fbpx

Você já ouviu falar em Same Day Delivery?

Você já ouviu falar em Same Day Delivery?

Conheça os ganhos que uma empresa pode ter com esse modelo de negócio

Same day delivery
Same day delivery

O Same Day Delivery é uma estratégia de entrega de encomendas bastante usada principalmente por farmácias, supermercados e lojas de conveniência já que trabalham com mercadorias que exigem um time diferenciado.

Nesse sentido, buscando sempre surpreender o cliente (principalmente os mais imediatistas) o varejo online começou a apostar nessa modalidade de entrega e quem debutou primeiramente nessa tendência foi a Amazon, a empresa já é bem conhecida por sempre buscar diferenciais competitivos e oferecer aos clientes comodidade e conveniência.

Quer saber como sua empresa pode tirar proveito do Same day delivery? Então, continue sua leitura! ;)

 

O que é Same day delivery?

Same day delivery ou entrega no mesmo dia é uma modalidade de entrega que, obrigatoriamente, precisa respeitar o prazo de entrega no mesmo dia do pedido e, por isso, tem como característica principal a agilidade. Esse modelo já é bastante conhecido aqui no Brasil, ok… talvez não por esse nome, mas sabe quando você pede aquela comida maravilhosa pelo Fast Food e te entregam em 40 min? Pois é, você está usando o serviço de same day delivery! 

Usamos o exemplo do Fast Food porque foi assim que surgiu esse modelo de entrega, mas ele virou febre mesmo quando lojas como: Amazon, e-Bay e Macys grandes conhecidas no segmento de e-commerce passaram a utilizar o serviço.

Aqui no Brasil essa modalidade para o segmento de e-commerce ainda soa como uma forte tendência porque exige algumas adaptações que muitas lojas não estão preparadas para fazer.

Para que a estratégia de same day funcione corretamente a empresa precisa ter um planejamento de gestão eficiente, ou seja, ter controle do estoque, lidar com os múltiplos canais de negócios de forma integrada e, se organizar para que todos os CDs estejam estrategicamente localizados próximo aos fornecedores e também aonde está a maior demanda por pedido, para que as transportadoras consigam retirar o produto e levá-lo a tempo de entregar no mesmo dia.

 

Benefícios

 

  • Diferencial competitivo

O same day delivery é sem dúvida alguma um importante diferencial competitivo, principalmente quando falamos na questão de agilidade, pois muitas vezes o consumidor se interessa por determinado produto e precisa dele o mais breve possível, nesse caso ele deixa de comprar no e-commerce para comprar no varejo físico, mas com a entrega no mesmo dia o empresário garante vantagem sobre a concorrência, oferecendo para o cliente a rapidez do varejo tradicional com as facilidades de pagamento do e-commerce.

 

  • Aumenta a fidelidade do cliente

O cliente é muito imediatista e quando ele encontra um serviço que funciona, atende sua necessidade e é rápido, as chances de ele comprar sempre na mesma loja é bastante grande, especialmente nas datas comemorativas, como: aniversários, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, etc.

 

  • Os correios não é a única opção

Quem depende dos Correios, seja lojista ou cliente passa por vários problemas com logística, prazo de entrega, extravio de mercadoria, entre outros. O same day delivery facilita muito, pois trabalha com transportadoras de empresas privadas, que podem cruzar as informações para que o consumidor tenha acesso a localização do seu pedido em tempo real.

 

  • Feedbacks mais positivos

O retorno do cliente é mais positivo, pois a empresa consegue oferecer conveniência, comodidade e agilidade, além de transformar positivamente a experiência do mesmo de forma relevante.  

 

  • Multicanal

O processo de same day delivery é relevante principalmente para o e-commerce, mas também pode ser usado nas estratégias logísticas do varejo físico, através de integrações entre o ambiente online e físico, proporcionando a possibilidade de o cliente receber no mesmo dia seus produtos, que na logística tradicional demoraria no mínimo uma semana.

 

O que é preciso para fazer same day delivery?

Para implementar a entrega no mesmo dia dentro dos processos logísticos, o empreendedor precisa avaliar algumas situações. Abaixo reunimos algumas orientações do que é preciso considerar antes de implementar o same day delivery, confira:

 

  • Ter mercadorias estrategicamente armazenadas nos pontos que demandam mais pedidos, a fim de minimizar custos com transporte e centralizar o maior número de entregas possíveis.

 

  • Analisar bem os fornecedores e firmar parcerias com empresas sérias e comprometidas, a fim de evitar atrasos ou problemas provenientes de pouca mão de obra.

 

  • Investir em um sistema de gestão preparado para os processos de multicanalidade que possa integrar facilmente com os sistemas das transportadoras para oferecer ao cliente controle da localização do pedido em tempo real.

 

  • Alinhar todas as informações junto as transportadoras para que tenham controle de quando finalizar as encomendas para que todos os pedidos possam ser entregues no mesmo dia.

 

Não é um trabalho fácil adequar os processos logísticos tradicionais ao modelo de same day delivery, mas é indiscutível o diferencial competitivo que esse modelo garante para a empresa.

 

Conclusão

Fazer same day delivery exige da empresa total preparação da cadeia logística, além do investimento financeiro, mas o retorno é expressivo no sentido de ser um serviço de qualidade superior e, por isso, aceita-se pagar mais por ele.

Podemos citar como exemplo a Rappi que vem crescendo bastante quando falamos em entrega no mesmo dia, e apesar do preço não ser baixo as pessoas contratam pela total comodidade de ter seu item em menos de 1 hora.

Como toda adaptação é necessário um estudo dos processos logísticos da empresa para validar as reais necessidades do negócio.

Se você tem interesse em implementar o same day delivery na sua empresa, comece se perguntando se as orientações desse artigo são acessíveis para a realidade da sua operação. É uma boa reflexão para entender por onde começar.

 

 E aí, já conhecia os benefícios do same day delivery? Conta pra gente se sua empresa já faz esse tipo de serviço, vamos adorar saber ;)

 

Autor: Joyce Alcântara.

 

e-Book: OS BENEFÍCIOS DO WMS PARA OBTER VANTAGENS COMPETITIVAS

Os processos logísticos e de suprimentos estão cada vez mais complexos devido ao grande volume de operações.
Este e-book tem o propósito de apresentar alguns dos possíveis benefícios do WMS – Warehouse Management System – e assim colaborar para que as organizações possam criar soluções aos desafios de armazenagem, localização e expedição de mercadorias, gerando com isso vantagens competitivas em seu mercado, agilizando a tomada de decisões e melhorando o nível de serviço prestado ao cliente.

Baixar agora!