OmniGuide

DICIONÁRIO DO VAREJO OMNICHANNEL

omniguide

 

O varejo está mudando muito rapidamente e todos os dias nascem novos termos, novos conceitos e buzzwords que rapidamente se tornam parte das conversas dos especialistas de mercado.

Criamos o OmniGuide para ser o principal dicionário do varejo Omnichannel, contendo palavras, conceitos e jargões com atualizações dinâmicas e constantes para ajudar os lojistas com o que há de mais novo no nosso mercado. Ah, não deixamos de lado os termos clássicos do varejo não, afinal de contas essa é uma ferramenta que ajudará, também, aos novos varejistas que não dominam os conceitos e termos tradicionais.

 

OmniGuide

All | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
There are 21 names in this directory beginning with the letter M.
M

Mailing
Banco de dados composto de informações de consumidores como: nome, endereço, telefone, e-mail, etc. O mailing é geralmente utilizado para fazer marketing direto, por exemplo: mala direta, telemarketing, e-mail marketing e outros.

Make-to-Order
Trata do processo de produção (manufatura) que usa como base as quantidades de produtos de pedidos de venda.

Make-to-Stock
Trata do processo de produção (manufatura) que usa como base as quantidades de produtos que a empresa quer ter em estoque.

Margem de contribuição
Também chamada de contribuição marginal, trata-se da diferença entre a receita total da empresa e seus custos e despesas variáveis. Podemos entender, ainda, que a margem de contribuição é a parcela da receita total que ultrapassa os custos e despesas variáveis e que contribuirá para cobrir as despesas fixas e, ainda, formar o lucro.

Market share
O termo em inglês tem como tradução “participação no mercado” e representa o percentual que determinada empresa possui em relação ao mesmo.

Marketing de relacionamento
Marketing de relacionamento é o conjunto de estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. O objetivo do marketing de relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca/empresa.

Marketplace
Marketplace é uma modalidade de comércio eletrônico onde um único site permite que várias empresas vendam seus produtos, por isso é conhecido como Shopping virtual.

Markup
Markup ou Mark Up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda.

MEI
Microempreendedor Individual.

Mercado alvo
Segmento de consumidores que se quer atingir. Grupo homogêneo detentor de um conjunto de necessidades. A ideia é tentar compreender suas necessidades, desejos e demandas de cada mercado-alvo.

MES
Manufacturing Execution Systems. MES é o termo utilizado para designar os sistemas focados no gerenciamento das atividades de produção e que estabelecem uma ligação direta entre o planejamento e o chão-de-fábrica.

Midias sociais
São canais em que os usuários conversam e trocam sugestões. Geralmente os membros, a qualquer momento, podem contribuir com publicações, sejam elas positivas ou negativas.

Milestones
Técnica de gerência de projetos para designação de um ponto de controle em um cronograma, através da definição de pontos de checagem (marcos) que permitam a validação de determinados pontos ao longo do projeto.

MIT
Massachusetts Institute of Technology. Instituto de Tecnologia de Massachusetts é uma universidade privada de pesquisa localizada em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos.

Mobile commerce ou m-commerce
O mobile commerce ou m-commerce é toda a transação comercial de bens e serviços feita através de dispositivos móveis. Para realizar a compra, o consumidor utiliza aparelhos como smartphones e tablets, e suas funcionalidades, como aplicativos e acesso às lojas virtuais.

Moderninha
Pinpad móvel fornecido pela Uol – PagSeguro – utilizada para a realização de transações financeiras.

mPos
É a sigla para Mobile Point of Sale. Geralmente são maquininhas de cartão de crédito/débito que se integram via bluetooth com smartphones e tablets para concluir o pagamento de uma venda que foi registrada em um sistema de loja.

MRP
Material Requirement Planning. É o sistema que trata do planejamento de necessidades de materiais. Ele converte a previsão de demanda em programação da necessidade do componentes necessários para a manufatura.

MRPII
Manufacturing Resource Planning. Sistema que calcula e planeja os recursos a serem utilizados na manufatura, como a capacidade de produção, a capacidade de máquina, os recursos humanos necessários e os recursos financeiros.

Multicanalidade
Multicanalidade é a capacidade de atender a um consumidor de forma eficiente, correta e eficaz através de qualquer ponto de contato que o cliente tem com a empresa, tanto no mundo online como no offline.