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Dicionário da Expedição: tudo que você precisa saber para Black Friday

Escrito por Linx E-millennium em
Tempo de leitura: 8 minutos

Você já pensou na importância de bons processos de expedição durante a Black Friday? Essa data é um evento que teve sua origem nos Estados Unidos, onde os varejistas costumam oferecer grandes descontos após o feriado do Dia de Ação de Graças. No entanto, ao ser introduzido no Brasil, devido à ausência desse feriado em nosso calendário, a iniciativa foi trazida por Pedro Eugênio, um publicitário do site Busca Descontos. Foi em 2010 que ele lançou uma ideia de oferta de descontos “como nunca antes visto”, reunindo diversas lojas em sua plataforma. 

Desde então, esses dados têm crescido exponencialmente no Brasil, e as empresas têm adotado diversas estratégias para alavancar seus negócios. No setor de e-commerce, o impacto tem sido notável, com destaque para o ano de 2022, quando o mercado brasileiro registrou um aumento impressionante de quase 76% nas vendas durante a Black Friday, gerando um faturamento de 3,1 bilhões de reais em apenas um dia. 

Este ano, estamos ansiosos para mais uma edição da Black Friday, e, por isso, nossa equipe do e-Millennium, em parceria com o Plugg.to, preparou um incrível glossário da expedição no varejo digital. Com ele, você ficará totalmente atualizado e informado sobre todas as palavras chaves dessa época. 

Você encontrará logo abaixo uma lista dos principais termos, nomenclaturas e práticas que abrangem o universo da expedição no e-commerce, seguido de seus respectivos significados. 

Porém, antes de conhecer o conteúdo ideal de preparação para a Black Friday, resolvemos explicar melhor porque o processo de expedição merece sua atenção, confira: 

A Importância de ter um processo de expedição bem desenvolvido no e-commerce 

De acordo com uma pesquisa realizada em parceria entre a Intelipost e E-Commerce Brasil, para 54% dos entrevistados, a atualização em tempo real sobre o status do pedido é considerada essencial durante o processo de compra. Enquanto isso, para 39%, a segurança de que os prazos de entrega serão cumpridos é crucial. 

Ou seja, com base nesse levantamento, podemos concluir que o cliente deseja uma experiência de compra tranquila, precisa e, acima de tudo, transparente. Logo, você como vendedor deve se atentar ao máximo no processo de expedição do produto. 

Essa é uma etapa crucial na cadeia de suprimentos e logística, que envolve o preparo e envio físico de mercadoria para seus destinos finais, sejam eles clientes, varejistas ou centros de distribuição. Esse processo é fundamental para garantir que os produtos cheguem aos seus destinos de forma eficiente, segura e dentro do prazo previamente acordado. 

Glossário da expedição no E-commerce

Crossdocking

Crossdocking é uma técnica de logística utilizada para otimizar a entrega e distribuição de mercadorias em um centro de distribuição, minimizando a necessidade de armazenamento de longo prazo. Nesse processo, os produtos recebidos são rapidamente encaminhados de coleta para a expedição, com o mínimo de estocagem no meio do caminho. Essa técnica envolve um planejamento logístico cuidadoso e eficiente entre fornecedores, centro de distribuição e transportadoras para garantir que os produtos certos cheguem ao destino correto no menor tempo possível. 

Danfe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) 

O Danfe, Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, é um documento que acompanha o transporte de mercadorias em uma operação comercial. O principal propósito do documento é disponibilizar informações sobre a nota fiscal eletrônica (NF-e) para o transporte das mercadorias. Logo, é sempre importante relembrar que ele não substitui a NF-e, mas é uma representação gráfica simplificada das informações contidas na nota fiscal eletrônica. 

O Danfe contém informações essenciais, como: 

  • Dados do remetente (empresa vendedora); 
  • Dados do destinatário (cliente); 
  • Descrição dos produtos ou mercadorias; 
  • Valores totais da operação, incluindo impostos; 
  • Chave de acesso da NF-e, que é um código único que permite a consulta e validação da nota fiscal eletrônica junto à Receita Federal. 

No processo logístico, o Danfe desempenha um papel fundamental, pois facilita a identificação das mercadorias, ajuda a evitar erros no transporte, garante a conformidade fiscal e permite a rastreabilidade da carga. Também é importante para o destinatário, que pode conferir se os produtos entregues correspondem aos descritos na nota fiscal. 

FullFilment 


O termo “Fulfillment” (ou “cumprimento” em português) refere-se a todo o processo de atender, preparar e entregar pedidos de clientes em uma operação de comércio eletrônico ou varejo. O Fulfillment abrange uma série de atividades essenciais para garantir que os produtos sejam entregues aos clientes de forma precisa e eficiente.  Confira todo os componentes que envolve o Fulfillment 

  • Recebimento de Pedidos; 
  • Picking; 
  • Packing; 
  • Etiquetagem e Documentação; 
  • Preparação para o Transporte; 
  • Transporte; 
  • Entrega; 
  • Rastreamento e Atendimento ao Cliente. 

Muitas empresas utilizam sistemas de gerenciamento de pedidos e automação de armazéns para melhorar a eficiência do fulfillment. Essas tecnologias ajudam na otimização do processo de expedição e na diminuição de erros humanos. Hoje em dia, uma série de marketplaces como por exemplo Mercado Livre, Amazon e Magalu fornecem um serviço Fulfillment para seus vendedores parceiros, ou seja, ficam responsáveis por todas essas ações em troca de um valor extra cobrado na comissão da venda. De modo geral, podemos definir o Fulfillment como o conjunto de processos que garantem que os pedidos dos clientes sejam tratados de forma eficiente, desde o momento em que são feitos até a entrega final dos produtos.   

Packing (Embalagem) 

O packing é uma parte crítica da cadeia de suprimentos, pois envolve a proteção dos produtos, garantindo que eles cheguem ao destino final em perfeitas condições. Trata-se do estágio em que os produtos coletados durante o processo de picking são devidamente embalados e preparados para o envio aos clientes. Este processo inclui várias etapas importantes: 

  • Seleção de embalagens;
  • Organização dos Itens;
  • Etiquetagem;
  • Inclusão de documentação;
  • Pesagem e medição;
  • Fechamento seguro;
  • Papelada de envio;
  • Encaminhamento para envio.

Uma embalagem bem-feita no processo de packing desempenha um papel fundamental na satisfação do cliente, pois protege os produtos contra danos durante o transporte e também fornece uma experiência de desembalagem agradável para o cliente. 

Picking 

O Picking é uma etapa fundamental no processo de separação de produtos para atender a pedidos de clientes. O Picking é o processo de localizar, coletar e separar os itens ou produtos específicos de um pedido dentro de um armazém ou centro de distribuição. Essa atividade ocorre após a realização de pedidos por clientes e é uma das etapas mais críticas na cadeia de suprimentos, pois envolve a preparação dos produtos para envio. 

SAC (Logística Reversa) 

Logística reversa é um dos processos mais importantes quando se refere a Black Friday, ela se refere a um processo de coleta e gestão de devolução de produtos pelos clientes, desta forma permite que os clientes devolvam itens indesejados ou com defeitos, que são reintegrados ao estoque, reparados ou reciclados, ajudando a reduzir custos e melhorando a experiência do cliente, além de promover sustentabilidade.  

 Lembrando que a logística reversa está intrinsecamente ligada a lei de SAC (Serviço de atendimento ao Consumidor), pois a mesma resguarda os direitos dos vendedores bem como os direitos dos consumidores, estabelecendo regras de informações claras sobre os produtos e serviços ofertados, além de atendimento rápido. 

SLA (Service Level Agreement) 

SLA, ou Acordo de Nível de Serviço, é um contrato formal previsto entre um prestador de serviços e um cliente. Ele define os padrões e níveis de qualidade esperados para os serviços prestados, incluindo metas de desempenho, prazos de entrega, responsabilidades e outros critérios. A finalidade do SLA é garantir a satisfação do cliente e a qualidade dos serviços prestados. Ele é comumente aplicado em áreas como atendimento ao cliente, logística e serviços de terceirização para garantir a transparência e o cumprimento dos compromissos entre as partes envolvidas, resultando em um tempo de resposta eficiente para o cliente. 

Conheça as ferramentas que vão otimizar o seu processo de expedição 

Não se esqueça que, através do hub de integração Plugg.To, você tem acesso a uma aba que pode te ajudar nesse processo tão relevante para o bem-estar da sua operação. Na Tela de Expedição é possível verificar em qual etapa do processo o pedido está, do picking ao packing, que é a parte de acomodação, empacotamento e embalagem da mercadoria para seu envio. 

 Além disso, com o e-Millennium é possível fazer todo o controle prévio de estoque para evitar excessos ou faltas, emissão de DANFE direto na etiqueta, e possibilita todo um controle dentro de um Worflow, fazendo um mapeamento de processos.

Se você quer conhecer o hub da Plugg.to e o melhor backoffice de e-commerce, entre em contato com o nosso time de especialistas.

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