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Vale a pena investir em mercado de nicho?

Vale a pena investir em mercado de nicho?

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Muito se fala sobre os impactos que as mudanças no comportamento de consumo estão causando no mercado. Para os empresários é um grande banho de água fria na zona de conforto, mas também é uma excelente chance para enxergar novas oportunidades de negócios.  O nicho de mercado é uma dessas oportunidades, mas você sabe como definir um nicho de mercado para atuar e será que vale mesmo a pena investir nessa especialidade?

Nesse artigo vamos explicar o que é um nicho de mercado, porque é importante defini-lo, vantagens e desvantagens, se vale mesmo a pena investir nesse mercado, como definir melhor seu nicho e os nichos mais explorados do mercado. 

 

Quer saber mais sobre o mercado de nicho? Então, continue sua leitura ;)

 

O que é mercado de nicho?

Primeiramente, precisamos desmistificar a ideia de nicho de mercado ser sinônimo de segmento, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Explico! Quando falamos em segmento de mercado nos referimos ao público geral que queremos atingir, um exemplo: imagine uma pessoa que deseja empreender e dentro de todos os negócios possíveis do mercado ela escolhe o varejo online no segmento de moda, essa pessoa vai poder vender tudo relacionado a moda no site dela. Agora, vamos imaginar que essa mesma pessoa decide que seu mercado de atuação será o de moda praia Plus size, ela está nichando o mercado no qual deseja atuar, pois ela vai atender uma pequena parcela desse segmento de moda.
Nesse sentido, quando uma pessoa decide atuar no mercado com produtos ou serviços para os públicos cujas necessidades particulares são pouco ou nada exploradas, ela está nichando seu negócio.

 

Por que é importante definir um nicho de mercado?

Tem uma importante frase que diz o seguinte: “Quem está em todo lugar não está em lugar nenhum”. Séneca
Essa frase define perfeitamente o problema de não estabelecer um nicho para o seu negócio, pois atendendo de forma generalista não é possível identificar uma persona, ou seja, não há como segmentar o público-alvo do seu negócio e muito menos entender onde encontrá-lo.
Como uma empresa generalista o número de pessoas que se atinge é maior, mas se torna impossível identificar as dores e propor soluções especificas para o seu público-alvo, uma vez que, como visto acima, não é possível segmentar.
Sendo assim, definir o seu nicho de mercado é importante para garantir que você fale mais diretamente com seu público, conheça melhor a sua concorrência e crie soluções mais assertivas para as dores do seu cliente.

Vantagens

1- Se tornar referência
Quando você nicha o seu mercado consegue se tornar uma referência mais rapidamente, pois uma coisa é você oferecer o mesmo produto que todo mundo está oferecendo e se deparar com uma concorrência muito mais agressiva, na qual você seria só mais um no meio da multidão, e outra coisa é você oferecer determinado produto ou serviço que atende a necessidade especifica de um grupo pouco ou nada explorado, consequentemente você é visto e lembrado e sempre que pensarem no seu nicho de mercado você será tido como uma referência.

 

2- Conhece melhor as dores do seu cliente
Quando você trabalha de maneira generalista não consegue identificar as dores do seu público-alvo, pois são muitas e de diferentes tipos de necessidades, mas atuando no mercado de nicho você consegue ter clareza sobre quem é esse público, quais são as suas necessidades e que tipo de soluções você pode propor para amenizar essas dores.

 

3- Preço mais vantajoso
Uma vez que você estará atuando em um mercado pouco explorado (a não ser que você escolha um nicho que está bombando ou na moda) poderá praticar preços mais vantajosos para obtenção de lucro, e o cliente entenderá essa diferença de preço pois o seu produto ou serviço será uma exclusividade.

 

4- Público mais qualificado
O cliente que compra em um mercado mais nichado é aquele que sabe que você vai oferecer para ele o que o mercado em geral não é capaz de oferecer, portanto, é um público mais qualificado para a sua oferta.

 

Desvantagens

1- Necessita especialização
É diferente quando você atua em um mercado de segmento maior e quando você nicha o seu mercado, porque acaba tendo que se especializar em uma parte específica dentro desse segmento para oferecer produtos diferenciados.

 

2- Sensação de perda de cliente
Você pode ter a sensação que está perdendo cliente por ter investido em um mercado mais segmentado e com menor público e começar a pensar se realmente fez a escolha correta de mercado.

 

3- Concorrência
A concorrência pode ser um problema por dois motivos: 1- você pode ter dificuldades para encontrar referências por falta de outras empresas no mesmo nicho, 2- a concorrência pode se tornar muito mais acirrada dependendo do nicho de mercado que você escolher.

 

 

Vale mesmo a pena?

Responder essa pergunta é esbarrar em um grande talvez, porque tudo depende da forma como você vai definir o seu nicho de mercado.
Atuar em um nicho de mercado que está “bombando” é supernatural, mas é obvio que a concorrência será muito mais agressiva e, nesse sentido, pode ser que você encontre dificuldades no momento de formar um preço diferencial para o seu produto. Por outro lado, quanto menos saturado estiver o mercado de nicho que você escolher, maiores as chances de conseguir se tornar relevante e agregar valor para os negócios, por isso, é extremamente importante estudar e pensar muito bem no momento de definir qual a especificidade do seu nicho.
Ah, mas como eu posso definir de maneira assertiva o meu nicho de mercado?

 

Confira a seguir!

 

Passos para definir melhor seu nicho

 

1- Identifique seu interesse ou paixão
Pegue um papel e uma caneta, vamos literalmente fazer uma lista. Coloque nessa lista absolutamente tudo que tem interesse ou paixão, mas pense em tudo mesmo, use todo o espaço do papel.

 

2- Entenda quais as necessidades não estão sendo supridas no mercado
Pesquise, pesquise muito! Com base na sua lista procure descobrir quais as necessidades de um grupo não estão sendo supridas pelo mercado, ou seja, qual o grupo pouco explorado que está sendo afetado pela falta de determinado produto ou serviço.

 

3- Entenda o tamanho e a demanda dessas necessidades
As redes sociais serão grandes aliadas nesse sentido. Você poderá descobrir onde está a maior demanda por essas necessidades fazendo uma busca rápida pelos grupos de marketplaces ou observando o que as pessoas pesquisam ou comentam na internet.

 

4- Identifique quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço especifico
Depois que você entendeu a demanda do seu negócio fica mais fácil identificar o quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço e a partir daí faça uma pesquisa para extrair essa informação, pois ela será crucial no momento de formar seu preço e contatar os fornecedores.

 

5- Analise sua possível concorrência
Você não vai conseguir se destacar nesse mercado se escolher um nicho no qual a concorrência já está bem apertada, por isso, o ideal é que não haja concorrência ou se houver, que seja mínima. Nesse sentido, análise bem o cenário para identificar seu possível concorrente.

 

6- Avalie seus conhecimentos sobre esse nicho
O mercado de nicho consiste em identificar alguma necessidade de um grupo pouco explorado e propor uma solução para ele, por isso, se você não tem propriedades para propor essa solução será preciso rever o nicho escolhido.

 

Nichos mais explorados no mercado

Se com base em todas as informações acima você ainda não conseguiu definir seu nicho, então dá uma olhada na lista que preparamos com os nichos de mercado mais lucrativos.

 

Com muita concorrência:                  Com pouca concorrência:

1- Saúde                                            1- Alimentação orgânica
2- Alimentação                                    2- Moda Fitness
3- Pets                                               3- Moda Plus size
4- Cosméticos                                     4- Casamento
5- Marketing Digital                             5- Educação – treinamentos
6- Moda                                              6- Fotografia
7- Livros                                             7- Gestante

 

 

Esses são alguns nichos que valem a pena destacar para começar um investimento. Uma dica importante é: tente nichar ainda mais o seu nicho. Explico! Vamos supor que você se interesse por livros, mas a concorrência é altíssima nesse segmento, certo? Se você nichar para livros infantis a concorrência já diminui, mas se você continuar nichando para livros infantis para até 3 anos a concorrência é quase nula.
Um exemplo disso é uma livraria online que, ao perceber o mar de concorrentes nichou seu negócio para livros jurídicos se tornando uma das maiores editoras jurídicas do país.
Outro grande exemplo é uma empresa que se especializou em produtos para medicina estética e fisioterapia. Ela se interessou por um mercado muito explorado, mas conseguiu diferencial competitivo nichando ainda mais o segmento de atuação.
Para finalizar (porque acredite em mim, eu poderia dar mil exemplos de empresas que nicharam ainda mais seu segmento e se deram bem) temos uma empresa que escolheu o nicho de alimentação, que é um dos mais concorridos e conseguiu se destacar vendendo produtos glúten free, ou seja, alimentos livres de glúten.
Nesse sentido, mesmo que em um primeiro momento você escolha um nicho já bastante explorado, tente nichar ainda mais para avaliar se faz sentido e se existe público-alvo para tal necessidade.

 

Conclusão

O mercado de nicho tem excelentes oportunidades para quem deseja empreender e não quer lidar com a grande concorrência, mas é importante deixar claro que, tudo vai depender da forma como você olha para esse mercado e também de como você decide entrar nele.
Espero que as dicas desse artigo tenham sido úteis e que te ajude a definir um nicho mais assertivo para o seu negócio.

 

Gostou de saber mais sobre o mercado de nicho? Então, compartilha com seus amigos, pois o artigo pode ser útil para mais alguém! Obrigada por ler até o final e até o próximo post ;)

*Esse artigo foi baseado em dados do guia de estudos mercadológicos desenvolvido pelo Sebrae.*

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