Algumas datas comemorativas ao longo do ano são momentos especiais para presentear pessoas que amamos. Um exemplo disso é ver como as vendas no Dia dos Pais costumam ser expressivas.
O segundo domingo do mês de agosto costuma movimentar o comércio, aliás, esse processo já começa alguns dias antes. O apelo social, familiar e afetivo relacionado aos pais é a grande motivação que influencia a compra de presentes — assim como acontece com o Dia das Mães.
Mesmo que haja uma expectativa positiva nessa época, todo ano existe o desafio de impulsionar as vendas. Você sabe como fazer isso? Acompanhe as dicas que listamos neste post!
A importância do Dia dos Pais para o mercado
O mercado varejista já espera alguns picos de vendas, como acontece no Dia dos Pais, no Natal e na Black Friday, que já está famosa no Brasil. A questão é que muitos fatores influenciam o comportamento de consumo a cada ano, como a inflação, a taxa de emprego da população, entre outros.
Por exemplo, a pandemia e suas medidas de isolamento social aumentaram significativamente o percentual de vendas online. Segundo relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro teve um aumento de 75% em 2020 se comparado ao ano anterior.
Logo, não há dúvidas de que o interesse das pessoas por fazer compras para os pais é um fato, mas analisar todas as variáveis para definir boas estratégias faz toda a diferença para ter sucesso nas vendas. A seguir, você vai conhecer ideias de como deixar essa data ainda mais lucrativa.
Dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais
Apesar da procura natural das pessoas por presentes para os pais, o papel dos vendedores é estimular as compras, não é verdade? Aliás, a concorrência nesse momento é um ponto que não pode ser desconsiderado, sendo importante ter um plano de ação para se destacar e atrair os clientes. Veja que dicas podem ajudar nessa missão!
Planeje promoções
Não dá para negar que preço é um dos aspectos avaliados pelos consumidores na hora de tomar uma decisão de compra — pelo menos por boa parte da população.
Por mais que a pessoa esteja disposta a gastar um valor considerável no presente para o pai, promoções sempre são bem-vindas. Oferecer um benefício para o cliente é como jogar uma isca para tentar fisgar o peixe. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, como:
- dar uma porcentagem de desconto no preço do produto;
- incentivar a compra de mais itens para conceder o desconto (como kits promocionais);
- disponibilizar brindes;
- facilitar as condições e os meios de pagamento;
- oferecer frete grátis no e-commerce;
- garantir cashback para compras futuras.
Independentemente das estratégias escolhidas, o que importa é ter um planejamento para essa ocasião e não deixar tudo para a última hora. Como é uma data fixa no calendário comercial, aproveite para se organizar e começar a atração com antecedência.
Invista em marketing digital
Pouco adianta se preparar para as vendas no Dia dos Pais, garantir estoque de produtos e fazer promoções se o seu público-alvo não estiver informado sobre a oportunidade. Ou seja, investir em comunicação é fundamental, especialmente em situações especiais.
O marketing, sobretudo o digital, é um poderoso aliado para quem quer ganhar destaque e vender bastante. Nesse sentido, criar campanhas específicas para a data é uma tarefa que não pode ficar de fora dos seus planos.
Pesquise os nichos que pretende atingir e direcione toda a comunicação para eles, tentando criar uma verdadeira conexão com os possíveis clientes. O que facilita muito esse trabalho é ter a “persona” em mente, que é um representante fictício do seu consumidor ideal.
Então, aproveite para explorar todas as possibilidades para interagir, informar e atrair as pessoas. Fale sobre as promoções, demonstre seus produtos, ressalte os benefícios e vale também lembrar sobre a importância de presentear uma pessoa tão especial.
As redes sociais são um ótimo exemplo disso e estão entre as principais ferramentas de comunicação nos dias de hoje. A presença digital é muito importante para o sucesso de um negócio, mesmo que você tenha uma loja física e não um e-commerce, combinado?
Pense na experiência do consumidor
Já que o objetivo é se diferenciar e aumentar as vendas, detalhes não podem passar despercebidos em uma data tão concorrida. A realidade é que todo mundo está querendo vender muito no Dia dos Pais, mas nem todos estão atentos e empenhados para conquistar a clientela.
Pensar na experiência do consumidor é justamente cuidar de tudo para que a jornada de compra seja a melhor possível, desde o primeiro contato até o pós-venda — que, inclusive, pode render novas vendas depois do Dia dos Pais. A qualidade do atendimento em todas as etapas é crucial para impressionar positivamente.
Seja acessível
Já falamos da importância da comunicação, e isso não quer dizer se preocupar apenas com postagens, propagandas e promoções. A troca com o público deve ser parte disso, até porque cada pessoa passa por um processo de decisão de compra.
Ser acessível e disponível em um mercado tão acirrado pode fazer a diferença no resultado das vendas. Ou seja, não deixe ninguém com dúvidas e demonstre disponibilidade para ajudar.
Considere novas opções
Muitas vezes, inovar é necessário se você quer ter melhores resultados. Levando em conta todo o cenário do coronavírus, não podemos esquecer que é um momento desafiador para todo o comércio e a flexibilidade surge como uma urgência.
Por isso, vale pensar em alternativas que ainda não foram exploradas em seu negócio, como criar um vale-presente, começar a vender online, incluir o Pix como forma de pagamento, etc.
Investir em tecnologia é algo que muitas empresas não faziam e repensaram por causa da pandemia. É claro que as opções dependem muito do setor de cada um, mas lançar novidades nesse período é uma boa iniciativa para chamar atenção.
Enfim, aproveite essas dicas para alavancar suas vendas no Dia dos Pais e comece a colocar as ideias em prática! Você pode ainda usar as sugestões que citamos aqui para pensar nas próximas datas comemorativas.