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Saiba a importância do CRM para otimizar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas

Saiba a importância do CRM para otimizar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas

 

CRM relacionamento com o cliente
CRM relacionamento com o cliente

Não é novidade que o relacionamento com o cliente é a base para o crescimento de qualquer negócio. O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta poderosa, que quando usada de maneira estratégica, ou seja, alinhada aos objetivos da empresa, garante informações mais precisas e centralizadas, possibilitando assim uma comunicação mais fluida entre as equipes e o cliente.

Quando falamos em estreitar o relacionamento com o cliente, é muito mais que apenas vender, é criar uma relação de confiança, é desenvolver ao longo do tempo uma forte ligação entre ele e a organização.

Ao desenvolver essa relação mais pessoal com o consumidor, fica mais fácil identificar suas dores e suas reais necessidades, e assim pensar em soluções para atendê-lo da melhor forma e também ajudá-lo no que for preciso.

Em maioria, as empresas contam com sistemas e ferramentas especializadas para gerenciar o relacionamento com o cliente, mas nem sempre fazem bom uso de seus benefícios.

Pensando nisso, vamos entender um pouco mais sobre essa poderosa ferramenta de marketing, conhecer sua importância e saber como é possível otimizar o relacionamento com o cliente e, claro, alavancar as vendas.

Vem com a gente!

 

O QUE É CRM?

Customer Relationship Management ou CRM – a famosa sigla de origem inglesa – significa gestão de relacionamento com o cliente.

O termo CRM engloba toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam os processos de venda, suporte, marketing e outros relacionados ao contato com o cliente.

Quando implementado na empresa, o CRM tem como objetivo construir relacionamentos duradouros entre a organização prospects e cliente, permitindo o monitoramento de suas interações, registros e histórico, garantindo mais assertividade desse público com a equipe.

Existem diversas razões para o CRM ser considerado nos dias de hoje uma importante ferramenta, seja para pequenas, médias ou grandes empresas. Vamos conhecer algumas delas mais adiante.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA?

Apesar do uso do CRM ser cada dia mais comum nas organizações, muitos gestores ainda não entendem ou não conhecem de fato a importância e benefícios que o uso estratégico da ferramenta pode proporcionar.

O CRM permite oferecer para os consumidores o que de fato eles desejam receber, não apenas o que a empresa entende que eles querem receber. Um exemplo interessante com relação a isso é sobre a nossa empresa, imagine que um lead entre no nosso site e preencha um formulário para baixar um conteúdo, ele fornece todos os dados necessários. Quando essas informações são recebidas por um banco de dados, automaticamente ela é armazenada e é nesse momento que o contato com o cliente começa, pois já saberemos todas as informações que necessitamos para iniciar um atendimento de excelência com esse lead.

Outro exemplo bacana é um serviço de atendimento ao consumidor que lida diariamente com milhares de solicitações, o CRM consegue gerenciar todas as informações protocoladas, operando com maior eficiência, evitando colocar o cliente em um looping desnecessário e exaustivo.

Dessa forma, fica claro porque o CRM é essencial quando falamos em otimizar o relacionamento com o cliente. Abaixo listamos alguns benefícios que fazem da ferramenta uma forte aliada na construção dessa cultura.

Confira:

 

  • Centraliza a informação

Um dos maiores benefícios do CRM para uma empresa é a centralização das informações, pois lidar com e-mails, chats, URAs, SMS, redes sociais e WhatsApp de maneira desorganizada, pode não apenas prejudicar a produtividade da equipe, mas passar uma imagem negativa de que a empresa não tem controle sobre os seus canais de atendimento.

 

  • Fideliza clientes

A fidelização de cliente é sem dúvidas um dos maiores desejos dos empreendedores e, nos arriscamos dizer que, talvez, seja um dos principais motivos para as empresas considerarem a contratação desse tipo de ferramenta. Todas as informações cadastradas no CRM pela equipe comercial são essenciais para desenvolver ofertas personalizadas ou aplicar o uso do cross selling, por exemplo, estimulando assim uma recompra.

 

  • Aumenta a produtividade

A automação por si só já é um processo indispensável para aumentar a produtividade de uma empresa. O CRM permite que o tempo seja mais bem utilizado pelas equipes, evitando a inserção de dados manualmente a cada contato ou a pesquisa de histórico em diferentes canais de comunicação da empresa.

Dessa forma, as equipes conseguem direcionar esforços em outras frentes, gastando mais tempo convertendo clientes e realizando vendas.

 

  • Aumenta o ticket médio

Um cliente satisfeito é aquele que compra novamente, esse mesmo cliente é o que faz publicidade gratuita do seu atendimento, resultando no aumento da sua base de clientes e, consequentemente, aumentando os lucros do negócio.

 

  • Empodera equipes de vendas

Para desenvolver um relacionamento com o cliente é preciso primeiramente conhecê-lo. E o CRM permite que o vendedor conheça  a fundo todas as dores e incertezas do consumidor, possibilitando a identificação de comportamentos padrões, facilitando a criação de uma régua de relacionamento, para que ele consiga avaliar cada situação e propor ações estratégicas de maneira muito mais confiante.

 

CRM INTEGRADO AO SISTEMA DE GESTÃO

Hoje, visando tornar o ciclo de vendas mais rentável, os sistemas de gestão – pensados para as novas necessidades de um negócio que precisa entregar experiências fora do convencional, para um público cada dia mais exigente – já constam com o CRM integrado. Essa integração permite gerenciar todos os processos e demandas operacionais, garantindo maior cuidado e eficiência no atendimento ao consumidor.

 

CONCLUSÃO

A era da experiência exige que os empreendedores tenham uma cultura CRM, não é apenas contratar a ferramenta, mas sim mudar a forma como enxergam o seu relacionamento com o consumidor. Negócios que mantem o cliente em looping não tem mais vez, por isso, a automatização se faz tão essencial, principalmente quando falamos em aumentar as vendas e otimizar o relacionamento com o cliente.

A implementação de um sistema de gestão com CRM pode melhorar definitivamente situações críticas da empresa e ajudar a desenvolver estratégias mais eficientes e lucrativas, pense nisso!

 Autora: Joyce Alcântara

 

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