • Observe as métricas

Uma estratégia simples, mas que o varejista não dá a importância devida é observar os dados do Google Analytics. Entender quais as páginas são as mais acessadas e trabalhar estratégias de otimização em cima delas e também acompanhar as que são menos acessadas para entender oportunidades de ajustes e melhorias.

 

  • Defina seus filtros de forma estratégica

Quanto se trata de filtros, não tem nada mais frustrante para o consumidor do que filtrar os resultados de pesquisa para uma determinada categoria, como por exemplo, masculino, e as buscas aparecerem produtos femininos ou infantis. Por isso, defina de forma estratégica os filtros do seu site por gênero, preço, produtos mais vendidos, produtos com maior ou menor descontos, entre outros.

 

  • Fotos e vídeos de alta qualidade

Para a venda de qualquer produto online, as fotos e vídeos são fatores determinantes para a conversão. As imagens não podem desfocar ao ser acionado o zoom, os vídeos também não podem pixelar quando colocados em tela cheia, pois essa situação faz o consumidor perder interesse pela compra. Outra tática interessante é manter a imagens nomeadas com a palavra-chave, assim seu produto é ranqueado mais facilmente nas primeiras páginas de pesquisa do Google.

 

  • Conteúdo de valor

Quando falamos de otimizar a vitrine de produtos, tão importante quanto os carrosséis e os banners, é o conteúdo. Isso significa que além de obrigatoriamente colocar todas as informações técnicas dos itens da sua vitrine, você também pode criar textos mais detalhistas sobre seus produtos, pois quanto mais conteúdo original o seu site tiver, mais bem ranqueado pelo Google ele será.

 

  • Tenha um layout agradável e responsivo

O layout é fundamental na otimização do seu e-commerce, por isso, prefira um layout mais leve de navegar para evitar demora no carregamento das páginas. Além disso, adotar design responsivo é primordial para que seu site se adapte de acordo com a resolução da tela em que ele está sendo acessado, garantindo uma experiência mais positiva para o consumidor.

 

  • Compra em poucos cliques

Muitos e-commerces perdem de converter vendas por causa de páginas de cadastro com longos formulários, o consumidor não tem mais paciência para lidar com esses processos, por isso, vale a pena usar recursos de preenchimento automático, facilitando a compra com poucos cliques.

 

Automatização da vitrine de produtos – O Sistema de ERP e as funcionalidades para a vitrine virtual

Utilizar um sistema de ERP para e-commerce que ofereça ferramentas específicas de organização da vitrine virtual pode impactar positivamente nos resultados do seu negócio.

Uma das ferramentas mais vantajosas do ERP para otimizar a vitrine virtual é o cadastro de vitrines. Essa automatização oferece uma visibilidade maior dos processos de integração dos produtos nas mais diversas plataformas disponíveis no mercado. Com esse recurso o lojista consegue gerenciar com mais facilidade todos os produtos dentro das árvores de navegação, para que o acesso do cliente ao site seja mais fluido e intuitivo, garantindo que os filtros não sofram nenhuma confusão no momento de apresentar os resultados.  

Além disso, permite ao lojista gerenciar múltiplos canais de venda no e-commerce de uma forma simples e prática com todas as informações que cada canal exige, com gestão de estoque mínimo por produto ou por vitrine, especificações e tags e informações de preço “De” e preço “Por”.

Do mesmo modo, automatizar esse processo ainda vai possibilitar que você implemente na sua vitrine virtual as estratégias de Cross Selling e Up Selling, para aumentar o faturamento da sua loja e proporcionar uma experiência ainda mais completa para o cliente.

Bem como, o sistema oferece suporte para você otimizar a sua vitrine com todas as dicas que mencionamos no artigo, como por exemplo, gerenciamento de fotos, vídeos e links, categorizar produtos em promoção ou qualquer outro status que o lojista desejar e ainda permite limitar a quantidade de compra por consumidor, assim evita que um único cliente compre todo o estoque da loja, causando a indesejável ruptura de estoque, por exemplo.

 

Conclusão

A otimização da sua vitrine de produtos vai garantir que seu site apresente páginas mais leves e adaptáveis a todos os tipos de aparelhos que sejam usados para acessar sua loja online. Além disso, contando com as funcionalidades de um ERP para e-commerce, você oferece uma experiência de navegação mais agradável para o cliente e tem recursos ilimitados para gerenciar todo a sua vitrine de produtos.

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Autora: Joyce Alcântara.

 

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