fbpx

Saiba por que você deve fazer entrega expressa no seu e-commerce

Saiba por que você deve fazer entrega expressa no seu e-commerce

entrega-expressa-post

Entrega expressa

Ei, você sabe realmente o que motiva o cliente a comprar seu produto ou serviço? Imagino que você tenha pensado em diversos motivos, como por exemplo: qualidade, preço, comodidade, conveniência, entre outros. Você não está completamente errado, mas precisa entender uma questão importante: Nós estamos numa nova era, a era da experiência.

Hoje, nenhum dos motivos acima é forte o suficiente para o cliente fechar negócio com você, se você não oferecer uma experiência encantadora para ele, por isso, é preciso pensar a frente da concorrência.

Em um cenário tão concorrido quanto o mercado de e-commerce fica cada vez mais comum o uso da entrega expressa para melhorar a experiência do cliente e eliminar processos morosos que, muitas vezes, são causadas por problemas nos correios ou por indisponibilidade da própria frota.

Quer saber mais sobre a entrega expressa e os motivos pelos quais você deve proporcionar essa comodidade para o seu cliente no e-commerce? Então, continue a sua leitura! 

 

O que é entrega expressa?

A entrega expressa é uma modalidade de entrega de encomendas que tem o objetivo de entregar o pedido do cliente o mais rápido possível e, dependendo da agilidade na confirmação do pagamento, o produto pode ser entregue ao destinatário no mesmo dia – o que pode fazer com que esse tipo de entrega seja confundida com a same day delivery, mas enquanto a entrega expressa precisa entregar o pedido até o dia seguinte, a same day delivery obrigatoriamente tem que entregar no mesmo dia.

O modelo de entrega expressa exige maior gerenciamento de estoque da empresa, pois assim que a compra é confirmada, o pedido é encaminhado para o estoque para fazer a separação e ser encaminhado rapidamente para a transportadora.

O serviço de entrega expressa está disponível apenas de segunda a sexta-feira e tem um preço mais elevado que a entrega tradicional por depender de transportadoras especializada em entrega expressa.

 

Qual o diferencial e os desafios?

Esse modelo tem 2 pontos interessantes que o diferenciam completamente de outros modelos de entrega de encomendas, vamos conferir?

Como o próprio nome já denuncia: a agilidade é o primeiro diferencial da entrega expressa, pois é imprescindível que o item seja entregue o mais rápido possível. O segundo diferencial é o custo benefício para o cliente, pois apesar desse tipo de entrega ter um valor mais elevado de frete, acaba compensando para o cliente que recebe o produto no momento que ele precisa sem necessidade de retirar na loja física ou de esperar mais de uma semana para receber a sua nova aquisição.

Existem alguns desafios para superar quando a empresa decide fazer a entrega expressa, primeiramente para que tudo funcione perfeitamente bem é preciso administrar corretamente o estoque e não deixar de fazer o controle das mercadorias, pois do contrário não conseguirá cumprir o prazo proposto ao cliente e acabará gerando uma enorme insatisfação.

Outro cuidado é com a transportadora, a empresa até pode usar frota própria (se assim quiser), mas terceirizar o serviço para uma empresa especializada que já tem vivência nesse cenário, garante um resultado melhor para o cliente.

O último ponto que não necessariamente é um desafio, mas é importante ressaltar aqui: o prazo da entrega expressa vale a partir da confirmação do pagamento da compra, sendo assim as informações referentes ao lead time devem ficar muito claras para o cliente, por isso, coloque todos os detalhes no seu site para evitar cobranças e insatisfações.

 

 

Motivos para oferecer a entrega expressa

A entrega expressa não beneficia apenas o consumidor, ela pode agregar benefícios também para a loja online, principalmente na terceirização dos serviços de transportes por meio de transportadoras especializadas nesse nicho.

 

  • Atender a ansiedade do consumidor

Um dos principais motivos para oferecer essa modalidade de entrega no seu e-commerce é atender a ansiedade do consumidor por agilidade na entrega, principalmente se os produtos com os quais você trabalha exige essa agilidade, como por exemplo: lojas especializadas em presentes para datas comemorativas.

 

  • Fidelização de clientes

O consumidor tem pressa e muitas vezes os prazos absurdos da entrega normal faz com que o cliente desista da compra e procure opções mais vantajosas em outras lojas. Você oferecer ao cliente a possibilidade de ele comprar o item e receber no mesmo dia sem precisar se deslocar até a loja física, é proporcionar uma experiencia positivamente encantadora, consequentemente esse cliente vai procurar sua loja em outras oportunidades.

 

  • Redução de custos operacionais

A entrega expressa permite menos ociosidade, uma vez que é possível reunir todas as encomendas e mapear os locais de destino para fazer várias entregas, acabando com a entrega unidirecional, que normalmente é feita pela própria empresa e não pela transportadora especializada nas entregas mais ágeis.

 

  • Entrega mais segura

As transportadoras possuem uma estruturação diferenciada para garantir mais segurança nas entregas, com funcionários uniformizados e com suporte e mapeamento da região em tempo real, o risco de perdas decorrentes de extravios, furtos ou roubos diminui consideravelmente.

 

  • Agrega valor para o negócio

Ao oferecer para o seu cliente um serviço que supra a sua necessidade você dá para ele motivos para comprar novamente na sua loja e, ainda, indicá-la para outras pessoas. Assim é possível manter a atratividade da sua loja, mesmo com a concorrência.

 

Conclusão

O serviço de entrega expressa é um diferencial competitivo muito importante para qualquer e-commerce nos dias de hoje justamente pelo fato de proporcionar uma experiência de compra mais cômoda para o cliente, mas é preciso ter cuidado com a forma como você adota esse modelo de entrega para não deixar o cliente insatisfeito ao não conseguir cumprir os prazos.

Nesse sentido, é essencial avaliar todas as mudanças que precisam ser feitas na sua operação para entender qual a melhor forma de fornecer a entrega expressa para o seu cliente, que pode ser por meio de uma transportadora especializada com frotas diversas ou com transporte e frota própria.

Autora: Joyce Alcântara.

e-Book: A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR E GERENCIAR COMPRAS

A modernidade das relações comerciais direciona intensivamente para a negociação eletrônica de bens. Dentre as questões mais importantes, é preciso destacar o planejamento e o gerenciamento das compras.
Para um bom planejamento e gerenciamento de compras, é fundamental que as empresas de e-commerce contem com bons sistemas de gestão – ERPs ou Back Offices – que ofereçam avançadas e consistentes ferramentas de gerenciamento de compras. Neste e-book, aprofundaremos no tema processos, planejamento e gestão de compras.

Baixar agora!